Comung apresenta Programa Recupera RS ao parlamento gaúcho

Crédito: Tatiane Luci Rodrigues - Assessora de Imprensa do Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung apresentou na última terça-feira (25), durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Programa de Bolsas Recupera RS, proposta elaborada em conjunto com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC e com a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas – ABIEE.

Sob a condução da presidente do Conselho, deputada Sofia Cavedon e com representação dos 14 reitores das ICES gaúchas, do representante da UEE/RS, Rodrigo Duarte, da representante do DCE da Unisinos, Rosana Carpena e do presidente do DCE da UCS, Wallace Castro Tropaga, a proposta foi apresentada e diversas manifestações sobre o cenário da educação superior foram elencadas pelos presentes.

O Programa Recupera RS tem caráter temporário e tem como objetivo estabelecer uma barreira ao aumento da evasão no ensino superior gaúcho em face da projetada redução da atividade econômica, e estabelecer uma estratégia para garantir a retomada do crescimento do Estado, através de bolsas para estudantes atingidos pelas enchentes.

Para o presidente do Comung e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rafael Frederico Henn, as universidades comunitárias estão diretamente inseridas nas comunidades e conhecem as realidades das regiões. Portanto, o objetivo do Recupera RS, mesmo com seu caráter temporário, “buscará conter o aumento da evasão de estudantes e, também, atuar como estratégia para garantir a retomada do crescimento do RS”.

Conforme o Pe. Sérgio Mariucci, reitor da Unisinos, as Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos atendem cerca de 140 mil estudantes, em 896 cursos de graduação e 693 em pós-graduação. Nelas existem mais de 3,8 mil projetos de pesquisa, quase o mesmo número de laboratórios, 13 incubadoras tecnológicas, 610 empresas incubadas, 11 centros de inovação e oito parques tecnológicos. Ele destacou que 22.634 alunos foram afetados pela tragédia climática.

Por sua vez, o vice-reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus, explicou que o Programa de Bolsas quer atingir 30 mil estudantes, com tempo de concessão da bolsa planejado para três semestres (2024/2 até 2025/2). Ele explicou que os beneficiados, caso o programa seja adotado, receberão  1,5 mil mensais, com um auxílio permanência de mais 800 reais para alunos cujas as casas foram diretamente afetadas pelas enchentes (até 10 mil alunos). Jacobus orçou em mais de 600 milhões de reais o subsídio governamental para implantação do Programa. O vice-reitor também apresentou os requisitos necessários para recebimento da bolsa e a contrapartida das instituições de Ensino Superior, como o comprometimento em priorizar as atividades de pesquisa e extensão em temas de preservação e mitigação de catástrofes climáticas.

A deputada Sofia Cavedon, em sua fala, lembrou que o governo do Estado vem contratando instituições de fora do RS para consultoria, monitorização e fiscalização na área educacional, abandonando a inteligência e expertise existentes nas Comunitárias. Ela afirmou que o governo do Estado, ao apresentar sua proposta de reconstrução do RS, não atribuiu o devido protagonismo às instituições educacionais sem fins lucrativos.

Também o deputado Miguel Rossetto apoiou o Programa. Conforme ele, a iniciativa de financiar alunos viabiliza a continuidade das universidades comunitárias. Ele sugeriu que o Comung, além do Fórum dos Coredes, apresente a proposta para o governo do Estado e o Fundo de Reconstrução do RS, com recursos extraordinários e orçamentários possam bancar o Programa.

A presidente do colegiado, Sofia Cavedon, afirmou que a proposta do Comung será transformada em um documento a ser enviado para os governos estadual e federal e propôs a realização, em agosto, de uma audiência pública para debater a participação da educação na reconstrução do estado.