Engenharia de Alimentos

Engenharia de Alimentos

No curso de Engenharia de Alimentos você aprende em laboratórios a descobrir ingredientes e inovar o mercado com alimentos saborosos e de qualidade.

Bacharelado

  • TURNO

    Noturno

  • DURAÇÃO

    5 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

CLIQUE E INSCREVA-SE

SOBRE O CURSO

Inovação que vai à mesa

A faculdade de Engenharia de Alimentos da Unisinos é um curso com foco prático. Muitos fatores contribuem para isso. Um deles é que você tem à disposição 2000 m² de laboratórios e usinas-piloto dedicados exclusivamente para o curso. Outro fator é que, durante as experiências de aprendizagem, as atividades são focadas na solução de problemas reais, na pesquisa e na inovação tecnológica. E tem muito mais.

Ao estudar processos de industrialização de alimentos, você é incentivado a aplicar recursos naturais para fins alimentares e não-alimentares. Por exemplo: utilizar extratos vegetais como conservantes, gorduras como combustível e fabricação de bioembalagens. Assim, você se prepara para inovar no mercado desde a realização dos trabalhos acadêmicos.

Por falar em inovação, com a aplicação de conhecimentos de ciências exatas, biológicas e tecnológicas, você aprende a desenvolver novos produtos alimentícios e soluções inovadores nos processos produtivos. Sempre com os olhos para o seu desenvolvimento profissional, pois, ao longo do curso, ocorrem atividades de integração com empresas e indústrias do setor, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Laboratório de Fenômenos de Transporte 

Laboratório de Química

Mini Usina de Cereais e Derivados 

Laboratório de Microbiologia de Alimentos

Miniusina de Carne e Derivados 

Miniusina de Leite e Derivados 

Laboratório de Análise de Alimentos e Bioprodutos 

Laboratório de Operações Unitárias 

Laboratório de Termodinâmica 

Laboratório de Valorização e Caracterização de Materiais 

Laboratório de Instrumentação Eletrônica 

Laboratório de Análise Ambiental 

Laboratório de Processos e Protótipos Mecânicos 

Laboratório de Hidráulica e Pneumática 

Laboratório de Eletrotécnica e Instalações Elétricas 

Laboratório de Física 

Sala Conecta

Laboratório de Informática

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Auditórios

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Mentoria: Você não está sozinho

A mentoria é um dos pontos mais legais desse novo movimento da Unisinos: os professores vão acompanhar você para ajudar a conectar seu propósito de vida a seus objetivos profissionais e, se você precisar de uma ajuda a mais para planejar o futuro, pode contar com o Unisinos Carreiras

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Na Unisinos você tem atividades práticas para inovar antes mesmo de chegar ao mercado de trabalho.

Tudo o que envolve o processo de industrialização dos alimentos você aprende no curso de Engenharia de Alimentos. Da definição de matérias-primas, passando pelo desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade, processos tecnológicos, conservação e armazenamento. Sabia que muitas vezes uma melhoria em um produto passa somente pelo aprimoramento de uma etapa, como, por exemplo, a conservação? Por isso você vivencia cada etapa durante o curso.

Nessa trajetória dentro da Unisinos, você também estuda e articula conteúdos de formação básica (matemática, química, física, estatística e desenho), formação profissional (Bioquímica, Análise e Microbiologia de Alimentos, Processamento de Alimentos, Planejamento e Projetos e Operações Unitárias) e de formação complementar (ética sociologia e humanismo).

Assim, você se prepara para atuar no mercado de forma inovadora, transformadora e humana.

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

O egresso da Engenharia de Alimentos se depara no mercado de trabalho com uma indústria em transformação e muitas oportunidades

Enquanto a sociedade se conscientiza da importância da segurança alimentar e de alimentos saudáveis, o Engenheiro de Alimentos é o profissional que vai garantir que as exigências cada vez maiores por qualidade, praticidade e inovação nos produtos alimentícios se concretize. E não somente para as pessoas.

Um dos segmentos que mais cresce e pelos mesmos motivos é o de alimentação animal. Atualmente, animais demandam alimentos funcionais da mesma forma que a indústria de alimentação humana.

Para todos os gostos, é o Engenheiro de Alimentos que descobre e define ingredientes, nutrientes e sabores de novos alimentos. Com garantia de qualidade e segurança, sem deixar de ser gostoso.

Essa busca por novas experiências alimentares pode ocorrer em diversos segmentos da indústria, como desenvolvimento dos produtos, na logística de distribuição e nos cuidados com a embalagem e a conservação, em laboratórios, fabricantes e em supermercados. Afinal, cada etapa do processo ajuda a garantir a qualidade que chega nas prateleiras e vai ao prato.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


JANICE DA SILVA

Doutorado em Engenharia

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - ramal 1712

Atendimento:
Segundas-feiras, das 14h às 18h30.
Terças-feiras, das 14h às 18h30.
Quartas-feiras, das 17h30 às 18h30.
Quintas-feiras, das 17h30 às 18h30.
Sextas-feiras, das 9h às 12h.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Notícias da Escola Politécnica

INSCRIÇÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Para realizar a sua inscrição, é necessário que você possua um CPF.

Candidatos estrangeiros que não possuam CPF devem entrar em contato com o Atendimento Unisinos para realizar sua inscrição, 51 3591 1222.

Informe os dados abaixo: