O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS, Daniel Lacerda, recebeu o Prêmio Mérito 2023. Trata-se de uma premiação com mais de 30 anos de existência e altamente disputada devido ao volume reduzido de prêmios na área. Outros grandes profissionais também competem, o que valoriza ainda mais esse reconhecimento.
Lacerda lembra que em 2023 completa 20 anos de graduado e, desde então, vem pesquisando e lecionando sobre gestão, gestão de operações e engenharia de produção. “Seguimos dedicando o melhor de nossos esforços todos os dias e é uma honra receber o reconhecimento do Conselho que representa os gestores e administradores do Rio Grande do Sul. Isso significa que o trabalho que estamos conduzindo têm impactado e é reconhecido pela sociedade”, afirma o coordenador.
Daniel comenta também que a premiação é um reconhecimento ao esforço de um conjunto de pessoas que compartilham as atividades acadêmicas e empresariais. “Significa gratidão à família e meus amigos pelo suporte que me dão em todos os sentidos e, em especial, nos momentos mais difíceis. Por fim, significa a valorização da ciência na gestão e sua importância para as organizações e para a sociedade. Assim, esse reconhecimento é recebido com muita gratidão ao CRA-RS e a própria Unisinos, que tem suportado todas as atividades que tenho desenvolvido”, completa.
Além das atividades do PPG, Lacerda também lidera o Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem – GMAP, que em 14 anos de existência, formou os principais executivos de grandes empresas no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. “Essa formação tem impacto direto na sociedade pela geração de emprego, renda e melhoria nas condições de trabalho. Esses são fatores cruciais para a redução das desigualdades e para a construção de uma sociedade melhor. Nesse contexto, temos desenvolvido pesquisas aplicadas com impactos decisivos nas maiores empresas do país”, explica.
Atualmente, o GMAP está desenvolvendo, em conjunto com a Taurus, uma série de pesquisa sobre o setor, além de possuir uma parceria de longa data com Bio-Manguinhos/Fiocruz, que tem gerado publicações em importantes periódicos, como a Vaccine, e livros que cristalizam o conhecimento em gestão em uma empresa da área da saúde. “Além disso, temos uma longa trajetória de projetos em parceria com o SEBRAE/RS que impactaram decisivamente a vida de milhares de micro e pequenos empreendedores direta ou indiretamente”, lembra o coordenador.
O decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, comenta que a Unisinos tem pautado suas ações na manutenção da excelência acadêmica e também na realização de ações e desenvolvimento de projetos que fomentem o impacto positivo na região, buscando ampliar seu relacionamento com o um conjunto de entidades relacionadas com suas áreas de conhecimento e seus cursos. “Neste contexto, a premiação recebida pelo professor Daniel Lacerda é uma excelente notícia, que destaca a sua competência e a sua brilhante atuação em prol da qualidade acadêmica e do relacionamento exitoso com instituições da nossa região”, finaliza Sandro.