» Instituto de Pesquisa de Mercado


O Instituto de Pesquisa de Mercado responde a demandas de organizações que exigem desenvolvimento de conhecimento especializado com metodologias científicas que forneçam maiores níveis de confiabilidade em pesquisas.

Para tanto, o IPM Unisinos dispõe de uma equipe de pesquisadores e profissionais altamente qualificados, com sólida formação acadêmica e extensa experiência empresarial.

O instituto tem foco na estratégia, agilidade e customização. Cada cliente recebe tratamento exclusivo, visando a um produto de pesquisa prático e compreensível, que efetivamente ilumine o processo decisório organizacional. Além disso, o IPM é um instituto da Unisinos, com acesso a clientes e mercados, o que possibilita credibilidade de resultados.

Contato

+55 (51) 3591.1200
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Tipos de Pesquisa
  • Quem são os potenciais compradores para o meu produto? Quem são os concorrentes mais importantes? Quais são os meus pontos fortes e fracos?
    Um executivo depara-se com esses questionamentos em diferentes momentos de sua atividade profissional. Com uma combinação precisa de metodologias exploratórias, qualitativas e quantitativas, a pesquisa com foco na análise das oportunidades de mercado encontra respostas a essas e outras perguntas cruciais para o êxito da sua empresa.

  • Os benefícios do novo produto são claros? Quem irá comprá-lo? Que outros produtos, de outros competidores, poderiam ser comprados no lugar do meu produto? Este tipo de pesquisa ajuda a reduzir as incertezas inerentes ao processo de desenvolvimento e lançamento de um novo produto ou serviço, trazendo respostas a questões críticas para a sobrevivência e o sucesso do produto.

  • A auditoria de marketing examina a compatibilidade das estratégias de marketing com as condições de mercado. Envolve a analise dos planos de marketing, com especial foco na coerência e na consistência das definições de segmentação de mercado e posicionamento de produtos, bem como na relação dessas definições com as estratégias de marketing da empresa.

  • Não é de hoje que as empresas de sucesso reconhecem a importância de manter seus colaboradores satisfeitos, motivados e engajados aos desafios diários. A pesquisa de clima organizacional identifica o grau de satisfação dos colaboradores, as condições de relacionamento interpessoal e as oportunidades para programas de capacitação, subsidiando a gestão de pessoas e orientando o planejamento estratégico da empresa.

  • O comportamento do cliente sofre mudanças constantes, bem como suas avaliações a respeito de produtos e serviços. Essas avaliações são compostas de uma série de dimensões, como crenças, atitudes, percepções, opiniões e emoções. Entendê-las, monitorá-las e a partir delas agir pode representar um diferencial importante às empresas, na medida em que isto representa uma aproximação em relação ao cliente, o que permite, entre outras vantagens, o desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo.

  • As pesquisas sobre gestão do composto ajudam a definir extensão de linhas de produtos, variedade de modelos, possibilidade de marcas diferentes, timing de inclusão ou exclusão de itens, etc., aumentando a eficácia e a coerência do portfólio e otimizando os investimentos.

  • A imagem de um produto, marca ou empresa na mente do consumidor é, sem duvida, um dos mais importantes ativos de uma empresa. Quais as percepções que o público tem a respeito do meu produto? Como esse público compara meu produto com as ofertas concorrentes? Quais os significados e simbolismos associados à minha marca? As respostas a estas perguntas fundamentam decisões para o posicionamento do produto e, consequentemente, para as estratégias de composto de produtos, programas de relacionamento, gestão de serviços, comunicação, distribuição e precificação.

  • É cada vez mais necessário amparar, com informações precisas e detalhadas, as ações das empresas que atuam no mercado organizacional. As pesquisas nesse contexto requerem conhecimentos especiais, principalmente relacionados às seguintes questões:
    - Qual o lugar na empresa onde se encontra a informação?
    - Quais são as diferentes visões entre influenciadores, compradores e usuários?
    - Quem efetivamente toma a decisão e como acessar essa pessoa?

  • Órgãos públicos precisam de informações confiáveis e representativas da população para priorizar suas ações, seus investimentos e suas estratégias de comunicação. A pesquisa de opinião pública volta-se a questões como satisfação da população com as ações de determinado governo, identificação de principais expectativas de investimento, principais necessidades, imagem, etc.

  • A mensuração da satisfação de clientes é talvez o tipo de pesquisa de mercado mais frequentemente utilizado pelas empresas, especialmente quando defendida a ideia de que manter-se próximo ao cliente e mantê-lo satisfeito é elemento crítico do sucesso no mercado. Isso se justifica por um grande número de estudos que comprovam a existência de relação entre a satisfação de clientes e desempenho organizacional.

  • Uma das questões centrais na gestão estratégica de qualquer negócio ou produto é a clara definição do público-alvo. A pesquisa de segmentação de mercados requer diferentes ferramentas para compreender as necessidades e atitudes desse público e seu comportamento de busca de informações e de compra desses produtos/serviços.

  • As realizações de pesquisas de mercado de forma periódica são importantes fontes de informações para a tomada de decisão por fornecerem, além de informações pontuais, uma perspectiva de evolução histórica que permite a compreensão de comportamentos de consumidores e organizações. Trata-se de um tipo de projeto particularmente vantajoso para associações e sindicatos que devem reunir e disponibilizar informações qualificadas e úteis para seus associados. Temas usuais nessas pesquisas abordam o perfil de indivíduos, comportamentos de compra e consumo, percepção em relação a prestação de serviços, renda e poupança, confiança, entre outros.

Diferenciais
  • Confiabilidade: informações estratégicas exigem extremo rigor em relação à privacidade de seu conteúdo.

  • Customização: todo o processo de pesquisa é concebido ou adaptado às necessidades do cliente.

  • Proximidade: constante acompanhamento do andamento da pesquisa.

  • Embasamento cientifico: profissionais com sólida formação acadêmica e reconhecida experiência profissional.

  • Institucionalidade: o IPM é um instituto da Unisinos, o que facilita acesso a clientes e mercados, além de garantir credibilidade aos resultados.

  • Foco na estratégia: as pesquisas do IPM enfatizam, fundamentalmente, a conversão dos resultados em planos de ação.

  • Resultados compreensíveis: em vez de tabelas cheias de números, informações claras e ilustrações gráficas.

  • Agilidade: sempre o menor tempo possível, sem comprometer a qualidade da pesquisa.

Pesquisas em Andamento
  • Escolha de Graduação e Pós-Graduação
    Coordenação do projeto: Guilherme Trez e Marcelo Fonseca Ano da pesquisa: 2012

    O IPM - Unisinos está realizando uma pesquisa com o propósito de melhor compreender os processos de escolha por cursos de graduação e pós-graduação de estudantes. Queremos ampliar nosso conhecimento sobre os motivos, as expectativas e as dúvidas de quem está (ou esteve recentemente) envolvido com a escolha de algum tipo de curso. Esperamos que os resultados desta pesquisa nos ajudem a continuar aperfeiçoando nossos serviços e facilitem nossa comunicação com os diferentes públicos envolvidos com seu desenvolvimento profissional.

    Se você for contatado, seja por e-mail, telefone, ou mesmo presencialmente, saiba que as informações que você prestar serão tratadas com confidencialidade e analisadas de forma consolidada (e não individual). Saiba também que você estará contribuindo para uma universidade cada vez mais alinhada com as expectativas do seu público.

    Agradecemos a sua colaboração.
    Prof. Dr. Guilherme Trez - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
    Prof. Dr. Marcelo Jacques Fonseca - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

    Contato IPM - Unisinos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pesquisas Realizadas
  • Confiança de Lideranças Empresariais do Rio Grande do Sul - 2011
    Coordenação do projeto: Guilherme Trez Ano de publicação: 2011

    Estudos sobre confiança de empresários são utilizadas em diversos países como ferramentas para auxiliar a previsão de vendas, investimentos e emprego do setor privado. Trata-se de uma informação importante para que diversos tipos de organizações tomem decisões a partir não apenas de suas percepções individuais sobre o mercado, mas de uma visão de um grande número de executivos.

    Este projeto começou a ser empreendido em novembro de 2009 e já está em sua sexta edição, tendo realizado pesquisas com diretores administrativos de 750 empresas das regiões Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Sinos e Serra. A periodicidade da pesquisa é quadrimestral. Confira abaixo os resultados da pesquisa mais recente, publicada em outubro de 2011.

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