A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mantida pela Associação Antônio Vieira (ASAV) – entidade sem fins lucrativos, vinculada à Companhia de Jesus -, é uma instituição de educação superior de direito privado e de natureza comunitária e confessional. A Unisinos está entre as três melhores universidades privadas do país conforme o The Emerging Economies University Rankings 2021 da revista britânica Times Higher Education (THE).

A responsabilidade socioambiental na Unisinos é um direcionamento iluminador para o seu planejamento e suas ações, tanto em nível de ensino, de pesquisa, de extensão, quanto em nível de gestão. É uma dimensão transversal que garante a produção de conhecimento, a formação de profissionais e o impacto gerado no contexto, com foco na missão da universidade. O conceito de responsabilidade socioambiental abrange três grandes conjuntos de ações: ações voltadas para o reconhecimento da dignidade na diversidade; ações voltadas para políticas de superação das desigualdades sociais; e ações voltadas para o cuidado para com os bens da natureza.

A Unisinos se destaca pela manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela ISO 14001 nos Campi de São Leopoldo e de Porto Alegre, desenvolvendo projetos de apoio a comunidades da região do Vale dos Sinos com vistas à solução de problemas ambientais específicos. Nos demais espaços em que desenvolve suas atividades, a Universidade tem como premissa as práticas de preservação, conservação e controle ambiental.

A universidade oferece bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental. O mestrado em Arquitetura e Urbanismo possui duas linhas de atuação: a linha Cidades aborda a gestão urbana e os novos processos tecnológicos que permitem a gestão do ambiente sustentável; a linha Edificações aborda o projeto arquitetônico sustentável e tem como foco as relações entre novas tecnologias e processos de projeto e construção. Na área da Administração, o mestrado e o doutorado possuem uma linha de pesquisa voltada à sustentabilidade, englobando empreendimentos sociais, gestão ambiental, certificações internacionais (ISO, OSHAS, etc.), entre outros. Na Engenharia Civil há linhas focadas na otimização de processos visando à minimização da geração de resíduos sólidos e na reciclagem e disposição final de resíduos. E no mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica há a linha de pesquisa Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia que estuda o desempenho de sistemas energéticos a partir de técnicas de otimização, aplicação de sistemas de energia renovável, aplicações de materiais econômica e ambientalmente mais sustentáveis, avaliação e minimização de impactos ambientais associados aos sistemas construtivos, edificações e processos industriais em geral.

O Programa de Extensão Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo é um espaço experimental dos alunos, que opera no formato de estúdio de desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos e consultoria técnica à população local, em estado de vulnerabilidade social que não possui acesso a esse tipo de serviço. Em 2020, foi criado o Programa de Extensão Cidades Sustentáveis cujo objetivo é contribuir, através da atuação de diferentes cursos e Escolas da Unisinos, para o alcance do ODS 11. O programa conta com projetos realizados junto a comunidades e também estão alinhados com os princípios para um novo paradigma urbano presentes no documento The City We Need 2.0.

Ainda no campo da Extensão, possui ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de territórios como o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos, Projeto Técnico Cultural Banco de Alimentos, Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários, Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade, entre outros.

São realizados diversos eventos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contando com ampla participação dos alunos, como o seminário ‘O direito à moradia em direção às cidades sustentáveis’, ‘Unisinos Desafia’ workshop que busca a cocriação de soluções criativas de impacto, ‘Semana Acadêmica da Escola Politécnica’, ‘Conexão Pesquisa’ que integra eventos que dialogam sobre ensino, pesquisa e extensão e ainda inúmeras aulas abertas com participação de convidados para discussões a respeito dos 17 ODS.

O Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos, criado há mais de 20 anos, tem como objetivo fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador, e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região. Abriga empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais.

O Tecnosinos possui o Programa GreenTech Park desenvolvido para sensibilizar e promover a gestão sustentável junto às empresas que compõem o Parque Tecnológico, oferecendo diagnóstico e planos orientados de autoimplementação possibilitando o aperfeiçoamento ambiental dentro dos objetivos e metas que cada organização se propõe a atingir, disseminando ações socioambientais e agregando valor aos negócios. Está ainda em conformidade com normas de certificação como a ISO14001, CERNE e Sistemas de Gestão Ambiental (SGA).

Desde 2018, é realizado o Desafio Moving the Cities, uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 – rede composta por sete universidades alemãs da área de ciências aplicadas – e a universidade FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade.

Outras atividades realizadas em 2021 com a temática Cidades e Comunidades Sustentáveis:

Disciplina “Cidades Audiovisuais, Inteligentes e Sustentáveis”. 

Cartografia social das ocupações urbanas de São Leopoldo.

23/09 – webinar Cidades sustentáveis: o que aprendemos com a COVID 19 realizado com a United Nations Academic Impact

05/10 – TEDxUnisinosSalon “Cidades em Transformação”

20/10 – Painel Comunidades Sustentáveis e Certificação ISO 14001 na Semana Acadêmica da Escola Politécnica

20/10 – Palestra Soluções baseadas na Natureza para Cidades Sustentáveis com Mauricio Madalena

21/10 – Palestra Arquitetura Comunitária: narrativas para projetos regenerativos com Patrícia de Freitas Nerbas

22/10 – TEC Experience – Como abordar a ODS “Cidades e Comunidades Sustentáveis” para as empresas?

23/10 e 06/11 – Maratona de Dados Unisinos – Cidades e Comunidades Sustentáveis