Comitiva da Unisinos realiza visita a Purdue University 

Crédito: Divulgação

A Unisinos está consolidando sua parceria internacional com a Purdue University, localizada em Indiana, nos Estados Unidos, em uma missão liderada pelo reitor, Pe. Sérgio Mariucci. A visita, que ocorre entre os dias 17 e 23 de novembro, também conta com a participação de Cristiane Schanck, gerente de Desenvolvimento de Ensino, e de Gustavo Borba, professor do PPG em Design e coordenador do Instituto para Inovação em Educação. O grupo está acompanhado por alunos do curso de Design, que participam das atividades de intercâmbio acadêmico. 

A agenda intensiva reforça os laços entre as instituições, que colaboram desde 2020 no âmbito do Programa de Modernização da Graduação (PMG), promovido pelo Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PGM-EUA). A Purdue, uma universidade pública com mais de 50 mil estudantes de graduação, é referência em inovação e ensino e tem sido um destino significativo para os programas de mobilidade da Unisinos desde a pandemia, com a adoção de estratégias digitais nos processos educacionais. 

Atividades em destaque 

Durante a visita, representantes da Unisinos estão participando de reuniões estratégicas e atividades acadêmicas, incluindo o curso Collaborative Online International Learning (COIL). Esse programa reúne alunos do Brasil, Estados Unidos e Peru em projetos colaborativos que combinam aulas online e atividades presenciais na Universidade Purdue. A iniciativa conta com a participação de dez estudantes de cada país, que interagem virtualmente ao longo do semestre e se encontram presencialmente por uma semana na Purdue para aprofundar os projetos. O professor Gustavo Borba, é responsável pela disciplina na Unisinos e acompanha os alunos durante as atividades no exterior.  

Crédito: Divulgação

Além disso, a visita contempla uma importante articulação com Arne Flaten, diretor da Escola de Design, Arte e Performance da Purdue, que deve visitar a Unisinos em 2024. “Vamos começar uma parceria com o Design para realizarmos mais intercâmbios de alunos e professores, e daqui a pouco até uma eventual dupla titulação”, afirmou Borba. 

Outro ponto destacado foi a colaboração entre a Cristiane Schanck e Nielsen Pereira, professor da Escola de Educação da Purdue, com foco em projetos nas áreas de letras, linguística e educação. Essa parceria amplia o escopo de colaboração entre as instituições, buscando fomentar novas iniciativas acadêmicas e culturais. 

Crédito: Divulgação

A agenda também destaca a estratégia da Unisinos de intensificar a internacionalização por meio da inovação na educação. Projetos conjuntos, como o COIL e o intercâmbio semestral, têm fortalecido a conexão entre estudantes e professores de ambas as universidades, promovendo uma formação mais globalizada. 

O reitor Pe. Sérgio Mariucci destacou a importância da colaboração, pois fortalece um caminho de boas oportunidades para os nossos alunos e também os professores. “A Purdue é uma das melhores universidades dos Estados Unidos e tem mostrado muito interesse em expandir as parcerias acadêmicas com a Unisinos.”

Ao longo da semana, a comitiva participa de encontros com lideranças acadêmicas, sessões de aula com alunos intercambistas e discussões sobre projetos futuros. Além disso, a troca de experiências tem ampliado as perspectivas em áreas como inovação social, design educacional e transformação digital, temas que são centrais para ambas as instituições. E no final da agenda, o reitor Pe. Sérgio Mariucci foi recebido pelo prefeito de Indianápolis, Joe Hogsett, em um encontro que reforçou os laços entre instituições brasileiras e norte-americanas.

Crédito: Divulgação

A visita marca mais um passo significativo na consolidação da parceria entre a Unisinos e a Purdue, se alinhando ao objetivo de oferecer uma formação cada vez mais qualificada e alinhada às demandas globais. Esse avanço passa pelo fortalecimento de relações interinstitucionais, pela busca de alinhamentos institucionais e pela ampliação das experiências ofertadas aos alunos.  

Crédito: Divulgação

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar