FILOSOFIA
Apresentação
21 anos de Ensino, Pesquisa e Educação.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Reconhecido pela Portaria 16/2002 da Câmara de Educação Superior do CNE, homologado cf. D.O.U. de 29/01/2002, e Portaria Ministerial nº 467/2002, de 25/02/2008, iniciou suas atividades em 2001, com a criação do Curso de Mestrado em Filosofia e, em 2008, ampliou-se em direção à sua consolidação, com o Curso de Doutorado em Filosofia.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos forma profissionais que sejam capazes de examinar, com acuidade técnica e originalidade, problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico, contribuindo de forma decisiva para o campo científico da filosofia no que se refere ao desenvolvimento regional, nacional e internacional, uma vez que desenvolve pesquisa na interface com os desafios destas áreas, além de atuar na pesquisa e no ensino.
Para o Programa, os desafios são apresentados por meio dos temas nas três áreas de pesquisa, a saber: Ética; Epistemologia, linguagem e ciências; Filosofia Social e Política.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia mantém parceria e convenvio de co-tutela e dupla titulação com a Faculdade de Filosofia da Università degli Studi di Padova e o Programa de Doutorado em Filosofia de l'Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) e se destaca pela excelência acadêmica em uma trajetória de existência qualificada.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos visa expandir e buscar a internacionalização por meio dos Grupos de Pesquisa e das redes que se estabelecem, em particular, por meio de encontros científicos e mantém a excelência acadêmica, reconhecida pela CAPES, e atualmente conta a nota 6.
Regimento Interno:
Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes a partir de 2023/2 (PDF)
Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes a partir de 2020 (PDF)
Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes até 2019 (PDF)
Este programa também está disponível como:
Confira também:
Coordenação do Curso
Denis Coitinho Silveira
Pós-doutorado na Universidade de Harvard, na London School of Economics and Political Science (LSE) e no CEBRAP/SP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPG em Filosofia da UNISINOS e pesquisador PQ do CNPq. Pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, investigando os seguintes temas: teorias da justiça e das virtudes, responsabilidade moral e punição, direitos humanos e democracia.
E-mail: deniscs@unisinos.br
Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 2120
Ver currículo Lattes
Secretaria do Curso
Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 2121
Email: ppgfilo@unisinos.br
Área de concentração: Filosofia
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos forma profissionais capazes de examinar, com acuidade técnica e originalidade, problemas emergentes e clássicos do pensamento filosófico, contribuindo de forma decisiva para o campo científico da filosofia no que se refere ao desenvolvimento regional, nacional e internacional, uma vez que desenvolve pesquisa na interface com os desafios destas áreas, além de atuar na pesquisa e no ensino. Para o Programa, os desafios são apresentados por meio dos temas nas três áreas de pesquisa, a saber: Ética; Epistemologia, linguagem e ciências; Filosofia Social e Política.
Linhas de Pesquisa
Estuda temas de metaética, ética normativa e ética aplicada. Busca conexões entre as dimensões teórica e aplicadas da ética, unindo a tradição filosófica e a história da ética à abordagens contemporâneas, especialmente as aplicadas. Pretende, com efeito, aproximar a ética filosófica a questões práticas atuais, sem abdicar do estudo dos grandes temas da história da ética. Estuda também a intersecção entre a ética e as tecnociências, particularmente as neurociências. Na área de ética aplicada, estuda, além de temas de fundamentação, problemas específicos vinculados a variados contextos práticos e profissionais, incluindo temas de bioética, filosofia da saúde e da medicina, gestão pública e privada, ambiente e sustentabilidade, e a relação entre os seres humanos e os animais. Os objetivos prioritários da agenda 2030 da ONU estão no foco principal de atenção das pesquisas. Em vista disso, estuda também temas como os efeitos do emprego de novas tecnologias no futuro do planeta e no bem-estar das futuras gerações.
Examinam-se questões filosóficas compreendidas pela Teoria do Conhecimento, pela Filosofia da Linguagem e pela Filosofia da Ciência, com o intuito de estudar e compreender as relações mútuas entre essas disciplinas e de analisar a relação entre a filosofia e as ciências específicas na produção do conhecimento e no seu impacto social. Para tanto, utilizam-se teorias epistemológicas e linguísticas em diálogo com as ciências humanas e da natureza. Desta forma, pretende-se contribuir para esclarecer a relação e a interdependência entre o debate filosófico e o debate científico, mediante o estudo das seguintes disciplinas: lógica, epistemologia, filosofia da mente e da linguagem, ontologia, filosofia da ciência e as suas implicações culturais, éticas e sociais.
Investiga temas de filosofia ou teoria do direito, filosofia política e social, teorias da justiça e direitos humanos, democracia e políticas públicas. Estuda o surgimento do Estado e suas instituições, concepções de democracia, seus alcances e limites, o conceito de sociedade civil, a relação entre os poderes e a formulação e aplicação de políticas públicas. Pesquisa os impactos das tecnologias na constituição das sociedades e dos sujeitos, assim como seus desdobramentos ético-políticos sobre o meio ambiente, as formas de vida e os problemas ecológicos suscitados pelo atual modelo civilizatório. Examina a legitimidade da lei, o conflito entre a lei e a consciência, a origem e natureza do direito e sua relação com a ética, questões de justiça global e o problema da guerra justa. Reflete, também, sobre a importância dos direitos humanos na contemporaneidade, o processo da globalização capitalista no contexto da governança global, o papel das revoluções, migrações, refúgio, acordos diplomáticos, o movimento pela justiça global, relações norte-sul, organismos de governança regionais, o papel de organizações mundiais, a emergência de mundos virtuais interativos como meios de formação de opinião pública e de tomada de decisões políticas, relações internacionais, desigualdade, indústria cultural, entre outros.
Projetos de pesquisa
Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:
Ver projetos de pesquisaMESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR
O mestrado compreende 30 créditos, assim distribuídos: nove créditos em disciplinas/atividades obrigatórias, sendo três créditos equivalentes ao Seminário de Dissertação; dois créditos relativos a uma publicação ou aceite em periódicos da área com Qualis/Capes; um crédito relativo a uma apresentação de trabalho em evento da área; três créditos de participação em eventos da área sendo que destes, um crédito poderá ser computado em participação de bancas de defesas de mestrado e de doutorado mediante comprovação de assinatura em ata OU participação em atividade de pesquisa com seu orientador; quatorze créditos em disciplinas de livre escolha, sendo no mínimo três créditos em disciplina ministrada pelo orientador; sete créditos em defesa de dissertação.
EMENTAS DO PROGRAMA
Disciplinas - Linha de Pesquisa: Ética
- Metaética e Ética Normativa (3 créditos)
- Ética, Gestão e Tecnologias (3 créditos)
- Ética Ambiental e Sustentabilidade (3 créditos)
- Bioética (3 créditos)
- Tópicos Avançados em Ética (3 créditos)
Disciplinas - Linha de Pesquisa: Epistemologia, linguagem e ciências
- Epistemologia da Religião (3 créditos)
- Epistemologia e Ciências (3 créditos)
- Fenomenologia, Hermenêutica e Ciências (3 créditos)
- Ontologia, Cultura e Linguagem (3 créditos)
- Epistemologia, Tecnociências e Sustentabilidade (3 créditos)
- Tópicos Avançados em Epistemologia, Linguagem e Ciências (3 créditos)
Disciplinas - Linha de Pesquisa: Filosofia Social e Política
- Filosofia, Sociedade e Tecnologias (3 créditos)
- Problemas de Filosofia do Direito (3 créditos)
- Teorias da Justiça e Direitos Humanos (3 créditos)
- Democracia e Perspectivas Globais (3 créditos)
- Tópicos Avançados em Filosofia Social e Política (3 créditos)
PROCESSO SELETIVO
Inscrição Online
Período de inscrição: 23/10/2024 a 20/11/2024.
Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.
Confira o edital para o processo seletivo (PDF)
No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.
Saiba como converter arquivos em formato PDF
Seleção
Período: de 22/11/2024 a 27/11/2024.
Divulgação dos Aprovados
A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 04/12/2024.
A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 09/12/2024.
Inscrição Online
Período de inscrição: 22/10/2024 a 02/12/2024.
Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.
Confira o edital para o processo seletivo (PDF)
No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.
Saiba como converter arquivos em formato PDF
Seleção
Período: de 12/12/2024 a 13/12/2024.
Divulgação dos Aprovados
A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 16/12/2024.
A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 18/12/2024.
Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).
A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.
Inscrição
A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 22/07 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.
Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)
Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.
DISCIPLINAS OFERTADAS
Valores
PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS
São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).
Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.
*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.
O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de até 30% do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:
O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX / CAPES concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete.
O PROEX oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos benefícios de bolsa integral e auxílio para pagamento de taxas.
Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxílio R$ 1.100
Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxílio R$ 1.400 , pois o PPG Filosofia se tornou um Programa de Excelência.
Veja o edital disponível para este processo de bolsa:
As bolsas de estudos de ações afirmativas preveem, mediante disponibilidade de recursos e da análise conjunta entre o Programa de Pós-Graduação e a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI), a reserva de, no mínimo, uma vaga e uma bolsa de estudos para cada curso de mestrado e de doutorado, para as pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PcD).
Programa de excelência acadêmica, com Nota 6 na CAPES.
Professores altamente qualificados, com pós-doutorado no exterior.
Desenvolvimento de pesquisas com temáticas emergentes.
Dupla titulação e Co-tutela com a Universidade de Pádova (Università degli Studi di Padova) e Universidade de Quebec (Université du Quebec à Trois-Rivières).
Ficou com alguma dúvida?
Confirmar outras condições financeiras para o desenvolvimento do seu curso!
PROFESSORES DO CURSO
O aluno do Programa de Pós-Graduação em Filosofia tem à disposição um corpo docente composto por doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Alvaro Luiz Montenegro Valls (Pesquisador Voluntário)
Doutor em Filosofia alvalls@unisinos.brEm Heidelberg, Alemanha, nos anos 70, fez mestrado sobre Adorno e doutorado sobre Kierkegaard. Como professor de filosofia da UFRGS trabalhou com Estética (no IFCH e no Instituto de Artes), Ética (é o autor de O que é Ética, Ed. Brasiliense) e Bioética (com atuação junto ao HCPA). Há décadas estuda e traduz Kierkegaard, e na UNISINOS trabalha com a moderna filosofia alemã (desde Kant até Nietzsche). Conhece muitos trabalhos musicais de Mozart e Wagner. Entre os pensadores do século XX, está mais familiarizado com Adorno e Singer
Castor Mari Martin Bartolomé Ruiz
Doutor em Filosofia castor@unisinos.brProfessor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador da Cátedra Unesco de Direitos Humanos. Membro da diretoria da Associação Ibero Americana de Filosofia Política (AIFP). Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq, "Ética, biopolítica e alteridade". Ministra cursos temáticos na pós-graduação e pesquisa nas áreas de ética, subjetividade, alteridade, poder, violência, direitos humanos e democracia
Denis Coitinho Silveira
Doutor em Filosofia deniscs@unisinos.brPós-doutorado na Universidade de Harvard, na London School of Economics and Political Science (LSE) e no CEBRAP/SP - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPG em Filosofia da UNISINOS e pesquisador PQ do CNPq. Pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, investigando os seguintes temas: teorias da justiça e das virtudes, responsabilidade moral e punição, direitos humanos e democracia.
Gabriel Ferreira da Silva
Doutor em Filosofia gabrielferreira@unisinos.brGabriel Ferreira possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia. Foi Visiting Scholar na Hong Kierkegaard Library (EUA) e no Søren Kierkegaard Forskining Centeret (Dinamarca). Áreas de interesse: História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Metafísica e Filosofia da Medicina.
Hernan Ramiro Ramirez
Doutor em História hrramirez@unisinos.brDoutor em História pela UFRGS, com pós-doutorado em Ciência Política no IUPERJ. Bolsista Produtividade do CNPq, Investigador Correspondiente do CONICET e Professor da Maestría en Partidos Políticos da Universidad Nacional de Córdoba. Investiga e orienta trabalhos sobre ideias e políticas econômicas, em particular o neoliberalismo, autoritarismos, tecnologias do si e impactos na reconfiguração do trabalho decorrentes das disrupções tecnológicas.
Inacio Helfer
Doutor em Filosofia helfer@unisinos.brFilosofia política nos pensadores clássicos da filosofia alemã dos séculos XVIII e XIX (Kant, Hegel e Marx) e a sua influência no debate contemporâneo entre comunitaristas (principalmente Charles Taylor) e liberais (John Rawls e Ronald Dworkin). Pesquisa atualmente a teoria da ação a partir da tradição hegeliana, aspectos de normatividade e seus desdobramentos, em especial em Axel Honneth.
Luiz Rohden
Doutor em Filosofia rohden@unisinos.brDoutor em Filosofia. Coordenador do PPG Filosofia Unisinos, Professor Titular I e pesquisador do CNPq. Áreas Interesse: Fenomenologia Hermenêutica Filosófica a partir de Heidegger, Ricoeur e Hans-Georg Gadamer Filosofia Prática de Aristóteles Filosofia e Literatura Filosofia como modo de vida, cuidado de si e do outroa partir de Platão Filosofia da Linguagem Hermenêutica e Filosofia da Medicina Hermenêutica e Ecologia.
Marcia Rosane Junges
Doutorado em Filosofia- UNISINOS mjunges@unisinos.brPossui graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2000), pós-graduação em Ciência Política pela Ulbra (2002), mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e doutorado em Filosofia pela Unisinos em cotutela (dupla titulação) com a Università degli Studi di Padova - UNIPD (Itália) através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE Capes (2018). Atualmente é professora da graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e de disciplinas compartilhadas com outros cursos. Professora colaboradora do PPG Filosofia Unisinos desde março de 2023 e assessora pedagógica da Unidade de Graduação desta universidade desde agosto de 2019. Tem experiência na área de Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolítica, Giorgio Agamben e Friedrich Nietzsche. Os dilemas das democracias ocidentais com a espetacularização política, o recrudescimento do fascismo e a algoritimização da vida, bem como a contribuição das mulheres à Filosofia Política são temáticas no centro de seus interesses de pesquisa.
Marco Antonio Oliveira De Azevedo
Doutor em Filosofia marcooa@unisinos.brDedico-me a pesquisas em ética, desde a ética geral, incluindo a metaética, até temas em filosofia e ética prática, principalmente bioética e filosofia da medicina, incluido o tema do melhoramento humano. Os famosos problemas do trole são um assunto recorrente em minhas pesquisas sobre teoria moral. Recentemente, venho estudando os fundamentos filosóficos da medicina centrada na pessoa e, ainda mais contextualmente, temas sobre processos de tomada de decisão clínica na COVID-19, incluindo o problema do racionamento de leitos e ventiladores a pacientes graves e o tema da medicina baseada em evidências aplicado às decisões farmacológicas e não farmacológicas para controle da pandemia e da doença.
Nicola Claudio Salvatore
Doutor em Philosophy ncsalvatore@unisinos.brNicola Claudio Salvatore possui Graduação em Filosofia ( Laurea Triennale in Filosofia, 2002--2006) e Mestrado em Filosofia (Laurea Specialistica in Filosofia, 20066-2008 ) pela Universitá degli Studi di Bari- Aldo Moro (Itália) , Mestrado em Filosofia ( MA Philosophy, 2008-2009) pela Birkbeck University (Reino Unido) e Doutorado em Filosofia ( PhD Philosophy, 2009-2013) pela University of Edinburgh ( Reino Unido). Atua principalmente nas áreas de Epistemologia , Filosofia de Ludwig Wittgenstein e Filosofia da Religião.
Matheus de Mesquita Silveira
Doutorado em Filosofia MMESQUITA@UNISINOS.BRPossui doutorado em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com intercâmbio na Universidad de Buenos Aires (ARG) e na City University of New York (EUA), além de pós-doutorado em etologia pelo International Wolf Center (EUA). É fundador e coordenador do grupo de pesquisa X-LAB: Philosophy, Ethology and Cognition e pesquisador do International Wolf Center desde 2011, onde integra a equipe de pesquisa e desenvolvimento científico do instituto. Desde 2015, desenvolve pesquisas em filosofia empírica sobre cognição e emoção no comportamento social de espécies não-humanas e humana. Em linhas gerais, adota uma perspectiva evolutiva, através da qual busca compreender a relação entre sentimentos, emoções e cognição com a normatividade moral, com foco na capacidade de vinculação afetiva inerente a espécies sociais. A pesquisa se desenvolve mediante investigação conceitual, estudos etológicos e análise experimental dentro das seguintes áreas: ética, metaética, biologia evolutiva, etologia, psicologia comparada e ciências cognitivas.