Unisinos Lab - A Fenomenologia do Espírito de Hegel - Leitura e Análise
Logo LAB 3.0
CURSOS
PARA SE CANDIDATAR
MINHA CONTA
LINKS ÚTEIS
A UNISINOS LAB

Sobre

Seguindo os argumentos de Henrique de Lima Vaz, convidamos para participar de uma instigante leitura de um texto filosófico seminal da filosofia. Conforme o pensador, a “Fenomenologia do Espírito é uma obra, por tantos títulos original e mesmo única dentro da tradição do escrito filosófico, e que assinala em 1807 (o autor contava então 37 anos) a aparição de Hegel no primeiro plano de cena filosófica alemã. Tendo publi¬cado até então apenas artigos ou pequenos escritos mas tendo, por outro lado, amadurecido durante os anos do seu ensinamento na Universidade de lena (1801-1806) as grandes linhas do seu sistema no confronto com os grandes mestres do Idealismo alemão, sobre¬tudo Kant, Fichte e Schelling, Hegel pretende fazer da Fenomeno-logia o pórtico grandioso desse sistema que se apresenta orgulho¬samente como Sistema da Ciência. No entanto, a arquitetura e a es¬critura desse texto surpreendem. Não é uma meditação no estilo cartesiano, nem uma construção medida e rigorosa como a Crítica da Razão Pura, nem um tratado didático como a Doutrina da Ciência de Fichte. Sendo tudo isto, é sobretudo a descrição de um caminho que pode ser levado a cabo por quem chegou ao seu termo e é capaz de rememorar os passos percorridos; o próprio filóso¬fo na hora e no lugar da escritura do texto filosófico, Hegel no seu tempo e história e na lena de 1806. Esse caminho é um caminho de experiências e o fio que as une é o próprio discurso dialético que mostra a necessidade de se passar de uma estação a outra, até que o fim se alcance no desvelamento total do sentido do caminho ou na recuperação dos seus passos na articulação de um saber que o funda e justifica. Quem fala de experiência fala de sujeito e signifi¬cação, de sujeito e objeto. A intenção de Hegel na Fenomenologia é articular com o fio de um discurso científico - ou com a necessi¬dade de uma lógica - as figuras do sujeito ou da consciência que se desenham no horizonte do seu afrontamento com o mundo objetivo.” (Vaz, 2003, p. 13)

Objetivos

Analisar o texto da Fenomenologia do Espírito de Hegel através da leitura crítica e atenta dos seus capítulos.

Pré-requisitos

Não há.

Sobre o(a) ministrante/palestrante

Inácio Helfer

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS
Grupo de pesquisa CNPQ “Filosofia Política, Normatividade e Dialética”

Local Online
Públicos habilitados Aluno Graduação UnisinosAluno Lato Senso UnisinosAluno Estrito Senso UnisinosProfessor UnisinosFuncionario UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Egresso UnisinosAluno Outras InstituiçõesPúblico GeralAluno RJE
Competências Autonomia e autogestão do conhecimentoColaboraçãoComunicaçãoFormação culturalResponsabilidade socioambientalSenso crítico-reflexivo e resolução de problemas
Certificado Será fornecido certificado de participação a todos que estiverem inscritos no evento e confirmarem sua presença.
No online: O link de acesso a sala ficará disponível na "Área do Participante" após a inscrição. Só será fornecido certificado de participação para quem estiver inscrito no evento e confirmarem sua presença ao acessarem o link da transmissão através da "Área do Participante". A confirmação de presença só será validada para quem ingressar pelo link do evento disponível no site.
Ponto de atenção: Acessar o link de transmissão por outras ferramentas que não sejam o site oficial, não será computada a sua presença e não será emitido certificado.
Os certificados estarão disponíveis em até 10 dias úteis, na Área do Participante.

Eventos

Duração 25h 30 minutos
Período da atividade 06/03/2024 - 03/07/2024
Horários Início: 06/03/2024 (Quarta-feira) às 15h00 Fim: 03/07/2024 (Quarta-feira) às 16h30
Período de inscrição 23/04/2024 - 03/07/2024
Investimento Gratuito

Você pode gostar

Loading