Na tarde dessa quarta-feira, 14/8, ocorreu a festa pelos 55 anos da Unisinos, no Anfiteatro Padre Werner, campus de São Leopoldo. O evento foi realizado com transmissão simultânea para o campus de Porto Alegre. Cerca de 750 pessoas estiveram presentes na comemoração em ambos os campi, que teve como tema Nossa história nos une.
Na abertura do evento, houve uma interação entre os dois campi. O pró-reitor de Administração da Unisinos, Cristiano Richter, que estava em Porto Alegre, fez uma saudação aos colaboradores. Na sequência, todos assistiram a um vídeo produzido pela área de Marketing e Relacionamento, onde colaboradores compartilharam suas histórias com a Unisinos. Confira o vídeo aqui.
Após, o reitor da Universidade, Pe. Sérgio Mariucci, fez a fala de abertura. Ele agradeceu a presença de todos e lembrou a enchente que atingiu o Estado neste ano. “Nesta festa tão bonita, vendo esses rostos e essas pessoas que deram esses depoimentos, eu quero dizer que o Rio Grande do Sul precisa de pessoas assim, nós temos na Unisinos a tarefa de olhar para frente tendo em vista os apelos do nosso Estado, que precisa desse nível de paixão, de comprometimento e de responsabilidade com aquilo que faz. E a história da Unisinos inspira a reconstrução do Rio Grande do Sul”, declarou o reitor.
A Unisinos completou seus 55 anos no último dia 31, Dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Em homenagem, o coordenador do Instituto Anchietano de Pesquisas e do Memorial Jesuíta Unisinos, Pe. Felipe de Assunção Soriano, acompanhado do acordeão, entoou a oração de Santo Inácio de Loyola, convidando todos a cantarem juntos.
Em seguida, o Grupo Explosão da Dança realizou uma apresentação e todos cantaram parabéns à Unisinos. O Grupo conta com 300 integrantes e foi fundado por Graciela de Oliveira Souza. Quando criança, ela foi aluna do Programa Esporte Integral da Unisinos (PEI), onde descobriu sua paixão pela dança. Para finalizar a comemoração, os colaboradores receberam presentes e puderam desfrutar de um coquetel.