Biblioteca Unisinos movimenta o espaço com ações interativas para os alunos 

O acervo, um dos maiores da América Latina, realiza atividades especiais para os estudantes, que vão desde um clube de leitura até um quiz literário que oferece prêmios aos vencedores

Crédito: Rodrigo W. Blum

O segundo semestre de 2023 marca um novo momento na Biblioteca do campus de São Leopoldo da Unisinos. Diversas ações estão sendo realizadas para tornar o ambiente mais agradável e atrativo para os estudantes. Alessandro Dietrich, bibliotecário responsável por grande parte da concepção do projeto, diz que o grande objetivo é chamar os alunos para frequentar o espaço, que vem sendo pouco utilizado, principalmente após a pandemia. “A ideia surgiu após uma pesquisa realizada pela Biblioteca, em parceria com a Asociación de Universidades Confiadas a la Compañia de Jesús en América Latina (AUSJAL), que mostrou que os nossos usuários gostariam de ter mais opções culturais sendo realizadas aqui”, explica Alessandro. 

São três novas ações: o BiblioQuiz, com perguntas sobre livros da Biblioteca e premia os vencedores; o BiblioTalk, programa de entrevistas com convidados acadêmicos; e o CLUB, clube de leitura para discutir obras que não necessariamente estejam disponíveis no acervo. Todas são elaboradas e executadas pelos profissionais que trabalham no ambiente da Biblioteca Unisinos.  

BiblioQuiz 

Comandado por Alessandro Dietrich e Maria Lorrana Alves, consiste basicamente em o jogador tentar desvendar sobre qual obra literária disponível no acervo da Unisinos é determinada edição. Para isso, são liberadas dicas enigmáticas, e o sucesso das respostas garante prêmios aos participantes. Maria Lorrana revela que o público está aderindo bem ao projeto, que já teve três rodadas realizadas: “Em São Leopoldo, os livros foram encontrados mais rápido: em questão de poucas horas ou dias. Já em Porto Alegre, demorou um pouco mais. O retorno que tivemos das pessoas foi muito positivo. Todos ficaram muito felizes em participar, por vencer o desafio e receber o brinde”. 

Os vencedores do BiblioQuiz ganham brindes (Foto: Reprodução / Site da Biblioteca) 

Segundo Alessandro e Maria Lorrana, muitos alunos ficam surpresos ao saber que a Biblioteca possui um vasto acervo de entretenimento, como literatura e quadrinhos. Alguns acreditam que o acervo disponível é composto apenas por livros técnicos para as disciplinas. “Ainda virão outras edições do BiblioQuiz até o final do semestre”, garante a dupla.  

CLUB: Club do Livro dos Usuários da Biblioteca  

Que tal ter a oportunidade de conversar com outros estudantes sobre o assunto que os frequentadores da Biblioteca mais gostam: os livros? Isso é possível graças a Noah Froelich, estudante de Biblioteconomia e amante do mundo literário. Ele pensou que esse era um espaço que a Biblioteca não possuía: algum grupo para falar sobre leitura. E a ideia surgiu daí. “Eu amo ler, e trabalhar na Biblioteca me fez gostar ainda mais de estar no meio dos livros. Eu já trabalho há 4 anos aqui. Eu já tinha um grupo de leitura antes de criar o CLUB”, explica Noah. 

Até agora, o público gostou bastante. Alguns até compartilham as leituras que estão fazendo no momento, que não as combinadas, para discussão entre o grupo. “Ainda não tivemos um encontro, mas planejamos fazer um”, anseia o criador. Tudo acontece através do WhatsApp atualmente. Noah diz que quem tem interesse em se juntar ao grupo pode esperar novidades de livros, saber quais obras novas chegaram na Biblioteca, além de poder compartilhar um pouco sobre a sua leitura do momento ou a que pretende fazer.  

BiblioTalk 

Com a mediação de Juliana Diniz Borges e Thiago Passos dos Santos, o BiblioTalk é um programa de entrevistas realizado via plataforma Microsoft Teams com convidados do mundo acadêmico, principalmente mestres e doutores que tiveram destaque de acessos em seus trabalhos no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos (RDBU). “A ideia é disponibilizar os programas em uma plataforma de streaming de áudio e incorporar o link junto com a publicação, para que todos possam ter contato com o conteúdo de maneira mais acessível”, explica Thiago. 

Thiago e Juliana realizando uma edição do BiblioTalk (Foto: Nícolas Suppelsa)

Juliana conta que a dupla pensa em uma nova temporada com um novo tema, talvez fora do mundo acadêmico, e novas pessoas convidadas – a ideia é uma pauta anual ou semestral, que vai se renovando de tempos em tempos, mas com o mesmo formato. “Queremos trazer pessoas de fora da Unisinos. Procuramos trazer temas atuais, mesmo que envolvam pesquisas que já aconteceram”, observa Juliana. “A nova geração precisa entender a Biblioteca como um ponto de cultura vivo. Os serviços vão muito além do empréstimo de livros”, enfatiza Thiago. 

O próprio Alessandro, idealizador de todo o projeto das novas ações, percebeu uma dificuldade de ajudar os alunos que faziam pedidos de livros na Biblioteca. Ele não entendia o que os estudantes procuravam exatamente, mas quando era usada uma linguagem mais acessível e simplificada, os alunos compreendiam perfeitamente e se interessavam muito pelo assunto. “Queremos reproduzir essa sensação de descobertas de novos assuntos interessantes de áreas diferentes, através de uma linguagem adequada para nós, ‘meros mortais’”, comenta Alessandro. 

Não quer perder essas e outras novidades? Acompanhe o site de atualizações da Biblioteca e fique por dentro de tudo. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar