Uma das atividades práticas do curso de Jornalismo que proporciona a experiência da rotina produtiva de reportagem é a Beta Redação (Laboratório de Jornalismo). Na editoria de Esportes, na noite de segunda-feira (17), os estudantes puderam conversar via Teams (aplicativo de videoconferência) com um dos mais conhecidos comentaristas esportivos do Brasil. Arnaldo Ribeiro, que já teve passagem pelo jornal Folha de São Paulo e pela revista Placar, hoje atua no programa Seleção SPORTV. Dono de um currículo repleto de participações com a seleção brasileira de futebol e coberturas esportivas de peso, Ribeiro conversou durante duas horas com os alunos e convidados da live.
A conversa teve mediação dos professores da disciplina Sérgio Endler e Micael Behs, responsáveis pela supervisão das reportagens na editoria de esporte. “Apesar de instabilidades iniciais no sistema, a aula foi um sucesso”, comenta Micael. A proximidade com jornalistas renomados e experientes acabou sendo um dos diferenciais possibilitados pelas lives, que se popularizaram durante a pandemia.
“Achei uma oportunidade incrível”, concorda a estudante do 7º semestre, Letícia Guintani da Costa. “O Arnaldo possui experiências muito importantes e enriquecedoras para o esporte, como a cobertura de Copas do Mundo. Algo que é um sonho para todo jornalista que trabalha na área”, completa.
O ambiente virtual tem proporcionado encontros antes não pensados como possíveis. Para o jornalista da SPORTV, essa transformação deve perdurar após o fim da pandemia. “Os entrevistados se sentem mais à vontade em suas casas e dificilmente recusam entrevistas”, salienta ele. O professor Endler situa as lives como uma possibilidade importante para esse período de isolamento físico entre as pessoas. “Foi uma conversa ótima pela qualidade das informações, das perguntas”, observa ele.
Com liberdade para questionar, os alunos aproveitaram para saber sobre as polêmicas envolvendo as declarações fortes do jornalista, como quando disse que “Romário é superestimado, além de ser muito chato”. “Eu realmente acredito no que eu falo. Tenho orgulho das minhas opiniões e não faço delas bandeiras, são espontâneas e eu gosto de defendê-las.”
Outra opinião defendida por Ribeiro é que a adaptação precisa ser protagonizada pelo jornalista, antes mesmo dos das empresas jornalísticas. Passando por veículos impressos, como os grandes jornais de São Paulo e uma revista especializada em esportes, o jornalista teve de acompanhar a evolução das tecnologias e procurar reinventar o lugar do esporte no mundo do consumo informativo. Hoje, inclusive, Arnaldo Ribeiro mantém um canal no Youtube onde produz material jornalístico e opinativo sobre futebol e tem conseguido maior alcance durante a pandemia.
Para as disciplinas práticas da Beta Redação, que também conta com editorias de Economia, Política, Cultura e Geral, as lives se tornaram uma dinâmica funcional para reunir alunos e profissionais.
Para conferir a cobertura da live e outras matérias, acesse o medium da Beta Esporte.