Pós Graduação Unisinos - GESTÃO EDUCACIONAL - Presencial - Porto Alegre
Mestrado Profissional

GESTÃO EDUCACIONAL

Presencial - Porto Alegre

Local

Porto Alegre

Dias de aula

Sextas-feiras e sábados

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 4

Apresentação

O Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE) é pioneiro na Região Sul do Brasil. Sua proposta, voltada para inovação e formação, visa qualificar profissionais de instituições de natureza educativa, contribuindo para a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos inovadores em gestão de organizações educacionais.

Além de desenvolver competências de gestão e liderança, a partir de uma abordagem interdisciplinar, o MPGE proporciona o aprofundamento de estudos para o desenvolvimento de uma gestão corresponsável e participativa das organizações educacionais.

Acesse aqui a apresentação do MPGE

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes a partir de 2019 (PDF)
Baixe o Regimento Interno do PPG para alunos ingressantes até 2018 (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Coordenação do Curso


Ana Cristina Ghisleni

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Pós-Doutora pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Coordena o projeto de pesquisa "Inovação na Gestão Educacional: Contextos e Possibilidades do Trabalho Pedagógico", que analisa ações inovadoras vinculadas à gestão das práticas pedagógicas na Educação Básica.

E-mail: acghisleni@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3933

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3712

Email: mpge@unisinos.br

Área de concentração: Gestão Educacional

O Curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos qualifica profissionais para atuarem em instituições de ensino e instituições com natureza educativa, públicas e privadas, contribuindo para a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos inovadores em gestão. Realiza uma interface entre pesquisa e projetos de intervenção com as demandas atuais do setor educacional e em consonância com as suas linhas de atuação.

Imagem da Área de concentração

Linhas de atuação

Nesta linha de atuação, desenvolvem-se pesquisas aplicadas e projetos de intervenção em Sistemas e Organizações Educacionais considerando os contextos sociocultural, econômico e político em que estão inseridos. Tem como foco a qualificação de profissionais para o exercício de uma prática inovadora nos sistemas organizacionais e em organizações governamentais e não governamentais. Para isso, propõe o estudo e a investigação, entre outros, dos seguintes temas:

a) políticas e estratégicas de gestão educacional;

b) avaliações de sistemas educacionais;

c) perspectivas de inovação e empreendedorismo na área da educação;

d) cultura, comportamento, comunicação organizacional em instituições educacionais;

e) gestão econômico-financeira e sustentabilidade nas organizações educacionais;

f) liderança e gestão de pessoas em organizações educacionais.

Nesta linha de atuação, desenvolvem-se práticas de pesquisa e projetos de intervenção no campo da gestão educacional em diferentes contextos. Tem como foco a qualificação acadêmico-profissional orientada para a gestão de processos organizacionais e pedagógicos, na perspectiva de uma atuação profissional crítico-reflexiva. Para isso, estuda:

(a) ações de gestão escolar, universitária e em outros espaços;

(b) processos educacionais;

(c) desenvolvimento profissional docente;

(d) gestão do conhecimento;

(e) tecnologias e comunicação;

(f) pesquisa e ação investigativa.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado Profissional em Gestão Educacional compreende 28 créditos, sendo 12 créditos no Programa (comum aos alunos das duas linhas de atuação); oito créditos por Linha de Atuação; quatro créditos optativos; quatro créditos em Tópicos Especiais;


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas Obrigatórias (14 créditos) keyboard_arrow_down

- Gestão Educacional e Ação Investigativa (2 créditos)
- História e Políticas Educacionais (2 créditos)
- Gestão, Tecnologias e Inovação na Educação (2 créditos)
- Gestão Estratégica em Organizações Educacionais (2 créditos)
- Gestão de Pessoas, Cultura e Comportamento Educacional (2 créditos)
- Metodologia de Pesquisa e de Intervenção Educacional (2 créditos)
- Laboratório de Práticas de Gestão Educacional (2 créditos)

Disciplinas Obrigatórias - Linha de pesquisa 1: Políticas, Sistemas e Organizações Educacionais (6 créditos) keyboard_arrow_down

- Avaliação Institucional (2 créditos)
- Gestão Econômico-Financeira e Projetos Educacionais (2 créditos)
- Sistemas e Organizações Educacionais (2 créditos)

Disciplinas Obrigatórias - Linha de pesquisa 2: Gestão Escolar e Universitária (6 créditos) keyboard_arrow_down

- Gestão da Educação Básica (2 créditos)
- Gestão da Educação Superior (2 créditos)
- Gestão e Tecnologias em Processos Educacionais (2 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Inscrição Online

Período de inscrição: 23/10/2024 a 20/11/2024.

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


No item III do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: de 21/11/2024 a 27/11/2024.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 04/12/2024.

Confira a lista preliminar dos candidatos selecionados (PDF)

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 09/12/2024.

Confira a lista definitiva dos candidatos selecionados (PDF)


Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).


A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 22/07 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


DISCIPLINAS OFERTADAS

Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

As bolsas de estudos de ações afirmativas preveem, mediante disponibilidade de recursos e da análise conjunta entre o Programa de Pós-Graduação e a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI), a reserva de, no mínimo, uma vaga e uma bolsa de estudos para cada curso de mestrado e de doutorado, para as pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (PcD).



O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de até 30% do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO RS: direcionada a estudos que visam atendimento das consequências dos desastres ambientais, de soluções para o enfrentamento da crise climática e/ou outras ações em prol da recuperação econômica, social e ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);

  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.


  • Investimento

    Público geral

    36x de R$1.916,94

    INSCREVA-SE

    Egressos Unisinos

    36x de R$1.725,24

    INSCREVA-SE
    *Parcelas fixas, sem reajuste o curso todo!

    Ficou com alguma dúvida?

    Confirmar outras condições financeiras para o desenvolvimento do seu curso!

    Fale com um consultor

    Professores do curso

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional tem à disposição um corpo docente composto por doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    Laura Habckost Dalla Zen

    Laura Habckost Dalla Zen

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS. Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Carlos III de Madrid. É gerente acadêmica da Unidade Acadêmica de Educação Online e professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da UNISINOS. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS). Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: formação de professores, formação cultural de professores, processos culturais e inovação na educação.

    Fernando de Oliveira Santini

    Fernando de Oliveira Santini

    Doutor em Administração
    WorkID/ORCID

    Professor pesquisador dos programas de pós Graduação da Unisinos (Administração e Mestrado Profissional em Educação). Pesquisa, especialmente, assuntos ligados a comportamento do consumidor, estratégia e Inovação e gestão de marca por meio de pesquisas experimentais (rastreamento ocular reconhecimento de face) e meta-analises. Tem estudos publicados nos principais periódicos da área, como por exemplo: Journal of Academy of Marketing Science Journal of Busines e Journal of Marketing for Higher Education.

    Maria Aparecida Marques Da Rocha

    Maria Aparecida Marques Da Rocha

    Doutora em Serviço Social
    WorkID/ORCID

    Doutora em Serviço Social pela PUCRS (2008), Mestre em Serviço Social (1994/PUCRS), Graduada em Serviço Social (1981/PUCRS) Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenadora do Curso de Serviço Social desde 2008, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional a partir de 2013. Professora responsável pelas Turmas Especiais da Rede Jesuíta de Educação/MPGE. Líder do Grupo de Pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior (GPDIGES) - UNISINOS/CNPq.

    Daianny Madalena Costa

    Daianny Madalena Costa

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Com experiência na docência e gestão da educação básica (1983 e 2016) em diversos âmbitos, desenvolve seus estudos acerca das políticas educacionais Projeto político-pedagógico, avaliação em larga escala), gestão democrática, organização docente, participação e pesquisa comparada. Atualmente desenvolve pesquisas junto à redes municipais sobre o assessoramento pedagógico-colaborativo e projeto político-pedagógico.

    Maria Alice Gouvêa Campesato

    Maria Alice Gouvêa Campesato

    Doutorado em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutora em Educação (Unisinos). Bolsista Capes-Print, com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal (2020). Mestre em Gestão Educacional (Unisinos). Integra o Grupo de Pesquisa Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre Educação Filosófica, Escrita e Leitura. Pesquisadora nas áreas de História e Filosofia da Educação, atuando, principalmente, nos temas: tempo; atenção; formação docente; práticas pedagógicas; escrita e leitura; inovação e processos de subjetivação na Educação. Foi professora colaboradora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado UNISINOS. Integrou a Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/PoA). Foi coordenadora do Ensino Fundamental da Rede Pública do município de Porto Alegre; atuou como conselheira no Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre. Atuou como professora de História e de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Coordenou projetos culturais e implementou o Programa Mais Educação em escola de Educação Básica. Possui Graduação em Letras, com habilitação nas Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas (FAPA), Graduação em História e Especialização em História do Brasil (FAPA). Foi vencedora do 1º Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Pública. Atualmente é professora no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire.

    Artur Eugênio Jacobus

    Artur Eugênio Jacobus

    Doutor Administração
    WorkID/ORCID

    Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Administração pela Unisinos. É professor da Unisinos desde 1994. Entre 2011 e 2016, foi diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos dessa universidade. Atualmente é professor da disciplina de Comunicação da Ciências nos cursos de graduação. Atua como docente e pesquisador no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos desde 2015. É líder do grupo de pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior.

    Patricia Martins Fagundes Cabral (Colaborador)

    Patricia Martins Fagundes Cabral (Colaborador)

    Doutora em Psicologia
    WorkID/ORCID

    Doutora em Psicologia (PUCRS, 2008) Mestre em Administração (PUC-Rio, 1999),  Psicóloga (Unisinos, 1993). Especialização em Coaching Ontológico  Empresarial (Universidad San Sebastian - Chile, 2017) e Formação em  Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Professora visitante no WOP-P  Erasmus Mundus (Universidade de Coimbra-PT, 2013). Na Unisinos é  Professora Titular do PPG em Gestão e Negócios, coordena grupo de  pesquisa em Liderança e Gestão de Pessoas, atua no Mestrado Profissional  em Gestão Educacional, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Atuou  por 11 anos na área de Recursos Humanos, e possui mais de 25 anos de  experiência como consultora nas áreas de comportamento organizacional,  liderança e gestão de pessoas. 

    Ana Cristina Ghisleni

    Ana Cristina Ghisleni

    Doutora em Educação
    WorkID/ORCID

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Pós-Doutora pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Coordena o projeto de pesquisa "Inovação na Gestão Educacional: Contextos e Possibilidades do Trabalho Pedagógico", que analisa ações inovadoras vinculadas à gestão das práticas pedagógicas na Educação Básica

    Caroline Medeiros Martins de Almeida

    Caroline Medeiros Martins de Almeida

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática
    WorkID/ORCID

    Doutora e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA, com Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Pós-doutora pelo Programa Nacional de doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA) e Licenciatura em Biologia. Tem experiência na docência na Educação Básica e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação estrito senso). Entre as suas áreas de interesse, destacam-se: TD, Formação de professores, metacognição, educação 4.0, metodologias ativas e inovação.

    Rosângela Da Silva Almeida (Colaboradora)

    Rosângela Da Silva Almeida (Colaboradora)

    Doutora em Serviço Social
    WorkID/ORCID

    É doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem Mestrado e graduação em Serviço Social pela mesma Universidade. É docente do curso de graduação em Serviço Social e de outros cursos de graduação na Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Coordena o curso de especialização em Direitos Humanos e Políticas Públicas da UNISINOS. Compõe a equipe do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE)/UNISINOS. É supervisora de estágio no Programa de Práticas Sociojurídicas (PRASJUR/UNISINOS) e no Projeto Apoio às Famílias em Situação de Superendividamento (UNISINOS/Fórum de São Leopoldo/RS) e, professora e tutora nos Programas de Residências Multiprofissionais em Atenção Básica e Saúde Mental da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É autora de artigos, capítulos de livros com temas: em direitos humanos e saúde do/a trabalhador/a, educação em direitos humanos e, direitos humanos e superendividamento; e livros que aobrdam as temáticas direitos humanos e saúde do trabalhador e superendividamento da classe trabalhadora. É membro e compõem a coordenação da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos do Brasil (ReBEDH/Regional do RS).

    Cátia De Azevedo Fronza

    Cátia De Azevedo Fronza

    Doutora em Linguística e Letras
    WorkID/ORCID

    Áreas de interesse: Fonética e Fonologia, Aprendizagem da escrita, Relação oral/escrito, Alfabetização e Letramento em contextos de inclusão/diferenças.

    Cláudia de Salles Stadlober (Colaboradora)

    Cláudia de Salles Stadlober (Colaboradora)

    Doutorado em Educação
    WorkID/ORCID

    Possui graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Doutora em Educação pela PUC-RS (2010). Atualmente é professora integral da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde atua como coordenadora Adjunta Administrativa do Curso de Medicina e professora do curso, professora do curso de administração, nas atividades de empreendedorismo e inovação. Conselheira federal do CFA - 2015 a 2022. Diretora de formação Profissional no CFA. Foi Presidente do CRARS 2011 - 2014, Foi Diretora de Publicações da ANGRAD e consultora - Alta Consultoria e Gestão em Saúde. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração hospitalar, administração, gestão de pessoas, instituições de saúde, educação, responsabilidade social e empreendedorismo.

    INFRAESTRUTURA

    Confira também

    [GERAL] Rodapé