O EMPREENDIMENTO

  • VOCÊ ESTÁ EM:
  • HOME   ›
  • O EMPREENDIMENTO

Excelência acadêmica, crescimento e sustentabilidade

O Campus Unisinos Porto Alegre é um empreendimento que reafirma o comprometimento Jesuíta na Educação e Cultura, no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Inovação, Cultura e Ação Social

A partir de 2017, a ampliação do campus da Unisinos trará para a capital um espaço educacional inovador, com mais criatividade, sustentabilidade e cultura. O empreendimento representa um investimento aproximado de R$ 200 milhões, em uma área total construída de 55 mil m² na Avenida Nilo Peçanha, em frente ao Colégio Anchieta. A ampliação terá um Prédio Educacional, com oito andares e capacidade para até oito mil alunos. O local abrigará salas de aula, laboratórios, biblioteca e um teatro com capacidade para 600 lugares. Além disso, o campus contará com o Espaço Unisinos, uma área de conveniências que oferecerá serviços de papelaria, livraria, lanchonetes, restaurantes e agências bancárias.

No complexo terá um estacionamento com cerca de mil vagas, além de bicicletário, banheiros e vestiários com chuveiros. Haverá, ainda, um espaço de preservação ambiental, na parte do terreno que se localiza na esquina das avenidas Nilo Peçanha com a Sociedade Libanesa.

O projeto ainda contempla o alargamento da Avenida Nilo Peçanha, para implantação de uma pista adicional e de ciclovia. Uma passarela será construída entre o campus e o Colégio Anchieta, que dará acesso para comunidade acadêmica, entre os dois locais, via cartão magnético. Um espaço de aprendizagem integrada, baseado nos pilares da inovação, da cultura e da ação social.

 

 

Localização

Escritório de arquitetura responsável pelo projeto - AT Arquitetura
www.at.arq.br - Tel: (051) 3325-0033 - contato@at.arq.br - Porto Alegre/RS/Brasil

DEPOIMENTOS

  • Padre João Geraldo Kolling presidente da ASAV

    Procurando incrementar e dinamizar a presença em educação na cidade de Porto Alegre, desde 2007 se trabalha no sentido de fortalecer a Rede Jesuíta de Educação. Para isso, foi-se pensando e construindo um projeto que possa atender aos estudantes e à sociedade desde o infantil até a pós-graduação num mesmo espaço na capital gaúcha. Por isso, o empreendimento é de grande envergadura, vital importância e fundamental para a realização da missão jesuíta no sul do país.

  • Roberto Renner superintendente da ASAV

    Esta é uma obra que envolve os esforços comuns da Associação Antônio Vieira, da Unisinos e do Colégio Anchieta, na oferta de educação de qualidade, que é tradição jesuíta. Mas é, também, uma iniciativa atenta ao entorno e à comunidade em geral. Por isso, haverá o campus e, além dele, os serviços afins e de conveniência, o teatro, o espaço de preservação ambiental, o alargamento das avenidas, o bicicletário, a ciclovia, o estacionamento e a passarela.

  • Pe. Marcelo Fernandes de Aquino reitor da Unisinos

    A Companhia de Jesus adota, com o novo campus, uma iniciativa coerente com o seu papel histórico: a educação como valor fundamental da sociedade. A obra em Porto Alegre fará do atual campus Anchieta, em conjunto com o da Unisinos, um espaço contínuo de formação humana, oferecendo desde a pré-escola até o pós-doutorado.

  • João Zani pró-reitor de Administração

    Estamos muito felizes com a oportunidade de ampliar nossos serviços educacionais à comunidade de Porto Alegre, que era antigo sonho da Unisinos, e satisfeitos com a sua boa receptividade. Realizaremos uma obra muito bem planejada, cujo início se deu depois de cumpridas todas as instâncias legais, e em constante diálogo com a vizinhança.  É com essa transparência que já em 2015 voltamos nossa atenção para a oferta dos cursos no futuro campus, em alinhamento às inovações da atualidade e às profissões emergentes.

  • Padre João Claudio Rhoden diretor geral do Anchieta

    Além, de responder a uma aspiração antiga de maior facilidade de acesso, o conjunto de obras possibilitará à comunidade anchietana usufruir de espaços educacionais e de diversos serviços oferecidos pela Universidade, como auditório, biblioteca, estacionamento e restaurante. Também no contexto desse projeto, o colégio Anchieta será contemplado com novas e modernas instalações para a educação infantil, numa ampla área disponível no seu campus – em projeto já concluído e só dependente de licença de instalação para o início da obra.

RESPONSÁVEIS PELA OBRA

  • Pe. Joao Claudio

    A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, está presente em mais de 130 países, atuando há mais de 470 anos. Proporciona educação de qualidade para mais de três milhões de pessoas em uma das maiores redes de educação do mundo, a Rede Jesuíta de Educação, que abraça mais de 180 colégios, 200 universidades e faculdades e 2724 centros de Educação Popular Fé e Alegria.

  • Pe. Joao Claudio

    A Associação Antônio Vieira (ASAV) atua como uma das faces civis da Província dos Jesuítas do Brasil, sendo mantenedora de obras da Ordem nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, prestando também assistência a projetos em Rondônia, no Mato Grosso e no Amazonas. A ASAV é a mantenedora de 22 obras, entre entidades de assistência social e instituições de ensino, dentre as quais estão a Unisinos e o Colégio Anchieta.

  • Pe. Joao Claudio

    A Unisinos está entre as maiores universidades privadas do Brasil, com cerca de 30 mil alunos. A universidade é mantida pela Associação Antônio Vieira (ASAV) e já diplomou cerca de 72 mil estudantes. Além, do campus principal em São Leopoldo, está presente em Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, Rio Grande e Canoas, no Rio Grande do Sul; Florianópolis, em Santa Catarina; e Curitiba, no Paraná.

  • Pe. Joao Claudio

    O Colégio Anchieta constitui-se em um referencial de ensino privado de Porto Alegre, contando com cerca de três mil alunos. Atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, com um quadro funcional de cerca de 350 colaboradores, entre professores, funcionários e jesuítas.