Engenharia de Energia

Engenharia de Energia

Na faculdade de Engenharia de Energia da Unisinos você estuda formas de produzir, distribuir, gerir e utilizar eficientemente a energia, levando em conta aspectos ambientais e socioeconômicos.

Bacharelado

  • TURNO

    Manhã

  • DURAÇÃO

    5 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

CLIQUE E INSCREVA-SE

SOBRE O CURSO

Energia para crescer

Chave para o desenvolvimento sustentável, o setor energético precisa de profissionais capazes de trabalhar com todas as fontes que compõem a matriz energética brasileira: renováveis (como a energia hídrica, solar, eólica ou de biomassa) ou não renováveis (como a energia gerada pelo petróleo, carvão, gás natural ou urânio). Todas elas você conhece durante a graduação em Engenharia de Energia.

Com visitas e viagens técnicas e participação em projetos aplicados, você é capaz de compreender os fundamentos de engenharia e aplicar esse conhecimento para resolver problemas na produção, processamento, armazenamento, distribuição e utilização da energia utilizando várias técnicas como a síntese, análise, projeto e estudos de caso.

Durante o curso, você também pode concorrer a vagas de intercâmbio remunerado em universidades francesas, por meio do convênio da Unisinos com a Capes/Brafitec.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Laboratório de Fenômenos de Transporte 

Laboratório de Química 

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores 

Laboratório de Programação e Projetos Eletrônicos 

Laboratório de Termodinâmica 

Laboratório de Instrumentação Eletrônica 

Laboratório de Máquinas Elétricas 

Laboratório de Motores, Combustíveis e Combustão 

Laboratório de Fontes Renováveis de Energia 

Laboratório de Física

Laboratório de Informática

Sala Conecta 

Auditórios

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Mentoria: Você não está sozinho

A mentoria é um dos pontos mais legais desse novo movimento da Unisinos: os professores vão acompanhar você para ajudar a conectar seu propósito de vida a seus objetivos profissionais e, se você precisar de uma ajuda a mais para planejar o futuro, pode contar com o Unisinos Carreiras

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Laboratórios modernos potencializam a sua experiência prática para vivenciar dentro da universidade a realidade do setor de energia.

Você aprende em disciplinas que proporcionam uma formação geral de engenharia e temas específicos do curso, como: recursos energéticos e ambientais, fontes renováveis de energia, legislação ambiental, mercado e legislação de energia, tecnologias de conversão energética, planejamento energético; alternativas energéticas; gestão de sistemas energéticos; economia e racionalização de energia; sustentabilidade; produção, distribuição e uso da energia e política energética.

Nos laboratórios, você experimenta e conhece a aplicação dos conhecimentos. Entre os espaços de aprendizagem disponíveis, estão os laboratórios de: fontes renováveis de energia; combustíveis e combustão; fenômenos de transportes; microprocessadores e microcontroladores; química; termodinâmica, entre outros.

Assim, o aluno pode testar seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de projetos aplicados.

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

O desafio global em busca de novas fontes de energia e a preocupação com o desenvolvimento sustentável torna fácil a inserção no mercado de trabalho

Quando concluir a graduação em Engenharia de Energia, você pode trabalhar em indústrias e empresas, como usinas de etanol e biodiesel, além de companhias de transporte e distribuição de gás natural. Também pode atuar em indústrias de transformação e no desenvolvimento de tecnologias de geração de energia mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.

Pelo papel estratégico que a energia tem no desenvolvimento de cidades, estados e países, o engenheiro de energia é figura fundamental na implementação de soluções nos processos de geração, armazenamento, transmissão e distribuição. Podendo, assim, atuar no setor público, em projetos de eficiência energética; ou no setor privado, em usinas de etanol e biodiesel, companhias de transporte de gás natural e indústrias de desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


JOÃO OLEGÁRIO DE OLIVEIRA DE SOUZA

Doutor e mestre em Computação Aplicada

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - Ramal 1780

Atendimento:
Segundas-feiras, das 13h45 às 16h45 e das 18h15 às 19h15.
Terças-feiras, das 13h45 às 16h45 e das 19h às 20h.
Quartas-feiras, das 13h45 às 16h45 e das 18h15 às 19h15.
Quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.
Sextas-feiras, das 18h15 às 19h15.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Notícias da Escola Politécnica

INSCRIÇÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Para realizar a sua inscrição, é necessário que você possua um CPF.

Candidatos estrangeiros que não possuam CPF devem entrar em contato com o Atendimento Unisinos para realizar sua inscrição, 51 3591 1222.

Informe os dados abaixo: