Mobilidade Acadêmica Graduação

O programa de Mobilidade Acadêmica Graduação da Unisinos prevê a realização de até dois semestres no Exterior. A escolha da universidade de destino pode ser realizada de acordo com a lista de universidades conveniadas à Unisinos, contribuindo para o intercâmbio cultural e científico em qualquer área do conhecimento entre estudantes e universidades.

Nessa modalidade, cabe aos interessados garantir o financiamento de suas despesas durante o período no Exterior, sendo os benefícios proporcionados pelo programa a isenção das taxas acadêmicas na universidade de destino.

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado em curso de graduação da universidade. Demais requisitos e informações devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção.

O processo seletivo para o programa é aberto no início de cada semestre letivo, prevendo a viagem para o semestre seguinte.

 

Resultados

Confira AQUI o Resultado Final do Edital 06/2024.

 

Edital e inscrições

Edital 06/2024 - Retificação I

Consulte todas as informações no Edital 06/2024.

As inscrições para este edital ocorreram de 04/03 até 29/03/2024.

Informações sobre este edital podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  

Proficiência

Verifique no Edital se o seu destino de preferência exige algum tipo de proficiência específico, caso não haja indicação, é possível utilizar a prova de proficiência do Unilínguas. A próxima prova ocorre no dia 27/08 (Inglês) 29/08 (Espanhol). Clique abaixo para se inscrever:

 

 

Orientações aos alunos selecionados

Clique AQUI para visualizar o passo a passo que deve ser realizado após a seleção.

 

Documentos

 

Plano de Estudos

Os alunos selecionados para o programa devem baixar o Plano de Estudos, preenchê-lo, juntamente com seu Coordenador de Curso, e entregá-lo para a equipe do Escritório de Internacionalização. Essa entrega deve ser feita antes da viagem via Atendimento Unisinos ou por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  Caso não seja possível preencher o documento antes da viagem, ele pode der enviado por e-mail até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Chegada

Este Formulário deverá ser preenchido e enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Avaliação de Retorno

Este Formulário deve ser preenchido em até 10 dias após o retorno do Exterior.

 

Depoimentos

  • "O meu intercâmbio acadêmico foi muito além de ir cursar cadeiras no Exterior e passar um semestre em outra Universidade. O intercâmbio foi uma experiência única em vários âmbitos da minha vida, pois tive contato com outras culturas, outros idiomas e outros métodos de ensinos. Retornei com uma visão mais ampla do meu curso, do mercado e das práticas internacionais, assim como com uma rede de networking de professores estrangeiros e de outros estudantes da minha área." Rafaela Bender

    Rafaela Bender

    Estudante de Administração

  • "Durante meu intercâmbio para a Austrália tive a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades do mundo para o meu curso e realizar um estágio em uma ótima empresa. Recomendo o intercâmbio a todos que tiverem a chance, profissional e pessoalmente." Vitória Mottin

    Vitória Mottin

    Estudante de Farmácia na Unisinos

  • "Participei durante dois anos de editais de intercâmbio, sempre quis fazer uma viagem longa a outro país, e sinceramente já estava quase desistindo quando soube que havia ganhado a oportunidade de conhecer Colômbia e estudar em uma das melhores universidades do país. Ao longo da minha experiência em Cali, tenho pensando o quanto foi a melhor decisão que já tomei na minha vida até então. No âmbito acadêmico tenho conhecido novos professores e novas formas de ensino, o que têm me ajudado bastante já que estou no final do curso. Quanto às experiências vividas não posso descrever com palavras, pois é algo que só se pode saber conhecendo outro país. O programa de mobilidade da Javeriana conta com alunos de mais de 15 países e isso torna meu aprendizado mais enriquecedor, pois além dos costumes locais, tenho um contato multicultural durante o semestre acadêmico. Em síntese, só posso agradecer aos programas de mobilidade internacional da Unisinos e às pessoas que têm contribuído com meu crescimento pessoal e profissional nesta fase especial da minha vida." Bruno Nunes

    Bruno Nunes

    Estudante de Engenharia Ambiental