Entre os dias 23 e 28 de setembro, 14 alunos do último ano do curso de Medicina, acompanhados pelo professor Lucas Primo, participaram de uma viagem internacional a Portugal. O destino principal foi a histórica Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e renomadas instituições de ensino da Europa.
A viagem, parte da disciplina “Vivências de Contexto II”, integra o currículo do curso de Medicina e tem como objetivo conhecer a estrutura e o funcionamento do ensino médico em Portugal, o grupo vivenciou de perto o sistema de saúde local. Durante a estadia, os estudantes visitaram o Hospital Pediátrico de Coimbra e o Centro de Saúde, onde puderam observar práticas de saúde e comparar com a realidade brasileira.
Fora as atividades acadêmicas, o grupo também participou de uma programação cultural, explorando a rica história e tradição de Coimbra que permitiu uma imersão no contexto social e cultural português.
Essa atividade acadêmica é um marco importante no internato médico dos alunos da Unisinos, que nos últimos dois anos do curso têm a oportunidade de ampliar sua visão sobre o desenvolvimento científico, tecnológico, social e histórico em diferentes países. Segundo Luiza Dorfman, professora da Escola de Saúde e coordenadora das Vivências Nacionais e Internacionais, “a intenção principal é proporcionar vivências em contextos externos à universidade. Os alunos participam de programações variadas, as quais promovem experiências enriquecedoras.”
Além disso, no próximo sábado, 5 de outubro, outra turma de alunos do curso de Medicina embarcará para Pavia, na Itália, para uma nova etapa da “Vivências de Contexto II”. Essas experiências internacionais prometem enriquecer ainda mais a formação dos estudantes, oferecendo um novo panorama do ensino e das práticas médicas em outros países.