Ações Extensionistas

Ações Extensionistas são atividades curriculares ou extracurriculares em que ocorre a interlocução entre a universidade e a sociedade em seu sentido amplo. Paulo Freire conceituou a Extensão Universitária como “comunicação de saberes”, os acadêmicos e os da vida: diálogo e reflexão sobre a realidade concreta. A extensão também pode ser pensada como ação junto às comunidades e em conjunto com elas, mediatizada pela realidade e vivenciada por todos os sujeitos nesse processo. Cabe ressaltar que qualquer atividade de extensão universitária, para que possa ser caracterizada como tal, pressupõe o protagonismo dos alunos em todas as etapas de sua organização e desenvolvimento, e não sua mera participaçãoPortanto, deve ser supervisionada por professores ou técnicos da instituição, contribuindo para o ensino e a pesquisa e sendo por eles alimentada.

Na Unisinos, as modalidades de Ações Extensionistas são as seguintes:

Veja abaixo vídeos de algumas ações extensionistas realizadas na Unisinos.

Apoio à Rede Solidária São Leo

Diversos cursos de Graduação da Unisinos apoiam a Rede Solidária São Leo através de ações desenvolvidas em Atividades Acadêmicas. No vídeo, são apresentadas ações dos cursos de Serviço Social, de Gestão para Inovação e Liderança – GIL e do Jornalismo.

Vídeo produzido pela Agexcom | Agência Experimental de Comunicação da Unisinos.

Parceria entre a Fundação Fé e Alegria (POA) e o curso de Arquitetura e Urbanismo 

Na Atividade Acadêmica de Práticas Urbanas I – Paisagem da Cidade, as alunas e os alunos desenvolveram projetos de espaços abertos localizados no entorno da Fundação Fé e Alegria, no bairro Farrapos, em Porto Alegre. 

Vídeo produzido pela Agexcom | Agência Experimental de Comunicação da Unisinos.

UniTelecuidado

Estudantes dos cursos da Escola da Saúde participaram do projeto UniTelecuidado, uma unidade de tecnologia, de informação e de comunicação (TIC) em saúde para a promoção, a educação e o cuidado em saúde, como também para a prevenção de doenças no município de São Leopoldo/RS. O foco da atuação foi o acompanhamento e monitoramento dos pacientes positivados por COVID-19.

Vídeo produzido pela Agexcom | Agência Experimental de Comunicação da Unisinos.

Oficina de Reparos Elétricos

A ideia da oficina surgiu a partir de um desejo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD São Leopoldo. Conforme Cristina Machado Gomes, aluna de psicologia e estagiária no CAPS-IJ e CAPS-AD em São Leopoldo, o desejo era de aproximar os usuários do CAPS-AD com a Universidade para fazer a socialização deles com os alunos e com o ambiente universitário. Por outro lado, de acordo com Rodrigo Figueiredo, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, eles já estavam buscando uma situação de colocar os alunos em contato com uma realidade diferente daquela só técnica. Partiram então para um diálogo com o CAPS-AD para pensarem juntos uma qualificação para seus usuários em função também da demanda por oportunidade de trabalho e acesso à escola.