Alunos da atividade acadêmica Física Mecânica, orientados pelo professor Diefferson Rubeni, organizaram a Feira de máquinas de Rube Goldberg, onde os alunos criaram e exibiram suas próprias máquinas. Todos os estudantes inscritos na disciplina participaram, divididos em grupos.
Uma máquina de Rube Goldberg é uma máquina que executa uma tarefa simples de uma maneira extremamente complicada, geralmente utilizando uma reação em cadeia. Essa expressão foi criada em referência ao cartunista americano e inventor Rube Goldberg, autor de diversos dispositivos com essa base de funcionamento.
Segundo o professor, a intenção da Feira foi unir teoria e prática, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos físicos que aprenderam de maneira criativa e interativa. “A participação dos estudantes foi completa. Eles foram responsáveis por todo o processo de design e construção das máquinas, além de terem apresentado suas criações durante a feira, explicando o funcionamento e os princípios científicos por trás de cada etapa”, comenta.
Diefferson encerra afirmando que a atividade foi crucial para o aprendizado. “Ela proporcionou uma experiência prática que reforçou a compreensão dos conceitos físicos, desenvolveu habilidades de resolução de problemas e as competências de trabalho em equipe e gestão de conflitos. Também foi uma ótima forma de avaliação, mostrando que a física pode ser divertida e desafiadora ao mesmo tempo”.