Até o fim do mês de outubro, professores dos cursos de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) participam de uma capacitação conjunta para qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Pela primeira vez, o curso, intitulado VirtualVivo, ocorre de modo interinstitucional, com intercâmbio de experiências entre as duas instituições.
“O nosso objetivo é formar uma comunidade de troca e um espaço seguro para discutir questões de aprendizagem”, elenca a coordenadora pedagógica da Medicina da Unisinos, Cristina Kroeff Schmitz Gibk, que ministra o curso ao lado da professora Ana Luiza Pires de Freitas (UFCSPA).
Dividida em quatro módulos, a capacitação, que começou em agosto, convida os professores médicos a explorarem metodologias ativas, substituindo aulas meramente expositivas por propostas mais dinâmicas. Também aborda questões como educação de adultos e avaliação por competências.
“Incentivamos o planejamento de aula considerando o engajamento do aluno no processo”, explica a professora. “Como planejar uma aula em que o aluno estará no centro? Que ele aprenda a aprender, que seja o personagem central, que não fique só recebendo?”, exemplifica.
Para a coordenadora do curso de Medicina da UFCSPA, Maria Eugênia Bresolin Pinto, a iniciativa aproxima duas universidades com forte histórico na área acadêmica ligadas por um propósito comum. “Formar bons médicos, formar médicos que tenham questões humanistas, questões técnicas, que tenham a possibilidade de entregar uma assistência de qualidade à população”, sublinha.
Resultados
Desta edição, participam dez professores de cada universidade. A primeira aula foi presencial e ocorreu no campus da Unisinos em Porto Alegre. As demais são realizadas em formato virtual. Mesmo com a formação em andamento, alguns docentes já têm colocado em prática as metodologias exploradas.
É o caso do médico e professor da Unisinos Gabriel Flores da Rocha, de 35 anos, que ministra as disciplinas de internato em Medicina de Família e Comunidade, e de Raciocínio Clínico e Semiologia Alterada II. Na avaliação do professor, o VirtualVivo tem sido um complemento valioso de formação para a docência.
“As atividades e materiais complementares disponibilizados me ajudaram a revisar e melhorar aulas e práticas prévias. Além disso, expandiram meu repertório de ferramentas e me deram muitas ideias para melhor transmitir os conhecimentos que desejo compartilhar com os alunos”, avalia.
Professora de Clínica Médica II na Unisinos, Carolina Rocha Barone, de 36 anos, também já percebe o impacto do curso na preparação das aulas. “Estão ficando mais leves, mais dinâmicas e interativas, e contando com a participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem, eles sendo mais protagonistas”, avalia.
Integrante do corpo docente da Unisinos pelo segundo semestre, a médica conta que tem procurado valorizar cada vez mais o conhecimento prévio dos estudantes, em consonância com o que propõe a formação. “Estou encantada com o curso e muito mais motivada para a docência.”
O VirtualVivo Interinstitucional se encerra no dia 26 de outubro. Todos os docentes inscritos recebem certificado. Essa é uma das atividades de capacitação oferecidas periodicamente pelo Núcleo de Formação Docente da Unisinos ao colegiado.