Sobre o Espaço Colaborativo

O Espaço Colaborativo foi criado em 2018 com o objetivo de integrar ações de Extensão Universitária já realizadas na Unisinos, assim como promover e apoiar futuras iniciativas.

Desde então, o Espaço Colaborativo vem desenvolvendo as seguintes funções:

  • Orientação de professores, alunos e funcionários sobre Extensão Universitária e a formalização de ações;
  • Articulação e fomento de ações extensionistas nas diversas modalidades (programas, projetos, cursos, eventos, etc);
  • Divulgação das ações extensionistas;
  • Organização e produção de atividades (eventos, cursos) e de publicações (relatórios, artigos);
  • Criação e gestão de programas extensionistas (PRAEX);
  • Administração do espaço físico no térreo da Biblioteca do Campus São Leopoldo.

Tal espaço também procura responder a uma demanda da Resolução Nº 7, de 18 de Dezembro de 2018 que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201 que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, o qual define que as instituições de ensino superior devem “Assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

A intenção é que o espaço possua as conotações de um laboratório em que os participantes são convidados a criar, experimentar e materializar seus projetos. Neste espaço, serão desenvolvidas competências como o pensamento projetual, a atitude empreendedora e o senso crítico-reflexivo, através da aprendizagem mútua e coletiva.

O Espaço Colaborativo encontra-se no andar térreo da Biblioteca no Campus São Leopoldo.

O Espaço Colaborativo também está comprometido em contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, desde 2019, através de articulação realizada pela UAGRAD e pelo Espaço Colaborativo, a Unisinos é membro do United Nations Academic Impact (UNAI).

A United Nations Academic Impact (UNAI) é uma iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição para a realização de seus objetivos e mandatos, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

Desde 2010, a UNAI criou uma rede vibrante e diversa de estudantes, acadêmicos, cientistas, pesquisadores, think tanks, instituições de ensino superior, educação continuada e associações educacionais. Existem mais de 1400 instituições membros em mais de 147 países que atingem mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas.

Em 2021, a Unisinos foi convidada pela UNAI para ser a universidade de referência do ODS 11 “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Saiba mais em Notícias Unisinos.

Programas Extensionistas Residentes do Espaço Colaborativo

Os Programas Extensionistas Residentes são as ações extensionistas prioritárias do Espaço Colaborativo e que estão alinhadas com os seguintes critérios:

  • Contribuição para o alcance de um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
  • Alinhamento com as áreas de atuação acadêmica e foco das ações sociais, ambientais, econômicas e culturais que encontram-se no PDI Unisinos;
  • Envolvimento de diversos cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação da Unisinos;
  • Formalização enquanto PRAEX – Programa de Prática Acadêmica de Extensão Universitária ou iniciativa do CCIAS – Centro de Cidadania e Ação Social UNISINOS;
  • Articulação e fomento a um Território Extensionista.

São eles:

  1. Programa Tarin (AE120008)
  2. Programa Cidades Sustentáveis (AE120019)
  3. Programa de Apoio à Rede Solidária São Leo (AE120022)