5ª edição do Congresso Internacional de Icnologia 

Crédito: Shutterstock

No próximo domingo (14), ocorrerá em Florianópolis, a 5ª edição do Congresso Internacional de Icnologia – ICHNIA. O congresso é voltado para pesquisadores do assunto, profissionais e estudantes, já que os temas que serão discutidos são, em sua maioria, técnicos. Na palestra de abertura, Giuseppe Leonardi, um paleontólogo jesuíta que muito contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa icnológica no Brasil, falará sobre suas experiências em busca de pegadas de dinossauros e mamíferos primitivos. 

Professora do Programa de Pós-graduação em Geologia e presidente do congresso, a professora Renata Netto, explica que icnologia é uma especialidade que se dedica ao estudo das interações produzidas por organismos com diferentes tipos de substratos, físicos e biológicos, por conta de suas estratégias de vida. “Os buracos feitos pelas minhocas, a toca do tatu, o desgaste das conchas causados pela incrustação de outros animais, as pegadas de dinossauros, o ninho do joão-de barro, o cupinzeiro, todas são estruturas biogênicas e a maioria delas tem potencial para ficar preservada como fóssil, nas rochas”, completa a professora.   

Renata afirma que o Congresso é o momento em que pesquisadores de diferentes linhas de pesquisa em icnologia se encontram para uma imersão pautada pela troca de ideias e novidades naquilo que vem sendo produzido como conhecimento. “Para os estudantes que estão se especializando no tema, é uma oportunidade única de aprender com os mestres e de se inserir em redes de pesquisa internacionais. Para os profissionais, uma oportunidade de aprimorar seu trabalho, propor novas iniciativas de pesquisa, prospectar novos alunos para atuar em seus projetos, explorar novos nichos e discutir a relevância dos estudos realizados para o benefício da sociedade”, conclui. 

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar