Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

Você vai propor soluções para desafios reais e trocar experiências com colegas, professores e convidados.

Bacharelado

  • TURNO

    Noturno

  • DURAÇÃO

    5 Anos**

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

CLIQUE E INSCREVA-SE

SOBRE O CURSO

Produzir e proteger

Na faculdade de Engenharia Agronômica você aprende sobre o valor da agricultura familiar para o país e quais são as estratégias para fomentá-la considerando fatores fundamentais para a sua sustentabilidade.

Engenharia Agronômica é o curso para quem busca uma abordagem sobre a agricultura familiar e a sua importância para o agronegócio, a região, o Estado e o país. Por isso, o foco está nas questões ecológica, social, cultural, ética, econômica e política que envolvem a agricultura. 

As experiências de aprendizagem dessa graduação contemplam o manejo de sistemas integrados de engenharia e gestão para o aumento da produtividade. Ao mesmo tempo, a garantia da conservação dos recursos naturais.

O curso acompanha as tendências de mercado, como a de produção orgânica de alimentos, e fomenta políticas públicas em agroecologia, para o fortalecimento da agricultura nas mais diversas comunidades. Nada disso, porém, sem deixar de respeitar a cultura e preservar a autonomia das comunidades.

Como você vai aprender

Durante todo o período de estudos, conte com uma infraestrutura completa de serviços e espaços que a Unisinos disponibiliza para os alunos.

Grupos de pesquisa

Biblioteca Unisinos - Campus São Leopoldo

Auditórios

Sala Conecta

Salas de aula - Campus São Leopoldo

Laboratório de Informática

Workshops

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Mentoria: Você não está sozinho

A mentoria é um dos pontos mais legais desse novo movimento da Unisinos: os professores vão acompanhar você para ajudar a conectar seu propósito de vida a seus objetivos profissionais e, se você precisar de uma ajuda a mais para planejar o futuro, pode contar com o Unisinos Carreiras

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.



Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


Crie sua conta grátis

CURRÍCULO DO CURSO

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Disciplinas profissionalizantes contribuem para você desenvolver na prática as suas competências

O bacharelado de Engenharia Agronômica nasceu de uma avaliação da situação do país, levando em conta interesses sociais e necessidades socioeconômicas e socioambientais. A partir disso, o desenvolvimento das competências se dá pela possibilidade de atuar e contribuir para o desenvolvimento sustentável das atividades do meio rural.

O enfoque do curso é prático, com disciplinas profissionalizantes em todos os semestres.

Ao final, o objetivo é que você seja um profissional com percepção ambiental, que prioriza a agricultura familiar e é capaz de contemplar três grandes áreas: agroecologia, implementos agroflorestais e agroindústria.

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

Da indústria ao turismo rural, o engenheiro agrônomo formado pela Unisinos pode atuar na iniciativa pública e privada ou como empreendedor do meio rural

Depois de se formar, você pode buscar soluções para problemas relacionados aos sistemas agrícolas e agroindustriais, sendo responsável por melhorar os processos de industrialização nas atividades do campo.

Entre as possibilidades de atuação estão plantações, rebanhos, indústrias de alimentos, turismo rural, projetos de reflorestamento e irrigação, logística e qualidade da produção agrícola e consultoria.

Não esqueça que vocẽ é um protetor ambiental. Por isso, pode gerenciar a produtividade de plantações e rebanhos, coordenador projetos de reflorestamento e obras rurais com foco na preservação, além de sistemas de irrigação e drenagem.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


REGINA CéLIA ESPINOSA MODOLO

Doutorado em Ciências e Engenharia do Ambiente

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - ramal: 1692

Atendimento:
Segundas-feiras, das 14h30 às 18h30.
Quartas-feiras, das 14h30 às 18h30.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.

Notícias da Escola Politécnica

INSCRIÇÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Para realizar a sua inscrição, é necessário que você possua um CPF.

Candidatos estrangeiros que não possuam CPF devem entrar em contato com o Atendimento Unisinos para realizar sua inscrição, 51 3591 1222.

Informe os dados abaixo: