Alunos do GIL apresentam os resultados de assessorias à StartUps

Na quinta-feira, 04/07/2024, aconteceu, na Unitec, a apresentação dos Projetos Integradores dos alunos do Programa de Aprendizagem do sétimo semestre (PA7) do curso de Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL). A turma de POA fez as apresentações na sexta-feira, 05/07/2024 no campus POA.

Assim como demais PAs do GIL, no decorrer do semestre os alunos devem desenvolver um projeto que integra diversas oficinas. No caso específico do PA7, cujo foco é o empreendedorismo, os alunos têm como objetivo do Projeto Integrador, desenvolver consultorias junto à startups, trabalhando, dessa forma, competências da área de conhecimentos da Gestão.

Ao final desse processo, os alunos, divididos em seis grupos, apresentaram os resultados de suas consultorias em parceria com as StartUps atendidas com supervisão direta da professora da Oficina de Formação de Novos Negócios, Janaina Mortari Schiavini, nos dois campi.

Para a professora Janaína, a atividade é muito importante para o processo de aprendizagem. “Foi muito gratificante ver os alunos no papel de consultores e vê-los vivenciar junto com os empreendedores os desafios na formação de um novo negócio. Para além dos conteúdos e ferramentas utilizados neste trabalho, os alunos puderam aperfeiçoar suas habilidades relacionais por meio da superação dos desafios em equipe e na construção de relações de confiança com os seus clientes. Só assim foi possível aprofundar nossas análises consultivas e compartilhar com profissionalismo tópicos mais sensíveis aos empreendedores. Os alunos se destacaram pela criatividade nas sugestões de melhoria, sem perder a conexão com a realidade do cliente.”, explica.

Do ponto de vista dos estudantes, a aluna Giovana Goi Quatrin destaca que a atividade de consultoria com startups auxilia no desenvolvimento das competências: “aprendi muito com a oficina, não apenas a teoria como a prática, como se portar como interagir em outros ambientes.”, finaliza.

As StartUps atendidas pelos alunos foram Aviwa, Bankbook, Beeflow, Cotwo, Technurse e Versolid.