Na noite da última quinta-feira (12), o campus de Porto Alegre se transformou em palco para um desfile de moda. Na Esplanada, em frente à entrada da Torre Educacional (TEDU), oito alunas formandas do curso de Moda apresentaram, em uma passarela iluminada, coleções desenvolvidas ao longo de dois semestres durante pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O Entrenós, tradicional no calendário da graduação, ocorre uma vez por semestre. O evento conta com a ajuda de estudantes – de iniciantes a mais avançados – nos bastidores, que trabalham para apoiar os colegas formandos a organizar o desfile. Foram apresentados 32 looks no total, quatro para cada um.
Juliana Bortholuzzi, que divide com Luciana Borges a coordenação do curso, salienta o significado do Entrenós: “É um evento que a Universidade dá de presente para os alunos que estão se formando, para que possam apresentar as suas coleções para o mercado, familiares, amigos e colegas”. Borges lembra que é uma oportunidade também para o estudante iniciante, que pode trabalhar no backstage, na maquiagem, como modelo ou na organização do desfile. “Esse momento é de grande importância, pois permite a união de alunos de todos os semestres para criar um conjunto”, observou a professora.
Bortholuzzi e Borges destacam também que o Entrenós é um dos pilares de divulgação externa do curso, por isso, professores e coordenação o tratam com muito cuidado. “Através desse evento, nós conseguimos divulgar a graduação nas redes sociais e na mídia”, explica Borges. Para a coordenadora, é importante registrar produções desse porte nas redes, pois os futuros alunos da Unisinos, que neste momento cursam o final do Ensino Médio, podem se interessar pela área. “Sabendo que o curso de Moda oferece esse evento, o vestibulando pode ficar instigado a querer participar desse rito de passagem.”
Thalia Locks, uma das formandas deste semestre, contou que o Entrenós é muito importante para quem vai encerrar o ciclo na faculdade, pois é um espaço para mostrar o trabalho para um público de fora. O tema de seu TCC foi inspirado nas princesas da Disney. “Eu as trouxe para um lado mais moda contemporânea. Não são aqueles vestidos extravagantes. É como se fossem as princesas nos dias de hoje”, explicou.
Já o projeto da colega Larissa Souza focou na moda plus size voltada para a Ásia. Ela contou que é importante ter um mercado de roupas com numeração grande em países como Coreia do Sul. “Em muitos países asiáticos, o plus size é completamente ignorado. Eu acho que é um projeto muito interessante para dar visibilidade a um mercado que vai aumentando cada dia”, avaliou.
Confira, abaixo, os projetos apresentados:
- Camila Visalli Gomes – “Moda e mitologia: a Mitologia Grega como referência para projeto de storytelling e estamparia para coleção de moda”
- Daiane Tramontin – “Utilização do CLO 3D na modelagem digital e pré-visualização de graduação de uma coleção de moda para a marca Spookies”
- Larissa de Azevedo Souza – “Moda plus size e cultura coreana: uma proposta de coleção de moda para marca Punky”
- Alessandra da Costa Correa – “Autoralidade e manualidade: a valorização da ancestralidade e a moda autoral”
- Stéfani da Silva – “Androgynours Fashion: identidade, moda, música e desconstrução da masculinidade”
- Gabrielle Casella Dal Molim – “A moda como ferramenta para contar narrativas em produções audiovisuais: um estudo sobre a série Sexy and the city”
- Daniela Sarmento Ferraboli – “A moda feminina para tamanhos grandes: manifesto em honra ao corpo feminino que é poesia”
- Thalia Locks – “A influência do audiovisual e do universo da Disney na construção de estilos contemporâneos: uma proposta de coleção inspirada nas princesas da Disney para a marca Thalia Locks Fashion”