Ciência da Computação
GRADUAÇÃO PRO

Ciência da Computação

Na graduação em Ciência da Computação você aprende em laboratórios com a utilização de ambientes de simulação, próximo de pesquisadores e do mercado de trabalho. As empresas participam das aulas na universidade e você de hackathons e maratonas de programação.

Bacharelado

**Tempo mínimo previsto para a conclusão do curso, se cursados todos os créditos máximos por semestre.

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SOBRE O CURSO

Busque respostas criando soluções

A experiência de aprendizagem no curso de Ciência da Computação da Unisinos é marcada pelo incentivo à utilização de novas tecnologias de maneira criativa. As salas e laboratórios tornam-se espaços onde os estudantes podem explorar a criatividade em projetos aplicados, proporcionando, inclusive, a elaboração de um portfólio pessoal.

Essa dinâmica se desenvolve a partir de problemas e situações relacionadas aos temas das disciplinas. Tudo para que cada um busque suas próprias respostas e chegue às conclusões de maneira autônoma. Aprendendo dessa forma, são trabalhadas competências como empreendedorismo, análise de dados e técnicas de resolução de problemas.

A proximidade com o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos) e a incubadora da Unitec dá aos alunos a oportunidade de apresentar as soluções encontradas ao mercado como parte do portfólio pessoal ou como um plano para empreender em seu próprio negócio.

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Como você vai aprender

Você tem acesso a uma infraestrutura completa de salas e laboratórios para a realização de atividades em grupo, desenvolvimento de trabalhos e atividades de pesquisa durante todo o curso. Na Biblioteca Unisinos, estão à disposição mais de 700 mil itens para quem busca aprofundar o conhecimento sobre as experiências de aprendizagem do curso de Ciência da Computação.

Laboratório de informática

Sala Conecta

Hackaton

Maratonas de Programação

Biblioteca Unisinos São Leopoldo

Auditórios

Workshops

Jogos de Inteligência Criativa

Salas de aula - Campus São Leopoldo

Feira de Profissões

Por que o jeito Unisinos é diferente?

Viva o mercado

As organizações estão cheias de desafios, e você pode ajudar a resolvê-los. Você vai buscar e desenvolver soluções para problemas reais, visitar instituições, participar de seminários e palestras e trocar experiências com profissionais reconhecidos no mercado.

Aprenda na prática

Experimentos em laboratório, simulações de situações reais, desenvolvimento de projetos: criamos espaços para você experimentar e testar os seus conhecimentos, sem medo de errar.

Participe de Workshops

Criar conexões entre a teoria e a prática da sua profissão é fundamental, e aqui você pode projetar soluções com a mesma metodologia que as organizações mais inovadoras do mundo usam. Nos workshops, você exercita a criatividade e participa de discussões e atividades práticas para buscar soluções transformadoras para problemas reais, além de trabalhar em equipe e trocar ideias e experiências com colegas, professores e convidados de fora.

Colabore com outras áreas

No mercado de trabalho, ninguém faz nada sozinho – e quanto mais diversidade, melhor! Aqui, você se prepara para o mercado desde o início da graduação, colaborando com projetos de diferentes áreas.

Veja as principais competências que você vai desenvolver ao longo do curso

Atividades de mentoria durante a sua experiência na Ciência da Computação da Unisinos complementam os aprendizados sobre a área computacional. Criatividade, empreendedorismo, pensamento projetual e comunicação são algumas delas. Essa abordagem contribui para que você construa uma trajetória única na universidade de acordo com o seu propósito de vida.

Veja o perfil do egresso

Certificações na Ciência da Computação

Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares
Programador Júnior
Programador Pleno
Programador Pleno
Projetista e Implementador de Sistemas Gráficos
Infraestrutura de TI
Cientista de Dados
Computação Teórica


Amplie seus conhecimentos e personalize sua formação​

O LAB é uma plataforma de cursos e atividades que você pode fazer além da sua graduação. A ideia é que você escolha o que mais lhe interessa para desenvolver ainda mais as competências essenciais para a transformação social e o mercado de trabalho. Você pode fazer os cursos no turno inverso ou em casa, como preferir. E o melhor: pode começar agora.


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Siga o caminho que tem mais a ver com você​

Ao longo do curso, você vai experimentar caminhos para a sua profissão e, no último ano, vai escolher uma trilha. Nesse período, vai ter Atividades Acadêmicas voltadas para esse caminho, e o professor-mentor vai orientar você no desenvolvimento de um Projeto Aplicado à área em que quer trabalhar, pensando no próximo passo que deseja dar na sua carreira.

Empreendedorismo
Inovação social
Internacionalização
Mestrado
Específica do curso

Empreendedorismo

Nesta trilha, você pode projetar um negócio inovador. Você vai montar seu plano de negócios contando com a consultoria dos professores e, quando terminar seu projeto, ainda pode concorrer a uma vaga para incubar seu empreendimento na Unitec – o que significa que vai ter todo o apoio necessário para desenvolvê-lo ainda mais.​

Atividades acadêmicas: 
Modelagem de Negócios Inovadores – 60h​
Consolidação do Modelo de Negócios - 60h​
Projeto Aplicado I e II  - 60h + 60h​

Inovação social

Sabe aquele problema que você gostaria de resolver em uma comunidade? É aqui que você pensa em soluções inovadoras para ele, transforma isso em um projeto social e tira a ideia do papel, podendo concorrer a uma vaga na Casa Colaborativa Unisinos, um espaço de gestão de projetos de impacto social.​

Atividades acadêmicas: 
Design e gestão para inovação social – 60h​
Soluções criativas para o desenvolvimento sustentável - 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h​

Internacionalização

Se você quer trocar experiências com pessoas de diferentes culturas e pensar sua carreira em um contexto global, esta trilha pode fazer sentido para você. Você escolhe se quer viver essa troca no Brasil ou fazer um intercâmbio.​

Atividades acadêmicas: 
Modelagem de Intercâmbio internacional ou Laboratório intercultural (no local) – 60h​
Atividade acadêmica em língua estrangeira - 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h​

Mestrado

Faça atividades acadêmicas do mestrado ainda na graduação e prepare seu Projeto Aplicado já com foco nessa próxima etapa. Isso vai permitir que você termine o mestrado em menos tempo e, ainda, aproveite o investimento que já fez nas atividades da graduação.​

Atividades acadêmicas: 
Atividades de um programa de mestrado – 60h + 60h
​Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h

Específica do curso

Você pode experimentar Atividades Acadêmicas das outras trilhas e não precisa escolher uma área específica para concluir o curso. Assim, você escolhe se quer se especializar em algum tema ou diversificar a sua formação.​

Atividades acadêmicas: 
Atividades de outras trilhas, optativas do curso ou transversais - 60h + 60h​
Projeto Aplicado I e II - 60h + 60h

CURRÍCULO DO CURSO

O que você vai aprender

Faça o download do currículo completo

  • 1º e 2º semestre

    Currículo

    Ciência da Computação

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

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      Práticas projetuais colaborativas

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      Fundamentação técnico-científica

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      Hands On

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      Interlocução com empresa

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      Resolução de problemas

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      Ensino com pesquisa

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      Seminários, painéis e congressos

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      Produção científica

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      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Programador Júnior

    • C2

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C3

      Programador Pleno

    • C4

      Computação Teórica

    • C5

      Projetista e Implementador de Sistemas Gráficos

    • C6

      Infraestrutura de TI

    • C7

      Cientista de Dados

  • 3º e 4º semestre

    Currículo

    Ciência da Computação

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

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      Práticas projetuais colaborativas

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      Fundamentação técnico-científica

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      Hands On

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      Interlocução com empresa

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      Resolução de problemas

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      Ensino com pesquisa

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      Seminários, painéis e congressos

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      Produção científica

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      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Programador Júnior

    • C2

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C3

      Programador Pleno

    • C4

      Computação Teórica

    • C5

      Projetista e Implementador de Sistemas Gráficos

    • C6

      Infraestrutura de TI

    • C7

      Cientista de Dados

  • 5º e 6º semestre

    Currículo

    Ciência da Computação

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

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      Práticas projetuais colaborativas

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      Fundamentação técnico-científica

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      Hands On

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      Interlocução com empresa

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      Resolução de problemas

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      Ensino com pesquisa

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      Seminários, painéis e congressos

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      Produção científica

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      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Programador Júnior

    • C2

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C3

      Programador Pleno

    • C4

      Computação Teórica

    • C5

      Projetista e Implementador de Sistemas Gráficos

    • C6

      Infraestrutura de TI

    • C7

      Cientista de Dados

  • 7º e 8º semestre

    Currículo

    Ciência da Computação

    Competências:

    • Propósito Pessoal e Profissional

    • Competências do Futuro

    • Competências da Área

    • Competências do Curso

    Formas de aprendizagem:

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      Práticas projetuais colaborativas

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      Fundamentação técnico-científica

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      Hands On

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      Interlocução com empresa

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      Resolução de problemas

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      Ensino com pesquisa

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      Seminários, painéis e congressos

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      Produção científica

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      Construção de propósito

    Certificações:

    • C1

      Programador Júnior

    • C2

      Autoconhecimento e Atitude Colaborativa para o Desenvolvimento de Projetos em Equipes Interdisciplinares

    • C3

      Programador Pleno

    • C4

      Computação Teórica

    • C5

      Projetista e Implementador de Sistemas Gráficos

    • C6

      Infraestrutura de TI

    • C7

      Cientista de Dados

VOCÊ NO MERCADO

No que você pode trabalhar?

À medida que o mundo se torna mais complexo, as oportunidades para quem é graduado em Ciência da Computação aumentam.

O papel do profissional da área de Ciência da Computação é o de ser interlocutor em meio à demanda crescente por sistemas computacionais que tornem conceitos como smart cities, big data e inteligência artificial e realidade virtual e aumentada tangíveis.

Portanto, as oportunidades para pesquisar e empreender são grandes. Na Unisinos, os egressos podem seguir a carreira acadêmica no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada, empreender com seu próprio aplicativo ou sistema na incubadora da Unitec ou aproveitar as oportunidades das empresas residentes do Tecnosinos.

Com quem você vai aprender

Troque experiências e aprenda com mestres e doutores que possuem vivência no mercado de trabalho e grande atuação no meio acadêmico.


Coordenação do curso:


MATEUS RAEDER

Mateus possui experiência em diversas áreas da computação, com ênfase em algoritmos, programação e redes de computadores. É graduado em Ciência da Computação, e depois de se formar continuou os estudos, fazendo Mestrado e Doutorado, também em Ciência da Computação. Além da coordenação, também atua como professor em diversos cursos presenciais e a distância, tanto de graduação quanto de especialização, e participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento. O professor Mateus também gerencia a Agência Experimental de Software da Unisinos, um ambiente que oferece aos alunos do curso experiência prática na área, ajudando para que eles entrem no mercado de trabalho mais rapidamente.

Currículo Lattes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3591 1122 - Ramal 1611

Atendimento:
Segundas-feiras, das 15h às 19h.
Terças-feiras, das 15h às 19h.
Quintas-feiras, das 17h às 21h.

Atenção: Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, os horários de atendimento da coordenação de cursos podem ser alterados. Por favor, contate a Coordenação de seu curso e agende horário para orientação de matrícula.


Conheça alguns dos professores:



Sandro José Rigo

Doutor em Computação

O professor Sandro Rigo possui uma vasta experiência em pesquisa, sendo coordenador e participante de diversos projetos. Dentre os projetos, em várias ocasiões em parceria com empresas, como Dell, por exemplo. Tem experiência internacional, tendo sido professor pesquisador em universidades na Itália e na Espanha. Também tem experiência no mercado de trabalho, principalmente como consultor de inovação em algumas empresas, como GVDASA e PROCERGS, por exemplo.

Currículo Lattes
Quer saber mais?
Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jeferson Campos Nobre

Pós-doutor em Ciência da Computação

Jéferson possui experiência no mercado de trabalho, já tendo atuado em empresas como Claro, TIM e Oi, dentre outras. Graduado em Engenharia Elétrica e Psicologia, fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência da Computação. Além disto, tem experiência acadêmica em temas como Redes de Computadores e Segurança da Informação.

Currículo Lattes
Quer saber mais?
Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conheça as opções de Bolsas e Créditos Universitários.

Já está na graduação? Saiba como migrar para o novo modelo.

Como é a experiência Unisinos?

O curso de Ciência da Computação da Unisinos abriu portas para minha carreira profissional no exterior, tive a oportunidade de cursar uma disciplina lecionada inteiramente em inglês, que trouxe um conteúdo super atual (Computação Móvel e Ubíqua) - que acabou virando paixão e base para todos os projetos de inovação que pude participar - além de ter ajudado a quebrar a barreira do idioma. A coordenação do curso é uma parceria incrível, sempre incentivaram e patrocinaram ações sociais, sendo parceiros e apoiadores do primeiro Django Girls que ocorreu em São Leopoldo em 2017.
Carolina Darski 
Senior Full Stack Developer na Thinkific

Notícias da Escola Politécnica

INSCRIÇÃO

VESTIBULAR DE VERÃO

Para realizar a sua inscrição, é necessário que você possua um CPF.

Candidatos estrangeiros que não possuam CPF devem entrar em contato com o Atendimento Unisinos para realizar sua inscrição, 51 3591 1222.

Informe os dados abaixo: