Alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Unisinos (PPGEC) conquistaram o 1º lugar na Maratona de Inovação em Flores da Cunha. A disputa faz parte do evento “Cidades em Transformação – Diálogos entre atores da cidade para a inovação” que aconteceu nos dias 8 e 9 de maio.
“É sempre importante participar de eventos como esse, pois é uma experiência para os alunos, em especial, para despertar neles o interesse em transformar sua pesquisa cientifica e aplicada em uma possibilidade de negócio. Saber que ao final de seu mestrado ou doutorado, e mesmo de sua iniciação cientifica, o estudo que desenvolveu pode ser útil para a sociedade, para trazer soluções para a cidade onde vivemos”, destacou o Decano da Escola Politécnica da Unisinos, Carlos Moraes.
A equipe teve como desafio a criação de uma empresa e os critérios de avaliação foram: criatividade e inovação de ideias, viabilidade técnica e econômica do negócio proposto, plano de marketing e estrutura e defesa do projeto. A proposta apresentada pelos alunos foi a empresa ZERO WASTE com o projeto “Gestão de unidades de triagem dos resíduos sólidos urbanos – RSU”.
“É importante mostrar, até mesmo pela formação dos participantes, a capacidade de pensar um plano de negócio em 24 horas, para atender demandas de suma importância para a sociedade. E mostrar que um projeto como esse é interdisciplinar e que precisa pensar muito na sustentabilidade socioambiental das cidades”, completou Carlos.
Conheça a equipe vencedora
– Genyr Kappler, mestre em Engenharia Mecânica e doutorando do PPGEC/NucMat – Unisinos
– Guilherme Manfredini Bueno, mestrando do PPGEC/GSC – Unisinos
– Marilise Garbin, mestranda do PPGEC/NucMat – Unisinos
– Tamires Augustin da Silveira, mestranda do PPGEC/NucMat – Unisinos
– Kátia Ocanha Dorneles, graduanda em Gestão Ambiental da Unisinos