Ocorreu na última terça-feira (26/11), no Teatro Unisinos, no campus de Porto Alegre, o primeiro Conexão Mercado, evento que será anual para celebrar conquistas e resultados entre a Universidade e empresas parceiras. O encontro reuniu comunidade acadêmica, clientes, empresários, profissionais e interessados em se atualizar sobre temas emergentes e relevantes na atualidade, dispostos a construir relacionamentos duradouros e conexões fortes no mercado.
A abertura do Conexão Mercado foi realizada pela gerente de Produtos Lato Sensu e de Curta Duração, Josiane Brietzke Porto, que, na ocasião, estava representando a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. “Esse evento anual proporcionará conhecimentos e reflexões acerca da temática de liderança de equipes de alta performance”, disse a professora.
Porto enfatizou que o Conexão Mercado celebra a relação entre Unisinos e seus clientes. “O evento marca nosso reconhecimento pela confiança e pela escolha da Universidade como instituição de ensino parceira, no alcance de estratégias e de objetivos de negócio voltados ao desenvolvimento de pessoas”, sublinhou.
Interconexão entre pessoas
Na sequência, assumiu a palavra Juliana Rondon, diretora-geral da Planus, empresa com mais de 10 anos em operações de gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças e carreiras. Rondon é psicóloga certificada em terapias cognitivo-comportamentais, além de especialista em gestão estratégica de pessoas e terapia racional emotiva.
A convidada, que é mestranda em Gestão e Negócios pela Unisinos, ministrou a palestra “Liderando equipes de alta performance”. Rondon observou que pessoas que trabalham lado a lado não formam necessariamente uma equipe. “Precisamos constituir uma equipe que as pessoas entendam que precisam ir além da perspectiva individual. Precisamos da interconexão entre eles”, enfatizou.
A profissional citou a importância dos conflitos dentro de uma equipe. Segundo ela, é nesses momentos que se conhece o colega, que se cria intimidade. “O grande indicador de amadurecimento de um time é saber lidar de forma interessante com conflitos”, explicou.
Rondon falou muito sobre o papel de um líder e a importância da maturidade dele, principalmente na definição de pontos de conflito, seus motivos e consequências. “Um líder consegue ajudar de um jeito adulto a gerir um conflito quando ele colabora no pensamento sobre a natureza do problema, ajuda as pessoas a identificar a hora da raiva, da tristeza, a analisar o que aconteceu, e a organizar quem está de fato envolvido”, avaliou.
Troféu Cliente Destaque Unisinos 2024
Durante o evento, foi entregue o Troféu Cliente Destaque Unisinos 2024. De autoria do FabLab Unisinos, o prêmio consiste em um símbolo de que investimentos em conhecimento geram valor e impactos nos negócios e no mercado de maneira geral. A distinção é destinada às empresas mais incentivadoras e impulsionadoras no desenvolvimento de pessoas. A escolha dos premiados valorizou a trajetória de relacionamento em 2024 e confiança no trabalho da Unisinos. Os troféus foram entregues por André Marques, coordenador da graduação em Design de Produto; Cristina Reichert, da Diretoria de Marketing e Relacionamento; e Mariana Lourenço e Pablo Fernando dos Santos, da Gerência de Produtos Lato Sensu e de Curta Duração.
Foram premiadas a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), representada pelo diretor acadêmico do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, Dário Schneider; o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), representado pelo diretor-geral, José Máximo Daronco; a InBetta, representada pela gerente corporativa de Treinamento e Desenvolvimento, Rita Mariel Pietrovski; e a Taurus, representada pelo diretor industrial, Jaime Peixoto.
O gerente de Relacionamento com o Mercado, Douglas Rafael Vaz, fez uma analogia para explicar a relação da Unisinos com as empresas que receberam o prêmio. Para ele, os alunos seriam a “matéria-prima”, e o objetivo da Universidade é deixá-los qualificados para trabalhar nas empresas. “Precisamos formar bons profissionais, porque o mercado tem que consumir esses profissionais”, destacou o professor.
Vaz evidenciou também que a Unisinos precisa das empresas para dar experiência para os alunos, principalmente oferecendo estágios e oportunidades de primeiro emprego. Em troca, o professor pediu que as empresas usem a Universidade para desenvolver as competências para resolução de problemas. “O troféu é simbólico. O verdadeiro prêmio é desenvolver o colaborador, que é o maior ativo da empresa”, enfatizou.
O Conexão Mercado está disponível no YouTube da Unisinos. Para assisti-lo, clique aqui.