O Grupo Nó é um dos integrantes da Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª Edição.

noO Grupo Nó integra estudantes e pesquisadores de diferentes níveis de formação, desde bolsistas de iniciação científica até alunos de mestrado e doutorado. Formado por orientandos da professora Ione Bentz, o Grupo Nó se encontra todas às quartas-feiras, das 14h às 16h30min. Sua intenção é ser um espaço para o compartilhamento de questões de pesquisa, orientado pela partilha dos saberes e pelo avanço das investigações de seus integrantes. O Grupo Nó também visa contribuir para a tessitura da sociabilidade necessária ao Programa de Pós-Graduação da Unisinos. Na 5ª Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico, o grupo irá abordar a temática do Metaprojeto iluminada pelas diferentes compreensões ontológicas e epistemológicas de seus participantes, cifradas aqui como Fenomenologia, Pós-Estruturalismo e Teoria da Complexidade.

LANÇAMENTO DO E-BOOK MÉTODOS, PROCESSOS E PRÁTICAS EM DESIGN ESTRATÉGICO

ebbok-metodosA compreensão do Design como Processo de Pesquisa é fundamental para o reconhecimento do Design Estratégico como espaço de inovação. Não nos ocupamos na compreensão do “o quê”, nem do “por que”, mas do “como”. Como projetar, como transformar, como revelar valor e construir um Processo de Inovação. Quando avançamos para essa perspectiva, avançamos para a ideia de movimento, de continuidade, de aceleração, desaceleração, de crescimento e diminuição, de ritmo. O Design é percurso, caminho, processo, incerteza e aproximação.

O e-book MÉTODOS, PROCESSOS E PRÁTICAS EM DESIGN ESTRATÉGICO reúne textos dos docentes do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Design da UNISINOS, os quais foram convidados a apresentarem suas práticas e reflexões em pesquisa. Além disso, os egressos, que se dispuseram a participar, analisaram suas dissertações para esta obra. Por fim, o grupo de organizadoras apresenta uma breve análise dos Métodos e Práticas em Pesquisa em Design Estratégico.

Convidamos as leitoras e os leitores a mergulhar no Design Estratégico por meio de suas Pesquisas, Métodos e Práticas de modo a compreender melhor, aprofundar conhecimentos e refletir.

Acesse o e-book gratuitamente no link:  https://www.ppgdesignunisinos.com/post/lan%C3%A7amento-do-e-book-m%C3%A9todos-processos-e-pr%C3%A1ticas-em-design-estrat%C3%A9gico

O Grupo Práticas Experimentais também fará parte da Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª Edição. Saiba mais!

praticasO Grupo de Práticas Experimentais tem seu alicerce no jeito experimental de lidar com as práticas. Por práticas, estamos nos referindo à criação de um espaço para se pensar junto ao que se está fazendo, privilegiando as idiossincrasias dos projetos. Entender práticas neste âmbito demanda ao grupo refletir sobre como fazemos design, identificando o que emerge dos nossos fazeres e lançando-nos a experimentação de outros modos de fazer, perturbando visões homogêneas de como a área do Design vem conduzindo suas práticas e quem estas colocam no centro, promovendo a desestabilização de uma postura metodológica que se pretende neutra a determinação de ator privilegiando os humanos. Afastando-nos desta pretensa neutralidade e privilégio assimétrico, emerge a experimentação como o gosto por um improviso situado e o esforço de reinvenção incessante, como que em um processo interminável que jamais chega ao que deveria ser.

Estes aspectos das práticas referidas (improviso, perturbação, valorizar o outro) demandando dos pesquisadores do grupo uma outra postura metodológica pautada por uma estratégia provisional, em que aquilo que a situação tem a revelar e os rastros possíveis de seguir do que é revelado impulsionam desdobramentos alternativos, incertos e desprendidos de referências anteriores, inviabilizando uma constituição apriorística da ação a ser tomada.

Por fim, o grupo toma forma na realização de projetos exploratórios interessados em levar as discussões para além da academia, explorando os efeitos que interferem na realidade a partir de exercícios experimentais e especulativos tencionados pelo interesse ao incomum, o instável, ruidoso, precário, o outro, o que está posto as margens, o negligenciado, aquilo que é entendido como erro e a insustentabilidade expressa pelas crise, dando espaço para as práticas sejam experimentais de fato.

Conheça o grupo convidado para a Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª edição.

convidadoCriado em 2018, o Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design UFPR é direcionado à investigação e à discussão, com ênfase na reflexão filosófica e crítica, dos processos de produção, circulação e recepção de sentidos e valores que circunscrevem a visualidade contemporânea no âmbito das artes visuais e do design. A noção de “discurso” é aqui adotada de maneira abrangente (ora como hipótese de trabalho, delimitação temática ou objeto de estudo) com o intuito de abarcar a diversidade de abordagens possíveis, autores e correntes hermenêuticas. O grupo abarca três pesquisas em desenvolvimento [saiba mais], está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR e promove atividades ligadas aos cursos de Artes Visuais e Design da UFPR. Coordenação: Marcos Beccari & Felipe Prando.

Inscrições abertas para a Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª edição

abertas-as-inscricoesEstão abertas as inscrições da Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – Edição V/2021, que acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro de 2021, em dois turnos: manhã e tarde.

Neste ano, a Jornada, organizada pelos doutorandos, visa que os grupos de estudos originados dentro do PPG Design Unisinos tenham um espaço privilegiado para se fazerem conhecer, manifestarem seus estudos e divulgarem este conhecimento. 

A Jornada entende que o caráter inventivo e exploratório da pesquisa é fundamental e deve ser estimulado a partir de um ambiente comunitário de desenvolvimento do conhecimento. Contaremos com a participação de cinco grupos internos ao PPG Design Unisinos, e mais um especialmente convidado para o evento (Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design UFPR), fechando o evento com uma roda de conversa onde todos serão convidados a participar sob a mediação da prof. Ione Bentz.

Link para inscrições: http://www.unisinos.br/eventos/jornada-de-estudos-avancados-em-design-estrategico-edicao-v-2021-ex920839-00001

O Grupo [gep_matrix] também participará da Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª Edição.

matrixO grupo de estudos e pesquisa em Filosofia, Técnica e Design – [gep_matrix] tem como objetivo inicial discutir o conceito de técnica e tecnologia e seus desdobramentos no design. Visa articular a filosofia e o design, conectados em rede a outros campos de conhecimento, através de uma perspectiva transdisciplinar, para tratar de situações e problemas contemporâneos substanciais que emergem na sociedade tecnocientífica.

O grupo reúne-se quinzenalmente, através da plataforma Teams, e conta com a participação de pesquisadores de diferentes partes do Brasil. Nos encontros são realizados debates a partir de pensadores como de Umberto Galimberti, Vilém Flusser, Donna Haraway, Gilbert Simondon, Gilbert Hottois, Martin Heidegger, entre outros.

Saiba mais sobre o Grupo Designs Decolonizantes que participará da Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª Edição

decolonizantesO coletivo se constituiu como produto de uma ansiedade particular por encontrar pistas para alternativas projetuais. A proposta de formação de um grupo foi inicialmente um desdobramento de uma disciplina ofertada pelo PPG de Design da Unisinos. Na tentativa de alcançarmos um projeto condizente à recusa às hierarquias estabelecidas, as decisões tomadas no momento alargado de seu princípio se baseavam na suspeição antecipada das relações de poder garantidas por vínculos institucionais hierárquicos.

No começo, o contato com textos representativos da perspectiva do grupo Modernidade/Colonialidade (QUIJANO, 1992; BALLESTRIN, 2013) respaldou o formato aberto de diálogo. Isso, na sequência, levou-nos a buscar produções acerca de design, com posterior inclinação empírica. Neste trânsito, elegemos materiais afins à área, alguns provenientes de nossas pesquisas individuais, outros como referências cruzadas suscitadas pelos encontros anteriores.

Dessa condição, como grupo, tendemos a concordar que a noção de um ensino de design que se conjuga à decolonialidade (SCHULTZ et al., 2018) desponta como princípio de discussão e promoção de novas formas de (con)viver no(s) mundo(s). Assim, se a pergunta tácita que funda este grupo indaga sobre como promover perspectivas de designs decolonizantes a partir das estruturas escolares arraigadas, as respostas provisórias abrem provocações sobre as próprias bases educacionais do design.

Versão digital do livro Design estratégico para a inovação cultural e social disponível para download gratuito.

capa-livroEste livro é o registro de um momento importante na história do Grupo de Pesquisa Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos. Grupo que, no entrecruzamento das teorias marcantes da produção científica contemporânea – dos estruturalismos à complexidade –, desde 2010 propõe-se a identificar novos olhares sobre os processos socioculturais relevantes para a Inovação Cultural e Social, pelas pesquisas nas áreas de Design, Artes e Comunicação. E, a partir deles, propor soluções para processos sociais e comunicacionais pela metodologia do Design Estratégico, nas perspectivas do Design de experiências e de serviços. No momento de sua constituição, o grupo identificou uma carência de estudos teóricos no âmbito da produção de conhecimento e de propostas pragmáticas de implementação, no âmbito das organizações públicas ou privadas brasileiras. A versão física deste livro foi publicada em 2015 pela editora Kazuá e agora é disponibilizado no formato digital, aberto e gratuito.

Para fazer o download do ebook clique aqui.

Saiba mais sobre o Grupo InovaDE, mais um participante da Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª Edição.

inovade

É um grupo de estudo que inicia a sua articulação a partir de interesses de pesquisas que envolvem a visão ecossistêmica dos eventos de inovação como ambientes de aprendizagem e cultura de design. Entende-se que os ecossistemas de inovação, por meio da realização de práticas de workshop, buscam apoiar a capacidade inovadora das organizações. Todavia, como essas práticas vêm sendo trabalhadas e de que forma elas ainda podem evoluir são questões difíceis de compreender.

Interpretar sinais de mudanças bem como propor estratégias de avanço são atividades que ganham potência no coletivo. Esta é, justamente, a proposta do grupo InovaDE, formar uma rede de intérpretes interessados em refletir, de forma crítica e propositiva, sobre a inovação aberta e seus processos de aprendizagem e de design. Para isso, opera por meio de uma abordagem teórico-metodológica sustentada pelo Design Estratégico e espera contribuir com a construção de caminhos alternativos ou de futuro para os ecossistemas de inovação como ambientes de aprendizagem e de cultura de design.

Marque na agenda! Dias 04 e 05 de outubro: Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – 5ª Edição

jornada-2Estamos nos aproximando da Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – Edição V/2021, que acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro de 2021, em dois turnos: manhã e tarde.

A Jornada de Estudos Avançados em Design Estratégico – Edição V/2021 contará com a participação de cinco grupos ligados ao PPG Design Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos): Grupo Designs Decolonizantes, Grupo [gep_matrix], Grupo InovaDE, Grupo Nó, Grupo Práticas Experimentais, além do especialmente convidado Grupo de Estudos Discursivo em Artes e Design – UFPR (Universidade Federal do Paraná). Saiba mais.

Em breve informações sobre as inscrições.