E-book
2º Simpósio de Práticas Inovadoras
Colégio Medianeira - Simpósio de Práticas Inovadoras - 2024
Apresentação
A aprendizagem integral e a formação continuada sob uma perspectiva inaciana — Mayco A. Martins Delavy
Com grande alegria, apresentamos à sociedade uma breve síntese do que foi discutido no 2º Simpósio de Práticas Inovadoras do Colégio Medianeira, realizado entre os dias 16 e 19 de outubro de 2024. Como educadores inacianos, reconhecemos “a importância de um currículo inovador, pautado nas condições históricas e nas infâncias e juventudes do tempo presente. A mudança é condição histórica permanente e, como tal, demanda as renovações necessárias, como uma tarefa permanente no trabalho educativo” (REDE JESUÍTA DE EDUCAÇÃO, 2024, p. 24).
Como corpo docente formado por pesquisadores e pesquisadoras, intelectuais atentos às condições materiais em que se desenrolam as opções históricas, as categorias de tempo, espaço, política, sociedade e educação são apreendidas sob uma perspectiva hermenêutica que vê na educação um caminho de transformação social.
O evento de abertura contou com a palestra do Prof. Dr. Miguel Arroyo, que destacou os “paradigmas” que, por vezes, norteiam a ação docente (fechamento, negação da alteridade e das subjetividades, negação da desigualdade social e epistemológica). Diante disso, nos convidou a “nos atrever” a “ler, pensar, ser, repensar”. Tal convite nos abre o campo sonhado da educação integral do possível, respeitando as totalidades corpóreas que somos e desfazendo, por meio do ato de pensar, as estruturas bancárias que ainda hoje ameaçam a escola brasileira, disputando a autoria dos projetos, processos e do currículo.
Esse território em disputa envolve a construção das imagens e autoimagens dos professores e professoras: “Na realidade, não é tanto o currículo que está em disputa, mas a docência, o trabalho, a liberdade criativa dos trabalhadores em educação. Está em disputa o conhecimento, a cultura e sua rica diversidade” (ARROYO, 2013, p. 43). Ao materializarmos e socializarmos as nossas produções metodológicas e científicas, comunicamos à sociedade o nosso desejo de autoria e defesa do professor como um intelectual orgânico a serviço, para e com os demais, pois “ou controlamos (e partilhamos) os currículos ou seremos controlados em nossas autorias” (2013, p. 43).
Com o tema Metodologias transformadoras, afetos e tecnologias: caminhos para a aprendizagem integral, a comunidade ousou sonhar alto, projetando, desde uma perspectiva da razão pública transformadora, a sala de aula que desejamos para nossos estudantes como um exercício de escuta e problematização entre pares.
Diante desses questionamentos, voltamo-nos para a educação jesuíta, que nos convida a pensar a partir de uma tradição viva que situa o campo educacional no contexto dos desafios do presente. A formação integral que sonhamos ocorre nesse território disputado de narrativas e práticas. A formação de sujeitos sociais (ARROYO, 2013), que intervenham no espaço coletivo, precisa, intencionalmente, reconhecer esse jogo entre o discurso e a ação para inacianamente sermos capazes de experienciar, refletir e agir com os estudantes.
Partindo desse princípio e fundamento, nossos currículos se revelam como sínteses das diferentes culturas presentes em nossa sociedade, visando contribuir para uma formação plena dos educandos. Nessa perspectiva, focalizamos a constituição de sujeitos éticos, estéticos, espirituais e sensíveis à condição humana e à vida do planeta, que também enfrenta um delicado processo de transformação diante dos novos desafios das inteligências generativas, submissas à lógica economicista que exclui, domina e destitui de dignidade o humano. Esse cenário evidencia o papel fundamental da educação para o entendimento dessas mudanças e para o fomento do pensamento crítico em relação a elas.
Os textos agora tornados públicos de modo abrangente reforçam o nosso modo de escutar, ensinar, partilhar e aprender. O livro, portanto, está organizado em 7 capítulos que fazem referência aos seguintes eixos: Educação e tecnologias, Metodologias ativas e protagonismo estudantil, Integração curricular, educação bilíngue e pesquisa, Sustentabilidade e cidadania global, Acompanhamento, avaliação e Mapa de Aprendizagens e Comunicação não violenta e afetividade. No 8º capítulo, concluímos com 12 pôsteres das pesquisas realizadas ou em curso pelos educadores e educadoras do Colégio Medianeira.
Nosso profundo agradecimento a todos e todas envolvidos/as na organização do evento.
Uma excelente leitura.