Fotografia

Fotografia

Na graduação em Fotografia você se capacita para traduzir a realidade visível com sensibilidade e técnica a partir do domínio da linguagem fotográfica.

Tecnológico

  • TURNO

    Noturno

  • DURAÇÃO

    3 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

CLIQUE E INSCREVA-SE

SOBRE O CURSO

Reflexão através das lentes

Se você tem curiosidade, pode desenvolver essa competência e muitas outras na graduação em Fotografia da Unisinos, onde você aprende a dominar a linguagem fotográfica entrelaçando arte com ciência e emoção com conhecimento.

Sabe quando você fica impressionado com o clique de um fotógrafo? Então. Ele articulou técnica, arte e ciência para ativar emoções e provocar reflexões em quem aprecia uma imagem.

Na sua trajetória na universidade, você aprende como articular esses conhecimentos com experiências em laboratórios e equipamentos sofisticados. Tudo para que busque a excelência tẽcnica com o olhar autoral e subjetivo em relação à arte fotográfica. Ou seja: descubra o seu caminho, a sua identidade na prática da fotografia.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Laboratório de Fotografia 

Laboratório e Estúdio de Fotografia 

Sala Conecta 

Workshops

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Salas de aula - Campus São Leopoldo

Auditórios

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Mentoria: Você não está sozinho

A mentoria é um dos pontos mais legais desse novo movimento da Unisinos: os professores vão acompanhar você para ajudar a conectar seu propósito de vida a seus objetivos profissionais e, se você precisar de uma ajuda a mais para planejar o futuro, pode contar com o Unisinos Carreiras

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Você vai desenvolver competências em experiências práticas de aprendizagem durante oficinas, projetos experimentais e em laboratórios que resgatam a essência da fotografia

Produzir é uma premissa do curso. Ao longo dos seis semestres você realiza dez oficinas e três projetos experimentais em fotografia. Assim, empreender é uma competência que você desenvolve espontaneamente a cada novo desafio. Da mesma forma, sua técnica e subjetividade, que evoluem e se transformam continuamente.

Em espaços de aprendizagem como o Laboratório Fotoquímico, você amplia o seu repertório técnico e artístico conhecendo processos de revelação e manipulação de imagens.

Claro, você vai expor o seu trabalho além dos espaços da universidade. Por meio de parceiros, como o Barraco Cultural/Galeria Mascate, os alunos têm a possibilidade de exporem os seus trabalhos finais e, assim, dar visibilidade ao portfólio que construíram desde o primeiro semestre do curso.

GRADES CURRICULARES

Porto Alegre

São Leopoldo

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

Após concluir o curso, leve o seu olhar para onde a sua subjetividade e vontade de criar o novo mandar.

O mercado oferece espaço para fotógrafos autônomos e para aqueles que desejam ingressar em uma empresa para desenvolver narrativas. Você pode ser especialista em um formato ou tema específico; como fotos de animais para exposições, leilões e concursos, por exemplo; ou ter uma abordagem única que permite imergir em qualquer tema e criar narrativas. Nesse caso, você pode ser um fotógrafo especialista em contar histórias através de imagens. Também conhecido como fotodocumentarista.

Quem pode demandar o seu trabalho são estúdios, jornais, revistas, emissoras de televisão, sites e agências de publicidade para fotografar pessoas, produtos, o meio ambiente, museus, galerias e até mesmo colaborar com bancos de imagens.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


MARINA CHIAPINOTTO

Mestrado em Ciências da Comunicação

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - Ramal 1322

Atendimento:
Segundas-feiras, das 14h às 18h.
Quintas-feiras, das 14h às 18h.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Notícias da Escola Indústria Criativa

INSCRIÇÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Para realizar a sua inscrição, é necessário que você possua um CPF.

Candidatos estrangeiros que não possuam CPF devem entrar em contato com o Atendimento Unisinos para realizar sua inscrição, 51 3591 1222.

Informe os dados abaixo: