Uma maior interação entre os alunos que assistem uma aula de maneira presencial e remota. Com essa proposta a Unisinos investiu em uma infraestrutura para atender os estudantes de graduação e pós-graduação que utilizam a Sala de Aula Simultânea (SAS). Ao todo, são 96 salas equipadas com novas câmeras, projetores e microfones nos campi em São Leopoldo e Porto Alegre.
Uns dos diferenciais desses recursos são os kits tecnológicos itinerantes, que possibilitam os professores realizarem suas dinâmicas fora da sala de aula, como, por exemplo, em laboratórios ou espaços ao ar livre. Outra novidade é a câmera móvel, que, instalada sobre um tripé, possibilita aos professores transitarem com o equipamento pela sala. “Também foram implantados projetores adicionais, que mostram imagens dos alunos que estão assistindo as aulas a distância. Por meio destas tecnologias, o nível de engajamento e participação nas aulas simultâneas aumentou muito”, relata o gerente acadêmico de graduação da Unisinos, Tiago Lopes.
Segundo a coordenadora do setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação (NIAF) da universidade, Viviane Weschenfelder, a qualidade de aprendizagem é garantida a todos os estudantes. “Os alunos no formato presencial podem acompanhar o chat com os colegas que optaram em estudar em casa. Além disso, aqueles que estão assistindo remotamente podem ter uma visão clara do que é a sala de aula ou espaço físico da Unisinos”, enfatiza.
Alunos e professores aprovaram a experiência
Comentários, críticas e sugestões feitos por quem vivenciou este formato de aula estão sendo utilizados pela Unisinos. “Já coletamos ótimos retornos de professores que estão passando pelo processo de formação e conhecendo essa nova estrutura”, salienta Viviane.
Para 2022, estão previstos diversos momentos de avaliação dos resultados alcançados por meio do envio de formulários de opinião e grupos de pesquisa qualitativa. “Todas essas melhorias resultam de uma constante avaliação do modelo de sala de aula simultânea, que vem sendo realizado através do trabalho conjunto entre representantes das áreas acadêmicas, formação docente, infraestrutura, serviços e TI”, frisa Lopes.