Início do Conteúdo

Infraestrutura

Infraestrutura do ittPerformance

Crédito: Rafael Casagrande

Contamos com um pavilhão de aproximadamente 750m², distribuídos basicamente entre os seis laboratórios, área de carga e descarga, sala para controle e análise de resultados e recepção.

Durabilidade e Caracterização
O espaço conta com uma área de laboratório para a realização de testes de durabilidade e averiguação de confiabilidade nos componentes estruturais através de ensaios de aceleração de corrosão em ambiente salino; em ambiente de simulação solar através de lâmpadas fluorescentes UV; carbonatação; corrosão acelerada de armaduras e elementos metálicos; ensaios cíclicos de gelo e degelo.

Estanqueidade à Água
Área laboratorial com possibilidade de realização de testes de estanqueidade em esquadrias expostas a condições de água e vento simultâneos; testes de estanqueidade de sistemas de cobertura; verificação de impermeabilidade de telhados e itens de vedação; testes em tubulações de esgoto sanitário e pluvial, avaliando resistência quando cheio de líquido.

Resistência Mecânica
Laboratório equipado com instrumentos de medição de resistência, indentação, deformação e deslocamento provenientes de impacto de corpo mole e corpo duro sobre elementos estruturais ou de cobertura; ensaios de guarda corpo para edificações; equipamentos para verificar resistência de pisos a cargas verticais concentradas, resistência a produtos químicos e ao caminhamento.

Desempenho Acústico
O Laboratório de Desempenho Acústico de Edifícios tem plena capacidade de realizar ensaios em campo e em laboratório, segundo as normas internacionais vigentes.

A infraestrutura para ensaios em laboratório conta com três conjuntos de câmaras reverberantes que possibilitam ensaios de diversos componentes e sistemas construtivos. A câmara reverberante de ensaios para caracterização da absorção sonora possibilita testes em ampla gama de materiais, como forros, mantas, cadeiras, poltronas, revestimentos e painéis utilizados no condicionamento acústico de ambientes.

As câmaras reverberantes horizontais possibilitam a determinação do índice de redução sonora de sistemas de vedações verticais ou elementos construtivos isolados, como portas e janelas em diferentes combinações com outros tipos de fechamentos. Nas câmaras reverberantes verticais são realizadas as caracterizações de pisos quanto aos sons aéreos e de impacto. Nessas câmaras também são realizados ensaios para a determinação do isolamento acústico ao ruído de impacto de revestimentos de pisos. Atualmente, encontra-se em fase de construção uma câmara reverberante vertical para a caracterização acústica de lajes, com a possibilidade de instalação de sistemas de pisos pré-fabricados com a troca completa da laje.

Segurança contra Incêndio
Compreende os laboratórios de Reação ao Fogo e Resistência ao Fogo, com forno para ensaio de resistência ao fogo de paredes estruturais e não estruturais; equipamento para ensaio de ignitabilidade “Single Flame Source Test”; forno para o ensaio de não combustibilidade; equipamento para o ensaio “Single Burn Item” – SBI; painel radiante para a determinação do fluxo radiante crítico dos revestimentos de pisos e laboratório de simulação computacional para segurança contra incêndio.

Protótipos Sinduscon
Desde março de 2012 o itt Performance, em parceria com o Sinduscon NH, vem de-senvolvendo inúmeros estudos em relação ao que está sendo construído, no que diz respeito à edificações habitacionais, e quais os impactos da norma de desempenho na nova realidade.

Para melhorar os estudos foram construídos dois protótipos com 53,28m² para analisar os sistemas e produtos de fornecedores. Os ensaios abrangem por completo as exigências da norma: desempenho acústico e térmico, resistências físicas, controle de propagação e resistência ao fogo, durabilidade e estanqueidade, certificando e valorizando empreendimentos do setor da construção civil na nova realidade.