Unisinos Lab - timbre
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Transformação social pela educação:

o caso OMUNGA

Acreditamos que design, inovação, educação e arte não são áreas dissonantes

Sobre

Timbre é um evento que oportuniza o diálogo entre design, inovação, educação e arte, não apenas a partir da voz dos convidados, mas da própria comunidade.

O timbre é uma iniciativa do grupo de pesquisa IODA e do PPG Design da Unisinos, em busca de harmonia entre as quatro áreas

A dinâmica do evento

Os encontros do timbre são divididos em:

  • Abertura: os diálogos começam por proposições artísticas
  • Provocações: a temática do encontro é explorada pelos convidados
  • Diálogos: a palavra passa à comunidade e o diálogo é aberto

Ao logo de todo o encontro, os participantes são convidados a registrarem seus pensamentos em um quadro colaborativo no Miro. Nossa proposta é criarmos um acervo de reflexões e conexões possíveis.

Confira e colabore com a playlist oficial do evento.

Participantes

Roberto Pascoal

Roberto Pascoal é de Joinville/SC, 41 anos, Publicitário e após atuar durante mais de 10 anos na área da comunicação, principalmente em rádios em Santa Catarina (2009), decidiu viver em regiões extremamente vulneráveis da África como Angola e Moçambique, além de conhecer regiões do sertão brasileiro.

É fundador da OMUNGA Grife Social (2013) e Presidente do Instituto OMUNGA (2017), organizações que possuem o propósito de potencializar liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças que vivem em regiões de distantes ou isoladas dos grandes centros. As ações de impacto acontecem por meio da construção de bibliotecas e formação continuada de professores onde poucas ou nenhuma organização social atua. A OMUNGA é um mundo melhor, por meio da educação.

Daniel Machado
Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille), Especialista em Fotografia pela Universidade Positivo e Graduado em Design também pela Univille. Atua como docente em disciplinas relacionadas à fotografia nos cursos de Publicidade e Propaganda, Cinema, Artes e Fotografia da Univille, como fotógrafo na área da moda e ensaios pessoais e como pesquisador utilizando a fotografia como instrumento de pesquisa cultural e histórica.

Ao pensar a fotografia como artefato cultural, possível de abrir lacunas históricas e culturais através da narrativa, Daniel intenciona um olhar dialético com o tema fotografado, resultando numa estética que perpassa padrões da linguagem fotográfica situando o interesse pelo outro como elemento central em suas fotografias.

Promoção

Grupo de Pesquisa IODA - Inovação Orientada pelo Design para construção de engajamento em ambientes de aprendizagem
Programa de Pós-Graduação em Design
Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação
15 de dezembro
Das 20h às 21h30
Online

Participe

Loading