Comung participa de reunião com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal

Crédito: Divulgação

Na sexta-feira, 21/6, no Teatro Moacyr Scliar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, participou de um encontro com a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e com o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, Celso Pansera, sobre o lançamento do edital para seleção pública de propostas para apoio financeiro à recuperação emergencial de equipamentos e ambientes de pesquisa no Rio Grande do Sul.

Entre os objetivos do edital estão: restaurar e atualizar equipamentos de pesquisa, em laboratórios de pesquisa de ICTs em todo o país, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade internacionalmente reconhecida; aumentar a competitividade brasileira em diversas áreas de conhecimento, por intermédio da realização de pesquisas e incentivar a prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica, estimulando assim o processo de inovação.

Para o representante do Comung no evento e reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, “a presença da Ministra da Ciência e Tecnologia aqui no Rio Grande do Sul, em evento com universidades gaúchas, posiciona a ciência como área estratégica para a reconstrução do Estado. Representei, no evento, as universidades comunitárias e ressaltei a nossa contribuição durante o período mais emergencial e agora na etapa de assessoria técnico científica”, pontua.

A divulgação do resultado da avaliação de mérito das propostas submetidas, conforme edital do FINEP, será a partir do dia 23 de setembro de 2024.