Comung participa de reunião de trabalho na Assembleia Legislativa

Encontro debateu projetos e demais temas com a participação das Universidades

Crédito: Tatiane Luci Rodrigues

Na sexta-feira, 21/2, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) participou de uma série de agendas, entre elas, reunião de trabalho do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional 2025 (FDDR). O evento, que contou com a presença dos reitores das Instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas, aconteceu em Porto Alegre.

O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional foi criado em 1999 com o intuito de promover debates sobre temáticas pertinentes à população gaúcha, e funciona por meio de um Colégio Deliberativo, com representantes de cinco áreas de atuação onde cada uma elege os temas prioritários que serão pauta das reuniões, gerenciadas pelo Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates, que irão identificar a partir de levantamentos, quais as necessidades locais dentro da temática escolhida.

Na oportunidade, foi apresentada uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para promover o desenvolvimento sustentável no estado. O objetivo é construir um futuro mais próspero e sustentável, enfrentando os desafios da crise climática e promovendo a transição ecológica. Ainda na ocasião, os reitores das Universidades Comunitárias gaúchas apresentaram ao presidente do Legislativo as ações das Universidades Comunitárias no âmbito estadual e federal.

“A proposta que nos foi apresentada pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, por meio do presidente da Assembleia Legislativa, o senhor deputado Pepe Vargas, diz respeito ao Crescimento Sustentável do RS. Há um roteiro de debates em que as Universidades Comunitárias gaúchas terão a oportunidade de contribuir tanto no compartilhamento de informações e dados de pesquisas como na articulação com a sociedade. Expressamos o nosso apoio à proposta pois todos queremos um reposicionamento forte e virtuoso para o nosso Rio Grande”, pontuou o reitor da Unisinos e secretário do Comung, Pe. Sérgio Mariucci.

Estiveram presentes pela Diretoria do Comung o presidente, reitor Rafael Frederico Henn (Unisc); a 1ª vice-presidente, reitora Bernadete Maria Dalmolin (UPF); o 2º vice-presidente, reitor Gelson Leonardo Rech (UCS); e o tesoureiro, reitor Dieter Rugard Siedenberg (Unijuí). Também os reitores Irmão Manuir Mentges (PUCRS), José Paulo Rosa (Feevale) e Guilherme Bragança (Urcamp), além do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Luís Fernando Saraiva Macedo Marques Timmers e dos chefes de Gabinete Renaldo Souza (Unilasalle) e Tiago Lopes (Unisinos).

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar