Alunos e professores da Escola Politécnica são premiados no ENEGEP 2022

Os vencedores foram agraciados em três categorias no maior evento de Engenharia de Produção da América Latina

Crédito: Divulgação

Entre os dias 04 e 07/10 aconteceu o Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP 2022, em Foz do Iguaçu/PR. Durante o evento, ocorreu o Prêmio Itaipu-ABEPRO 2022, destinado a reconhecer os melhores trabalhos de estudantes em nível de graduação e pós-graduação. Alunos e professores da Escola Politécnica da Unisinos foram vencedores em três categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (Prêmio Luiz Antonio Meirelles), Artigo de Sessões Temáticas e Artigo de Caso Empresarial.

Estudante da graduação em Engenharia de Produção, Lucas Gonçalves Viviani, conquistou o prêmio da categoria Trabalho de Conclusão de Curso (Prêmio Luiz Antonio Meirelles), com o trabalho Análise sistema da cadeia de suprimentos de hemocomponentes, sob orientação da professora Maria Isabel Wolf Motta Morandi. “Essa conquista me possibilitou compreender o alcance que nossas atividades acadêmicas podem atingir, assim como também do quão necessário se fazem estudos que utilizem nossos conhecimentos técnicos e corporativos, muitas vezes adquiridos dentro da universidade para a geração de soluções que impactem os problemas da nossa sociedade, assim como foi o meu estudo”, destaca.

Na categoria de Artigo de Sessões Temáticas, Jaqueline Abreu, aluna do curso de Gestão da Produção Industrial, e Fabio Sartori Piran, professor do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas, venceram com o trabalho Rigor metodológico em estudos de caso na engenharia de produção: uma análise de duas décadas de pesquisa empírica, que ainda contou com autores da UFSC, Melbourne Universtiy (Austrália) e da DTK University (Dinamarca). “Para mim, como pessoa e profissional, representa uma confirmação de que estou trilhando o caminho certo e que todo o esforço para ser uma pesquisadora vale a pena. Logo que ingressei na Unisinos, no curso de Gestão da Produção Industrial, tive a oportunidade de ser bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e participar do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem da Unisinos (GMAP). Nessa caminhada de um pouco mais de três anos aprendi e me desenvolvi muito. Então esse prêmio é importante para o meu desenvolvimento, consolidando a percepção de que devo continuar nesse caminho e confirmar que estamos pesquisando um tema necessário e relevante para a comunidade acadêmica”, avalia Jaqueline.

“Essa conquista é muito importante, pois reforça ainda mais a excelência da Engenharia de Produção da Unisinos no contexto brasileiro tanto no nível da graduação como na pós-graduação. Somos vistos como um benchmark pela comunidade de Engenharia de Produção brasileira. O prêmio também mostra o comprometimento dos nossos professores e alunos com a pesquisa que gera impacto positivo para a sociedade. Além disso, motiva cada vez mais os estudantes a desenvolverem pesquisa rigorosas e inovadoras”, frisa Fabio.

A outra categoria premiada foi a de Artigo de Caso Empresarial, em que os doutorandos do PPG em Engenharia de Produção e Sistemas, Leandro Gauss e Rodrigo Frank de Souza Gomes, foram laureados pelo artigo Aplicação de Regras de Associação para identificação de padrões de ocorrência em acidentes do trabalho. “Essa é uma conquista super importante pois é resultado de um trabalho que conecta conhecimento científico e tecnológico para salvar vidas no ambiente do trabalho”, aponta Leandro, que também é coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Gestão da Produção Industrial.

Inscrições em breve

As inscrições para o processo seletivo complementar dos cursos de Mestrado e Doutorado abrem no dia 19/12. Para consultar os cursos e conferir mais informações, clique aqui.