Na manhã de segunda-feira, 02 de outubro, os alunos de Design dos dois campi realizaram uma visitação guiada pelo Museu de Artes do RS – MARGS, junto aos professores Andre Marques, Bibiana Horn, Gisele Becker e Maura Flores, como parte da programação da 32ª edição do Workshop de Design, grande evento do curso que vai do 2 a 6 de outubro.
Tudo iniciou com uma visita do coordenador do curso e professor Paulo Bittencourt à curadora do Margs, Cristina Barros, “A parceria se deu em busca de uma maior aproximação institucional do curso de Design da Unisinos com o museu, visando a religação dos saberes do Design com as artes”, aponta Paulo.
Visitação guiada
Antes de entrar no museu, do lado de fora, os alunos puderam conhecer mais sobre a história do prédio e analisar a sua arquitetura com o professor aposentado e vice-presidente da Associação de Amigos do MARGS Arnoldo Dobersteim. Ele abordou as escolhas arquitetônicas do prédio, falou sobre os seus significados e perguntou a eles o que mudariam no prédio, se pudessem.
Em seguida, o grupo de alunos foi direcionado ao segundo andar do museu para uma visitação guiada com o integrante do Núcleo de Curadoria do MARGS José Eckert, que falou sobre os artistas e as exposições que foram visitadas, e também explicou sobre as iniciativas que a equipe vem implantando para tornar o espaço mais inclusivo, como por exemplo, as duas maquetes táteis expostas logo na entrada do museu, que foram desenvolvidas em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc, para que as pessoas com deficiência visual possam fazer o reconhecimento tátil do lugar o qual estão visitando.
Guiados por Eckert, as turmas conheceram a exposição “Histórias ausentes”, de Hélio Fervenza, e as demais obras expostas no “Acervo em Movimento”, que é dedicado à exibição pública do acervo do museu, operado em um modelo de rotatividade de obras. No dia, o espaço contava com os respectivos enfoques: o primeiro sendo um diálogo e extensão à exposição da artista e professora Christina Balbão, e o segundo enfoque sendo a ampliação da amostragem dos têxteis no Acervo Artístico do Margs, com a coleção intitulada “A Tapeçaria”.
Por fim, os estudantes terminaram a visitação no auditório com a coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design e curadora-assistente do MARGS Cristina Barros, e o historiador e integrante do Núcleo Administrativo e de Programa Público, Pedro Osório. A conversa com os alunos envolveu a história do museu, as programações e a organização das três oficinas que são ofertadas ao público: “Mediação crítica”, “Conversas com artistas”, “Mediação em libras” e “Crianças no MARGS”.
Eles também aproveitaram a ocasião para debater sobre os pontos que gostariam que os alunos levassem em consideração ao realizarem os seus projetos, a partir do estudo realizado pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Margs, para conhecer melhor os tipos de públicos que frequentam o local e o que pode ser feito para melhorar a experiência dos mesmos.
Conhecendo o MARGS
As alunas do curso de Design da Unisinos, Andressa Xavier, de 18 anos, e Luiza Salvaterra também de 18 anos, contaram que nunca tinham visitado o MARGS, e disseram ter saído de lá impressionadas com a arquitetura do prédio.
“Como eu nunca tinha vindo, eu gostei bastante. As exposições estavam interessantes, mas o que eu mais gostei e achei bem interessante mesmo, foi a arquitetura do prédio. Ver os detalhes e andar por dentro dele foi muito legal”, relata Andressa.
A estudante Luiza disse ter gostado de analisar as obras e que a sua exposição favorita foi “A Tapeçaria”, presente no espaço do Acervo em Movimento.
“Eu gostei principalmente de olhar para as estátuas esculpidas, as pinturas e a própria decoração do museu mesmo”.
O que é o Workshop de Design
Em sua 32ª edição, o Workshop de Design é uma atividade acadêmica do curso de Design da Unisinos que ocorre semestralmente. Nele, os alunos de diferentes semestres têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso a partir de um desafio passado por uma instituição ou empresa parceira, que nesse semestre é o MARGS.
“A atividade acontece durante uma semana, iniciando na segunda e terminando na sexta durante os turnos da manhã e da tarde, como se fosse uma maratona de projeto, já que são trabalhos bem intensos por conta da duração e da demanda, pois geralmente a gente tem um cliente ou um briefing, que norteia essa atividade” ressalta a professora Bibiana Horn.
70 anos do MARGS
Com o questionamento, “Como o MARGS continua dialogando com a sociedade contemporânea aos seus 70 anos?” e o que lhes foi apresentado durante a visita ao museu, os estudantes do curso de Design tanto do campus São Leo quanto de Porto Alegre, divididos em grupos de seis a sete integrantes, terão como tarefa montar um projeto que apresente soluções para diversas questões. Dentre elas, a de como melhorar a experiência do visitante, como tornar o MARGS mais conhecido pela Região Metropolitana de Porto Alegre, e como integrá-lo à Praça da Alfândega.
Até o final da semana os grupos irão apresentar as suas ideias para o pessoal do Museu que dará feedbacks.
“Nessa edição, os alunos terão uma experiência imersiva como se estivessem fazendo um projeto dentro de um escritório de design ou uma agência de design para um cliente, nesse caso o MARGS. Então, durante a semana, os alunos vão fazer pesquisas, coletar dados e projetar soluções, fazendo entregas diárias dessas etapas do projeto, e no final na sexta-feira, vão apresentar suas soluções”, explica a professora Bibiana Horn.
A 32ª edição do Workshop de Design vai até sexta-feira (06/10). Para ficar sabendo das novidades do curso, acompanhe o Instagram deles.