Alunos do GIL apresentam ideias de inovação no último pitch do PA4

De busca por trabalhos de meio período a aluguel facilitado de carros, estudantes, divididos em sete grupos, apresentaram projetos de apps e plataformas em evento realizado no Instituto Caldeira

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

Foi realizado, na noite de segunda-feira (18), o último pitch do PA4 do curso de Gestão para Inovação e Liderança (GIL), evento voltado à apresentação de projetos de criações de produtos e desenvolvimento de planos de negócios. O encontro foi realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, onde sete grupos empreendedores se reuniram para mostrar suas ideias de inovações em diferentes ramos.

Cada equipe teve três minutos para apresentar seus planos. Após, foram avaliados por profissionais de diferentes áreas, que deram sugestões de melhorias aos projetos. Para realizar as análises, foram convidados Luiz Felipe Gheller (CEO do Vakinha), Alexandra Rodrigues (gerente de Inovação do Sicredi), Alexandre Chang (diretor-executivo da IXL Center) e Mariana Bertiz (especialista em Aceleração de Startups).

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

A coordenadora do PA4, Janaína Schiavini, deu início ao evento relatando os desafios do caminho percorrido. “Alguns de vocês se aprofundaram no processo, outros ficaram receosos, e houve aqueles que se descobriram quanto empreendedores. E desejo que tenha sido um desafio que valeu a pena, que tenham sido desenvolvidas as competências para perpetuar essa atividade empreendedora”, disse a professora. Na sequência, a coordenadora do GIL, Janaína Becker, relembrou como foram importantes os primeiros pitchs e como tudo mudou muito desde então. “Em 2022, iniciamos o nosso processo de revisão curricular. Fizemos o tema de casa, escutamos o mercado e entendemos que algumas coisas precisavam mudar. E hoje, são vocês que vão fazer a diferença para essa galera que está assistindo e para outros que apresentarão em um futuro próximo”, observou a professora.

Os projetos

Confira, a seguir, um resumo das sete ideias apresentadas:

Augusto Dartora, Caetano Nora e Pedro Henrique criaram a BICO, plataforma online voltada para buscas e ofertas de trabalhos de meio período. Adaptada com as necessidades do mercado brasileiro, a ferramenta foi inspirada em sites similares nos Estados Unidos, onde são populares.

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

Ana Clara Malinski, Isadora da Cruz, Nathália Ferreira, Arthur Bley, José Facundo e William Raizler trouxeram a HAPPY BOX. Trata-se de uma caixa, desenvolvida juntamente com psicólogos e pedagogos infantis, recheada de atividades e brincadeiras educativas. O objetivo é reduzir a necessidade, entre crianças de 4 e 6 anos, de uso de telas de aparelhos eletrônicos. É nessa idade, segundo explicaram os alunos, que se dá a fase de desenvolvimento dos pequenos. Comentaram ainda que a caixa busca trazer memórias afetivas em relação ao período da infância, auxiliando desde cedo na formação de pessoas com boa índole e laços familiares.

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

A plataforma NEXUS foi apresentada por Luiza Moyses, Rodrigo Dorneles, Arturo Dolzan, Bruna Henkin e Julia Hahn. É voltada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio – e até mesmo para alunos que já estão na faculdade – que se encontram indecisos em relação a qual profissão deve seguir no Ensino Superior. A ferramenta junta informações dos cursos e opiniões de pessoas que estão cursando essas graduações atualmente.

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

O planejamento seguro de uma viagem feito por e para mulheres é o foco do aplicativo ROTAH, criado por Ana Clara Sanhudo, Manoela Scalco, Manuella Sturmer e Maria Eduarda Senger. O app possui ferramentas para criação de roteiros, otimização do tempo e gerenciamento do orçamento. Informações sobre cultura, costumes e lugares para se visitar são publicados acompanhados de relatos pessoais de mulheres.

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

O SPOT2SAVE, criado pelo grupo formado por Ana Santos, Anna Julia, Betina Calegari e Gabriel Rauber, tem o objetivo de trazer uma solução para quem gosta de sair, mas não sabe para onde ir em Porto Alegre – ou para quem vai apenas em locais recomendados por amigos e conhecidos. Segundo os alunos, a ideia é conectar usuários a experiências únicas, utilizando, para isso, um filtro detalhado, para driblar quatro problemas principais: a falta de variedades nas opções, a ausência de centralização, a baixa visibilidade dos estabelecimentos e a gestão ineficiente de convites e presenças.

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

Felipe Grechi, Frederico Stumpf, Guilherme Vaz, Marcos Rhuan, Sofia Antunes e Tomás Schmitz apresentaram a plataforma ÚNICA. O site pretende ajudar empreendedoras que iniciam seus próprios projetos e obtém um bom êxito inicial, mas se deparam com empecilhos que as impedem de avançar, conforme a demanda pelo produto cresce. Conforme os alunos, o projeto, focado na área de moda feminina, busca conectar lojas online de confecção própria com consumidoras que desejam se vestir de forma mais exclusiva.

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

Facilitar o aluguel de carros é o tema do VRUM, solução apresentada por Enzo Ecker, Enzo Bereta, João Pedro Bonfanti, Zenon Diefenthaeler, Arthur Redecker e Matteus Santos. Os alunos explicaram que o objetivo é conectar o proprietário do carro com o usuário por meio de uma plataforma mais flexível, econômica e transparente, em comparação com as gigantes do setor, como Localiza e Movida. Segundo eles, o acesso do usuário a um veículo seria realizado através de verificações rápidas de segurança. A baixa burocracia e o custo reduzido são diferenciais do projeto.

Crédito: Diego Muniz / Agexcom

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar