Confraternização em agradecimento aos colaboradores da Unisinos pela solidariedade

Em ato simbólico, as mãos voluntárias foram registradas em um painel

Crédito: Arthur Woltmann

Nessa sexta-feira, 7 de junho, a Unisinos realizou um momento de confraternização entre seus colaboradores no Complexo de Esporte e Lazer, campus de São Leopoldo. No encontro, foi oferecido um almoço em agradecimento aos professores e funcionários pela atuação solidária com os abrigados na Universidade, além das inúmeras ações realizadas pela instituição para atender famílias afetadas pelas enchentes. Mais de 600 colaboradores estiveram presentes e participaram da celebração. Na oportunidade, em ato simbólico, eles deixaram as suas mãos registradas em um painel, para que as mãos solidárias não sejam esquecidas.

O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, agradeceu a todos os voluntários que contribuíram. “A experiência que vivemos no mês de maio nos coloca em solidariedade com o povo gaúcho. Solidariedade na dor e esperança. Naquele momento tudo o que somos ficou à serviço da comunidade aqui abrigada, emergencialmente. Agradeço a toda a comunidade universitária por tornar possível que a Unisinos fosse aos que aqui ficaram abrigados, por um tempo, a casa, para sempre uma referência afetiva. Sabemos que seremos sempre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos”, afirmou.

A analista da Gerência de Lato e Curta Duração, Sendi Medeiros, contou que trabalhar como voluntária foi, sem dúvida, uma jornada de autodescobertas e crescimento pessoal. “A sensação de fazer a diferença na vida das pessoas abrigadas e o aprendizado constante foram indescritíveis. No final das contas, descobri que, ao ajudar os outros, também estava ajudando a mim mesma, e recuperando a minha saúde mental em meio a tanta tristeza”.

Sendi afirmou que pretende seguir com o voluntariado aliado aos seus propósitos de vida. “Percebo este encontro para o almoço como um lindo momento para encontrarmos colegas e amigos que fizemos durante a jornada no abrigo e para seguirmos mantendo o espírito de solidariedade, união, empatia e o que é realmente ser humano com o próximo”, completou a analista.

Segundo Débora Quadrado, analista da Procuradoria, a experiência proporcionada pela catástrofe no Estado foi um aprendizado para todos. “Poderia ter sido a minha casa ou a da minha família. O trabalho voluntário mudou meu ânimo, pois estava impactada com tudo que assisti. Utilizar a preocupação e tristeza como energia para oferecer ajuda me revigorou. Aqui na Unisinos, fomos um lar no abrigo. Acolhemos, mas também fomos acolhidos. A convivência foi enriquecedora”, afirmou.

A auxiliar administrativa da Diretoria de Marketing, Jéssica Bittencourt, que atuou como voluntária no abrigo, define sua experiencia como desafiadora. “A cada dia no abrigo aprendia coisas novas, tanto com os abrigados quanto com os outros voluntários. Fico muito feliz em saber que a gente pode fazer a diferença na vida de cada pessoa que estava ali”, declarou. Sobre a confraternização, Jéssica destacou a importância da ação. “Achei muito legal a iniciativa da Unisinos de fazer esse almoço como um reconhecimento e agradecimento a cada pessoa que se voluntariou”, completou.

Para a assistente administrativa da Coordenação de Eventos, Ana Eduarda Scherer, ser voluntária no abrigo foi uma experiência única que mudou sua maneira de encarar a vida como um todo. “Estar junto do time e fazer a diferença, mesmo que seja com mudanças pequenas, causou um impacto gigantesco nas pessoas”. Ana também disse ter muito orgulho dos voluntários e da Unisinos. “A esperança de um futuro melhor nos uniu e nos fez mais fortes. Estou emocionada com a ação que ocorreu hoje, cheia de significado e importante para que possamos realizar um fechamento neste ciclo”, declarou.

Por cerca de um mês, a Unisinos abrigou mais de 1500 pessoas em seu campus de São Leopoldo, contando com a atuação de 600 voluntários.

Mesmo com a desativação do abrigo, a Unisinos segue apoiando na reconstrução do RS. Entre os serviços oferecidos, está o conserto de eletroeletrônicos danificados na enchente, a criação de ferramentas digitais que apoiam a população de diversas maneiras, recuperação de fotos e uma oficina de tingimento de roupas. Para saber outras ações da Universidade, clique aqui.