Design e Emoção

Projeto estuda a influência das emoções na concepção e escolha de produtos.

A emoção está mais próxima da relação que as pessoas têm com um produto do que se possa imaginar. Quando se compra algo, a sensação de prazer ou desprazer que aquele objeto traz interfere diretamente na compra. Nos dias de hoje, o consumidor busca algo que não seja apenas funcional, mas que atenda plenamente suas necessidades.

Essa percepção está cada vez mais presente na vida dos designers no momento de projetar um produto. Saber criar algo diferenciado, que desperte ou incite as emoções do consumidor, é fundamental para o sucesso do artigo a ser comercializado. Por isso a conexão entre design e emoção começa a ganhar espaço no mercado.

Com a preocupação de entender melhor essa relação entre os “sentimentos” do consumidor e o produto, o Programa de Pós-Graduação em Design, coordenado por Filipe Campelo, está desenvolvendo um projeto de pesquisa chamado Design e Emoção que conta com a participação e coordenação do professor Leandro Tonetto.

O Desafio

Há anos trabalhando com a questão da psicologia e do consumo, o professor Tonetto começou a perceber, nas suas pesquisas com o consumidor, o quanto o produto e a sensação que ele passava interferiam na escolha. O design, por ser uma área que se ocupa de toda a cadeia produtiva, desde a criação, passando pela logística até o produto final, está altamente relacionado em despertar essas sensações, e, por isso, é essencial entender melhor como esse campo pode colaborar para atingir os objetivos de uma marca ou empresa.

A solução encontrada

Através de uma pesquisa com consumidores e marcas, o projeto desenvolvido pelo PPG busca entender como os sons proporcionam reações no momento da compra. Por meio da observação do comportamento das pessoas, de experimentos já realizados, do teste de diversas vibrações sonoras num ambiente, o grupo de pesquisadores mede as reações e verifica como o consumidor se identifica com a marca, e quais as sensações que esse som desperta. A idea busca entender até que ponto um efeito sonoro interfere e modifica a compra e a visão em cima de um produto ou marca.

O resultado na sua vida

Estudar o que o consumidor sente ao comprar um produto, ou como ele se identifica com uma marca é essencial para que haja uma qualificação, cada vez maior, do que é produzido. No momento que o designer cria um objeto, e ele entende as expectativas do seu público alvo e sua relação com esses produtos, fica mais fácil projetar coisas que atendam as necessidades do usuário. Quanto mais próximo o design chegar perto das emoções do consumidor, mais vantagens serão agregadas ao produto final.