Comitesinos realiza conferência livre sobre segurança hídrica 

Evento regional ocorre dias 11 e 12 em preparação à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, programada para maio de 2025, que abordará a emergência climática

O Comitesinos realiza, dias 11 e 12 de dezembro, a Conferência livre “A segurança hídrica socioeconômico-ambiental frente aos extremos climáticos, etapa regional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente — Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, que ocorre em maio de 2025. O objetivo é elencar propostas de ações à segurança hídrica das bacias hidrográficas brasileiras, visando garantir à população condições de enfrentamento e resiliência diante das mudanças climáticas que promovem os eventos extremos. As discussões terão como base cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.  

Realizada em dois momentos, a conferência iniciará com nivelamento, no formato online, no dia 11, a partir das 19h. No dia seguinte, em um encontro híbrido (presencial e online), das 8h30 às 16h30, os participantes definirão proposições, em atividade no Centro Administrativo, no campus da Unisinos, em São Leopoldo. O público será formado por representantes das entidades-membro do Comitesinos, das prefeituras e secretarias de Meio Ambiente dos 30 municípios da bacia, acadêmicos e professores da Unisinos. 

Segundo a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado, o papel na gestão de recursos hídricos é, também, o de prever e se adiantar frente a questões que alteram a vida e a rotina das pessoas na bacia no que se refere à oferta, escassez ou excesso de água. “Essa é uma discussão já iniciada por nós, em 2023, quando realizamos o I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas”, ressalta.  

“Porque não se pode olhar para um desastre como o que enfrentamos sem uma análise sistêmica da bacia, que funciona como um só organismo. O que acontece na nascente do rio impacta diretamente quem está na metade ou parte baixa e vice-versa”, completa Viviane. 

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia, Joice Cagliari, será um espaço dedicado a discussões e proposições de ações que visem à segurança hídrica das bacias hidrográficas brasileiras, considerando o atual cenário de mudanças climáticas. “Este evento é especialmente importante para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, pois muitos municípios que integram a bacia não realizaram suas conferências municipais. Assim, a população desses municípios poderá contribuir com suas ideias nesta Conferência Livre. As discussões da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente ocorrem em um momento extremamente relevante pois o país está elaborando o Plano Clima e o Plano de Transformação Ecológica, além de estar em processo de revisão da Política Nacional sobre Mudança do Clima e estabelecendo o novo compromisso que deverá ser apresentado até 2025 na Convenção do Clima da ONU”, afirma.

Se interessou? Faça a sua inscrição clicando aqui. Os inscritos receberão o acesso ao nivelamento e às discussões por e-mail. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar