Graduação

Bolsas Ibero-Americanas Santander

O programa de Bolsas Ibero-Americanas proporciona a realização de um semestre de estudos de graduação em universidades ibero-americanas conveniadas com a Unisinos e com o Banco Santander. 

Essas atividades contribuem para o intercâmbio cultural e científico em qualquer área do conhecimento entre estudantes e universidades. A Unisinos tem a oportunidade também de receber alunos estrangeiros por meio dessa iniciativa.

As atividades acadêmicas realizadas durante o programa podem ser aproveitadas posteriormente no currículo do estudante, conforme os acordos prévios realizados entre o estudante e a Coordenação do Curso.

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado em curso graduação da universidade. Demais requisitos, universidades parceiras e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção para o programa.

O processo seletivo para o programa é aberto nos meses de abril e maio, prevendo a viagem para o ano seguinte.

 

Orientações aos alunos selecionados

Clique para visualizar o passo a passo que deve ser realizado após a seleção (.pdf)

 

Documentos

 

Plano de Estudos

Os alunos selecionados para o programa devem baixar o plano de estudos, preenchê-lo, juntamente com seu Coordenador de Curso, e entregá-lo na Unidade Acadêmica de Graduação. Essa entrega deve ser feita antes da viagem. Caso não seja possível preencher o documento antes da viagem, devido a liberação das informações pela universidade de destino, ele deve ser enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Chegada

Este documento deverá ser preenchido e enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Avaliação de Retorno

Este formulário deve ser preenchido e enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após o retorno do Exterior.

Editais Anteriores

Depoimentos

  • "O intercâmbio, além de nos proporcionar o ensino em outro país, permite que tenhamos uma troca de cultura e saberes; sem contar as inúmeras amizades que surgem ao longo da mobilidade. Foi incrível ter esta experiência, sem dúvidas a melhor de toda graduação. É algo que todos deveriam vivenciar pelo menos uma vez na vida." Ellen Souza Renner

    Ellen Souza Renner

    Estudante de Jornalismo

  • "Quando parti para fazer meu intercâmbio, disseram que iria ser incrível. Eu imaginei que seria interessante viver em outro país, mas nunca que seria TÃO interessante, uma experiência extremamente rica. Durante 1 ano fiquei na faculdade estudando em língua Inglesa e Língua Espanhola, fiz estágio, pude praticar idiomas estrangeiros que conhecia, pude conhecer mais profundamente a cultura de outros locais e fiz amigos do mundo todo. Essa experiência foi única e transformadora para mim." Julhete Mignoni

    Julhete Mignoni

    Estudante de Gestão para Inovação e Liderança

  • "O meu intercâmbio acadêmico foi muito além de ir cursar cadeiras no Exterior e passar um semestre em outra Universidade. O intercâmbio foi uma experiência única em vários âmbitos da minha vida, pois tive contato com outras culturas, outros idiomas e outros métodos de ensinos. Retornei com uma visão mais ampla do meu curso, do mercado e das práticas internacionais, assim como com uma rede de networking de professores estrangeiros e de outros estudantes da minha área." Rafaela Bender

    Rafaela Bender

    Estudante de Administração