Você no mercado
Antes mesmo de se formar, você vai experimentar a sua futura profissão em um estágio supervisionado, o que vai abrir portas no mercado de trabalho. As certificações que você vai receber ao longo do curso também vão te ajudar a conseguir aquela vaga que estiver de olho. Como assim? Ao concluir grupos específicos de atividades acadêmicas, você conquista uma certificação que comprova para o mercado que já aprendeu as competências necessárias para atuar como Assistente de Análises Químicas e Controle de Qualidade, por exemplo.
Como você experimenta diversas possibilidades ao longo do curso, a escolha da sua carreira se torna um processo natural – e o mercado de trabalho para engenheiros químicos é recheado de oportunidades. O engenheiro químico atua em todo o processo produtivo na transformação de matérias-primas em produtos finais, que abrange o desenvolvimento, análise e controle de processos químicos industriais, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e materiais, o controle de qualidade, o tratamento de efluentes e o gerenciamento ambiental.
Um dos caminhos possíveis é o de empreender. A proximidade da Unisinos com a incubadora Unitec, do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, pode transformar suas ideias em um plano de negócio, como já aconteceu com vários projetos desenvolvidos por alunos do curso.
Já em organizações, você pode atuar em diversos segmentos da indústria, como plásticos e borrachas, petroquímico, oleoquímica, tintas e vernizes, área ambiental (águas e efluentes), energia, papel e celulose, material de construção civil, fertilizantes, biotecnologia, couro, novos materiais, fármacos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene, etc.
Outros espaços de trabalho para engenheiros químicos são instituições de pesquisa, órgãos públicos e instituições de ensino. Se quiser seguir a carreira acadêmica, os Institutos Tecnológicos da Unisinos são ótimos lugares para começar. E, atenção: concursos na área de perito e Química Forense também estão em alta!