3ª Roda de Conversa abordou educação, mudanças climáticas e inteligência artificial

Crédito: Arthur Woltmann

Na noite dessa segunda-feira, 24/03, a Unisinos sediou a 3ª edição da Roda de Conversa: Nós, professores do amanhã, como protagonistas na construção de resiliência. O evento, realizado no Anfiteatro Padre Werner, no campus de São Leopoldo, reuniu especialistas e educadores para debater o papel da educação diante das mudanças climáticas e da inteligência artificial em um mundo em transformação.

A abertura da solenidade contou com a presença do reitor da Universidade, Pe. Sérgio Mariucci, da secretária estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, da professora Regina Urmersbach, coordenadora do Programa Professor do Amanhã na Unisinos, e do professor Joel Avruch Goldenfum, secretário executivo do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática.

Crédito: Arthur Woltmann

Durante seu discurso, o reitor destacou a importância da solenidade ao ressaltar o papel fundamental do professor na formação da sociedade. “Eu quero, aqui nesta noite, fixar aquilo que é sonho, aquilo que é o nosso ideal: o Professor do Amanhã. Amanhã, vocês estarão na sala de aula e serão a referência do Estado para os seus alunos. Que eles possam ver nessa referência do Estado uma oportunidade e um caminho. Isso faz parte do conjunto que compõe a dignidade de ser professor. Um prestígio a ser recuperado, a ser mantido, a ser respeitado. É nesse sentido que se justifica esta solenidade”, pontua.

Já a secretária Raquel ressaltou a necessidade de uma mudança de percepção da sociedade em relação à educação para compreender sua essencialidade. “É preciso que a sociedade compreenda a importância e a essencialidade daquela que é, sim, a mais nobre das profissões. Não apenas porque é a profissão que forma todas as outras, mas porque é a profissão que reúne pessoas comprometidas com a questão social. A educação é o caminho. É na sala de aula que se constrói um país”, argumenta.

Crédito: Arthur Woltmann

Roda de Conversa

Após a abertura, teve início a mesa da Roda de Conversa, que contou com a participação de seis especialistas. O professor Joel Avruch Goldenfum abordou “O processo de construção da resiliência climática”, destacando sua experiência na gestão de riscos de desastres e recursos hídricos. Em seguida, o coordenador do itt Oceaneon da Unisinos, Gerson Fauth trouxe uma análise sobre “A Geologia das Enchentes”, detalhando os impactos dos eventos extremos no meio ambiente.

“As mudanças climáticas na biodiversidade” foi o tema do professor da Escola Politécnica, Juliano Morales de Oliveira, enquanto a gerente dos cursos EaD, Rosemary Francisco apresentou estudos sobre “IA na Educação: Casos Aplicados e Impactos na Aprendizagem”. O decano da Escola Politécnica, Sandro José Rigo complementou o debate trazendo “Perspectivas de IA na Educação”, abordando os avanços tecnológicos e suas implicações no ensino.

Encerrando as falas da mesa, a secretária Raquel Teixeira trouxe uma reflexão sobre a “Agenda da Educação (2025-2030)”, reforçando a necessidade de planejamento e políticas públicas para fortalecer a educação no país.

A mesa foi mediada pelo Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades, que conduziu também as interações entre os palestrantes e o público presente. O espaço para perguntas possibilitou um bate-papo enriquecedor entre os estudantes e os especialistas, fortalecendo a importância de discussões abertas sobre o futuro da educação.

A 3ª Roda de Conversa reforçou a relevância da formação docente na construção de uma sociedade mais resiliente e preparada para os desafios do futuro. O encontro evidenciou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos professores, seu papel é fundamental para transformar realidades e garantir que a escola continue sendo um espaço de sonhos e oportunidades.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar