Marca

O programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca) busca a melhoria da qualidade acadêmica nos países membros e associados do bloco. Busca também fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e internacionalização da educação superior na região e cumprir com o objetivo central de integração regional.

O Marca é o primeiro programa de mobilidade de estudantes de graduação promovido pelos governos do Setor Educacional do Mercosul. Ele é constituído de sistemas de avaliação e de acreditação e pelo programa de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Demais requisitos e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção para o programa.

Este programa de mobilidade possui duração de um semestre e seu processo seletivo é aberto ao longo do primeiro semestre, em maio.

 

Edital e inscrições

Consulte todas as informações no Edital 09/2024.

As inscrições para esse edital ocorrerão entre 22/04 a 17/05/2024.

Informações sobre este edital podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Inscrições até 17/05

 

Proficiência

A atividade ofertada pelo Unilínguas visa oferecer aos alunos da Unisinos, candidatos a programas e bolsas de mobilidade acadêmica internacional, a possibilidade de realizarem prova de proficiência em Língua Espanhola ou em Língua Inglesa se solicitado pela IES em que realizará a mobilidade.

 

Documentos

Plano de Estudos

Os alunos selecionados para o programa devem baixar o Plano de Estudos, preenchê-lo, juntamente com seu Coordenador de Curso, e entregá-lo para a equipe do Escritório de Internacionalização. Essa entrega deve ser feita antes da viagem via Atendimento Unisinos ou por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Caso não seja possível preencher o documento antes da viagem, ele pode der enviado por e-mail até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Chegada

Este Formulário deverá ser preenchido e enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Avaliação de Retorno

Este Formulário deve ser preenchido em até 10 dias após o retorno do Exterior.

 

Depoimentos

  • "A sensação de aterrizar em terras orientais é indescritível. A cordialidade chinesa está naturalmente enraizada em sua cultura. Sinto-me de mente aberta para o futuro e cidadã do mundo. Fazer amigos de uma cultura tão diferente e interessante quanto a chinesa fez eu descobrir novos horizontes e uma China que não é contada nos livros. Sem dúvida foi uma experiência que ficará guardada em minha memória para sempre. Cada chinês carrega milhares de anos de história, conviver com eles é uma experiência incrível! As imagens capturam apenas parte da incrível experiência de estar em um país milenar com pessoas que tem tanto a nos ensinar sobre sua cultura e costumes. Compartilhar a cultura brasileira e aprender a cultura chinesa ampliou minha visão de mundo e perspectiva sobre vários aspectos da vida. Uma experiência inigualável que me sinto grata por ter vivenciado." Camila Danielle Soares

    Camila Danielle Soares

    Estudante de Psicologia

  • "Durante meu intercâmbio para a Austrália tive a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades do mundo para o meu curso e realizar um estágio em uma ótima empresa. Recomendo o intercâmbio a todos que tiverem a chance, profissional e pessoalmente." Vitória Mottin

    Vitória Mottin

    Estudante de Farmácia na Unisinos

  • "Realizar um intercâmbio foi a melhor experiência da minha vida. Aprendi a lidar com meus medos, a enfrentar as dificuldades, a aproveitar a vida com menos cobranças, a reclamar menos e viver mais. Ao estudar em Coimbra tive a oportunidade de conviver com diversas culturas e de conhecer outras maneiras de ensino. Descobri o quanto é bom viajar, o quanto um país é diferente do outro e, principalmente, o quanto temos a aprender com a diversidade. Não são apenas os conhecimentos acadêmicos que nos fazem crescer. Sair do nosso mundinho fechado amplia nossa visão de mundo e nos faz perceber o valor da vida." Lenize Rodrigues da Conceição

    Lenize Rodrigues da Conceição

    Graduanda em Matemática