Engenharia da Computação

Engenharia da Computação

A graduação em Engenharia da Computação da Unisinos é o único curso do estado de computação aplicada às engenharias.

Bacharelado

  • TURNO

    Noturno

  • DURAÇÃO

    5 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

CLIQUE E INSCREVA-SE

SOBRE O CURSO

Engenheiro conector

O papel do engenheiro da computação é o de propor soluções inovadoras para diferentes problemas e desafios de profissionais da Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Por isso, você aprende a desenvolver sistemas de software e hardware, projetar e implementar redes de computadores, gerenciar bancos de dados e desenvolver métodos e técnicas de automação e controle para diferentes segmentos.

Na Unisinos esse aprendizado ocorre de forma muito próxima do mercado. Ao lado da Escola Politécnica, onde ocorrem as experiências de aprendizagem, fica o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) e a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Unisinos (Unitec), onde residem empresas do setor e empreendedores têm seus negócios incubados.

Dentro da universidade, você pode participar de linhas de pesquisa com atividades de iniciação científica em robótica e inteligência artificlal. Assim, tem a oportunidade de colaborar com professores e estudantes de outras engenharias, como a Engenharia Elétrica, Eletrônica e a Engenharia de Controle e Automação.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Laboratório de Eletricidade 

Laboratório de Química 

Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores 

Laboratório de Suprimentos 

Laboratório de Programação e Projetos Eletrônicos 

Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital 

Laboratórios de Ensaios Mecânicos 

Laboratório de Termodinâmica 

Laboratório de Instrumentação Eletrônica 

Laboratório de Eletrotecnica e Automação 

Laboratório de Informática

Laboratório de Física

Sala Conecta

Biblioteca - Campus São Leopoldo

Auditórios

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Mentoria: Você não está sozinho

A mentoria é um dos pontos mais legais desse novo movimento da Unisinos: os professores vão acompanhar você para ajudar a conectar seu propósito de vida a seus objetivos profissionais e, se você precisar de uma ajuda a mais para planejar o futuro, pode contar com o Unisinos Carreiras

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Muita prática em laboratório inspirada por casos reais faz você vivenciar o mercado de trabalho durante suas experiências de aprendizagem.

O seu aprendizado ocorre de forma prática. Os projetos acadêmicos partem de situações reais, como o monitoramento de pacientes em uma UTI ou máquinas de venda automática de produtos. Caso você saia muito inspirado de uma atividade, pode continuar no laboratório. O incentivo dos professores é constante, inclusive para que os alunos utilizem os laboratórios fora do horário de aula.

O curso está organizado por Programas de Aprendizagem (PA), que reúnem diferentes competências para a sua formação. Os PAs da Engenharia da Computação são: Fundamentos, Desenvolvimento de Software e Hardware, Sistemas de Automação e Informação, Soluções Computacionais e Inovação.

Conforme você conclui os PAs e grupos de disciplinas, obtém certificações progressivas, que vão para os seus currículos como competências que você já possui. Na Engenharia da Computação você pode obter as certificações de Programador, Projetista em Eletrônica Fundamental e Projetista em Eletrônica para Automação.

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

Você pode atuar em empresas do segmento, onde a demanda por profissionais qualificados é alta, ou seguir carreira como consultor da área de tecnologia.

As empresas do setor enfrentam um déficit de mão de obra. Isso mesmo. Faltam profissionais qualificados. Por isso, as oportunidades para quem é graduado em Engenharia da Computação são abundantes. Até mesmo para quem deseja trabalhar de forma autônoma, prestando serviços de consultoria e assessoria a empresas da área de tecnologia.

Se você optar por ingressar em uma empresa, pode atuar como engenheiro, desenvolvedor, projetista, coordenador, gerente ou diretor na indústria eletroeletrônica, na de equipamentos informáticos e na indústria de software.

A presença cada vez maior de processadores em diferentes tipos de objetos, por conta de uma tendência conhecida como Internet das Coisas, demanda profissionais que saibam programá-los e conectá-los entre si e com a rede. Ainda em desenvolvimento, essa tendência torna o trabalho do Engenheiro da Computação fundamental, pois é o profissional capaz de lidar com a complexidade da rede e a demanda crescente de objetos que se conectam.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


LUCIO RENê PRADE

Doutorado em andamento em
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA.

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Notícias da Escola Politécnica

INSCRIÇÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Para realizar a sua inscrição, é necessário que você possua um CPF.

Candidatos estrangeiros que não possuam CPF devem entrar em contato com o Atendimento Unisinos para realizar sua inscrição, 51 3591 1222.

Informe os dados abaixo: