Utilize os filtros para encontrar o conteúdo que procura.

• VOCÊ ESTÁ EM:
  • HOME   ›
  • NOTÍCIAS   ›

EM 2017, AS NOVAS IDEIAS VãO GANHAR AINDA MAIS ESPAçO EM PORTO ALEGRE

15 de agosto de 2016, 13:20:02 |
CONSTRUINDO - TEXTO 1

A ampliação do campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) traz para a capital um espaço educacional inovador. A obra, que teve início em janeiro de 2015, representa um investimento variável entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões, em uma construção com mais de 55 mil m² na Avenida Nilo Peçanha, em frente ao Colégio Anchieta. A Unisinos é a universidade com a melhor Graduação privada do Brasil.

O empreendimento conta com prédio acadêmico com capacidade para até oito mil alunos, além de salas de aula, laboratórios, biblioteca e uma área de conveniências. O local também vai contar com estacionamento com mais de mil vagas e um bicicletário. Uma passarela entre os campi Unisinos e Anchieta, sobre a Avenida Nilo Peçanha, será construída. O projeto ainda contempla o alargamento da avenida, para implantação de uma pista adicional e de ciclovia.

Todo o trabalho é realizado com atenção voltada à preservação ambiental no entorno e à comunidade em geral. “Nós iniciamos esse projeto em 2011. Entramos pela porta da frente e sempre seguimos todos os procedimentos que são importantes para a prefeitura de Porto Alegre. Seguimos a risca, desde o início do projeto até hoje”, destaca o diretor da Unidade de Apoio de Negócios e Relações Internacionais, Cristiano Richter.

A partir de 2017, vamos ter uma Porto Alegre mais criativa, sustentável e cultural. Um dos objetivos da Unisinos é estimular a inovação e o empreendedorismo, impulsionando o surgimento de novas ideias. No projeto da ampliação do campus, um dos requisitos mais importantes foi a questão da sustentabilidade. O campus terá uma área verde que abrange cerca de 20% da área total, com árvores e fonte de água mineral. Com os cursos ofertados, a intenção é incentivar ideias que ajudem a projetar uma cidade mais inteligente.

A cultura é um dos fatores mais importantes para melhorar a qualidade de vida. Aproximando a arte e o entretenimento do dia a dia das pessoas, a universidade quer contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade. Reafirmando seu compromisso com a Cultura terá um teatro com capacidade para até 600 pessoas. Com abertura lateral em relação à Avenida Nilo Peçanha, serão permitidas também apresentações internas, a portas abertas para a comunidade acadêmica.

Como instituição jesuíta, a Unisinos acredita que a solução para transformar a vida das pessoas é investir em educação e cultura. É isso que faz há 47 anos em São Leopoldo e há 10 em Porto Alegre. Em mais um passo nessa história, a universidade entrega um campus que, mais do que uma estrutura inovadora de ensino, será um polo de inspiração e de transformação para a capital.

“Um ambiente de inovação inspirado em centros de referência internacionais levando conceitos ambientais de sustentabilidade. Acredito que a ampliação do campus irá entregar algo diferenciado para a comunidade: uma combinação da excelência acadêmica reconhecida da Unisinos com uma infraestrutura de classe mundial”, afirma Cristiano.

Um espaço de aprendizagem integrada, baseado nos pilares da inovação, da cultura e da ação social. A Unisinos quer colaborar com Porto Alegre para deixar a cidade mais criativa, inteligente, sustentável e cultural.