No dia 4 de outubro, ocorreu o curso Práticas em Análise Sensorial de Azeite de Oliva no itt Nutrifor, Campus São Leopoldo. Com realização do Instituto, o workshop faz parte das Quartas Tecnológicas.
O professor e pesquisador, Juliano Garavaglia, destacou a importância de abordar o assunto, já que o consumo do óleo está crescendo no sul do país. “O curso tem o objetivo de desenvolver o conhecimento sobre os padrões de qualidade do azeite de oliva, tanto químicos quanto sensoriais”, afirmou o ministrante do curso.
Durante a atividade, Juliano explicou que o azeite de oliva é obtivo através da prensagem de diferentes tipos de azeitonas. E que os diferentes sabores e níveis de acidez encontrados, dependem do tempo que o fruto da árvore de Oliveira demora a crescer.
Podemos classificar o óleo em três tipos: o extra virgem (acidez menor que 0,8%), virgem (acidez entre 0,8% e 2%) e lampante (acidez maior que 2%). Os dois primeiros são produzidos sem nenhum tipo de processamento. Já o terceiro, lampante, é aprimorado, passando a ser classificado como azeite de oliva refinado.
Após conhecerem a história da olivicultura e a produção e consumo do óleo no mundo, os participantes do curso realizaram uma degustação com quatro azeites de oliva. O objetivo foi formar uma memória sensorial acerca das características dos azeites e seus padrões de qualidade.
Quartas Tecnológicas
Promovidas pelo itt Nutrifor, as Quartas Tecnológicas são minicursos que abordam um assunto específico em cada temática. Elas acontecem no turno da tarde, das 13h30 às 17h, e garantem certificados aos participantes.
Confira as próximas capacitações:
18/10 – Aspectos Neuroquímicos e Endócrinos do Comportamento Alimentar
25/10 – Trends em Inovação de Alimentos: Tendências do Comportamento do Consumidor
08/11 – Compostos Bioativos do Vinho e de Cervejas
22/11 – Aditivos Alimentares: Aspectos Tecnológicos e de Saúde
29/11 – Técnicas de Cocção de Alimentos em Baixa Temperatura
Outras informações e como fazer as inscrições em unisinos.br/itt/capacitacoes.