O profissional liberal é um profissional de nível superior devidamente registrado em seu respectivo conselho de fiscalização profissional. Alguns cursos não autorizam que o estágio seja através de profissionais liberais, então, cabe ao professor essa análise.
O profissional liberal tem formação em determinado ramo/área do conhecimento, que pode ser obtida pela graduação ou curso técnico. Ele é registrado em um conselho de classe ou ordem - como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pode trabalhar como pessoa física com vínculo trabalhista ou autônomo.
Para se enquadrar como um profissional liberal precisa ter a formação e o registro no conselho.
O aluno deve realizar o cadastro informando o CPF do Profissional Liberal, o mesmo deve ser o seu supervisor local, e é obrigatório informar o número do registro profissional.
Exemplos de profissionais liberais: Advogados, Engenheiros, Arquitetos, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Médicos, Dentistas, entre outros que possuem o registro junto ao conselho profissional.
O profissional autônomo sem formação não se enquadra como um profissional liberal, neste caso, não é possível realizar um estágio com profissionais autônomos sem formação.
O profissional autônomo com formação, porém, sem registro profissional, não é possível realizar um estágio com profissionais que não possuem registro junto ao conselho profissional.
Exemplos de profissionais autônomos: Costureira, doceira, professor particular (não é registrado em um conselho), organizadores de festa, consultores autônomos, prestador de serviços, vendedores autônomos, fotógrafos, produtores, editores, entre outros que não possuem nível superior com registro profissional.