Poh Tan na Unisinos

Pesquisadora está compartilhando suas experiências com a comunidade acadêmica durante sua presença na Universidade

Crédito: Dani Villar

No mês de agosto, a Unisinos abre as portas para recepcionar uma das grandes referências do ensino da educação na atualidade. PhD em Medicina e doutoranda em Educação pela Simon Fraser University (SFU), a pesquisadora canadense, Poh Tan, está na Universidade para compartilhar suas experiências com a comunidade acadêmica.

“Desde que cheguei na Unisinos, já me encontrei com muitos professores e alunos. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à professora Maria Eduarda, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, por tornar possível essa colaboração de pesquisa. Estarei no Brasil por três semanas para construir as etapas iniciais de um projeto com a Unisinos. Até agora, minha experiência aqui tem sido maravilhosa. Todos que eu conheci, especialmente os professores e as equipes de pesquisa, foram calorosos e acolhedores. E o mais importante, eles são tão apaixonados pelo aprendizado de seus alunos quanto eu”, afirmou Poh Tan.

A pesquisadora ministrará a oficina “Educação Científica para Crianças: incorporando a ciência por meio dos sentidos”, que acontece nos dias 10, 15 e 17 de agosto no campus São Leopoldo. Durante os três encontros, serão abordadas diferentes visões sobre letramento científico, práticas de atividades de ensino que são consideradas “não-tradicionais” e reflexões sobre uma prática pedagógica reflexiva para o ensino de ciências dentro da sala de aula.

Em Porto Alegre, Poh Tan vai participar de conversas sobre sua carreira de empreendedora com os alunos dos cursos de Relações Internacionais e Administração – Gestão para Inovação e Liderança. Seu conhecimento nessa área sucedeu-se no decorrer de sua carreira, desde suas pesquisas sobre células-tronco do sangue e as fundações de suas duas empresas: Innoguidance Consulting e Newton’s Geniuses Learning Center.

Além de ministrar a oficina e das participações em salas de aula, Poh Tan vai desenvolver parte do Projeto LER: literatura e ciência, uma parceria entre Unisinos, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e Grupo Editorial Sinos. O projeto visa a valorização da leitura como atividade fundamental para o desenvolvimento de crianças, além de introduzir a Ciência como uma perspectiva interdisciplinar de ensino.

Conheça a pesquisadora canadense

Poh Tan obteve PhD na faculdade de Medicina da University of British Columbia (UBC) com foco na Biologia das Células-tronco do Sangue. Seu sucesso no setor de Biotecnologia fez da pesquisadora uma referência do empreendedorismo e inovação. Atualmente, ela se interessa por Educação Científica, uma área de pesquisa dedicada ao estudo e compartilhamento de informação relacionada à Ciência com pessoas que não possuem conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, o intuito do campo é desenvolver a auto-organização, capacidade de questionamento e crítica das pessoas, e principalmente, de crianças que estão nas séries iniciais do ensino fundamental.